TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A (Des) Informação da Atividade Física

Por:   •  4/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.072 Palavras (21 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 21

Faculdades Integradas de Itapetininga

Faculdades Karnig Bazarian

Curso de Educação Física - Bacharelado

Trabalho de

Ginástica de Academia

Fitness

A (Des) Informação da

Atividade Física

Itapetininga/2017


A (Des) Informação da

Atividade Física

Objetivo: Este trabalho tem como objetivo informar, através de uma pesquisa literária, esclarecimentos a partir de estudos de diversos autores com relação aos “milagrosos” métodos de aprimoramento físico através de “receitas” rápidas e infalíveis, que bombardeiam a mídia com promessas irresistíveis.

Itapetininga/2017

Resumo

O seguinte trabalho visa propor através de pesquisas, alertar o consumidor das desinformações que poluem e dominam os meios de comunicações relativos aos “milagrosos” métodos principalmente de emagrecimento e delineamentos corporais com promessas que acarretam grandes malefícios a saúde, contrariando todo um estudo e orientação profissional e cientifica.


[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO .......................................................................... 01
  2. PRINCÍPIO DA CONSCIENTIZAÇÃO ...................................... 02
  3. O PRINCÍPIO DA INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA ................ 03
  4. O PRINCÍPIO DA ADAPTAÇÃO  ............................................. 05
  5. O PRINCÍPIO DA SOBRECARGA  .......................................... 09
  6. O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE E REVERSIBILIDADE .... 10
  7. O PRINCIPIO DA INTERDEPENDÊNCIA VOLUME-INTENSIDADE  ......................................................................... 11
  8. O PRINCÍPIO DA ESPECIFICIDADE ....................................... 12
  9. O PRINCÍPIO DA VARIABILIDADE ......................................... 14
  10.  O PRINCÍPIO DA SAÚDE ........................................................ 15
  11.  A INTER-RELAÇÃO DOS PRINCÍPIOS .................................. 16
  12.  CONCLUSÃO ........................................................................... 17
  13.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................ 18

INTRODUÇÃO

Baseado nos princípios do treinamento esportivo que são: Principio da Conscientização, Princípio da Individualidade Biológica, Princípio da Adaptação, Principio da Saúde, Princípio da Sobrecarga, Princípio da Continuidade e Reversibilidade, Princípio da Interdependência Volume-Intensidade, Principio da Especificidade, Principio da Variabilidade e a Inter-relações dos princípios. Com trabalho de pesquisa literária iremos demonstrar a discordância de métodos inseridos no meio publicitário que exploram a ignorância popular que desesperadamente buscam soluções mágicas para um resultado trágico.

Segundo Tubino: “Antes de passar ao estudo de cada princípio, é importante enfatizar que os 5 princípios se inter-relacionam em todas as suas aplicações.” (TUBINO, 1984).

 


  1. PRINCÍPIO DA CONSCIENTIZAÇÃO

A ciência está sempre em evolução e temos que estar atentos e atualizados às mudanças que ocorrem sobre a preparação física, mas alguns princípios que norteiam o treinamento perduram anos e anos como, por exemplo, o princípio da adaptação, sobrecarga progressiva, individualidade biológica, especificidade entre outras. O treinamento físico é um processo tão complexo, que o resultado final só pode ser atingido com sucesso se associarmos diversos fatores cuja explicação e entendimento não dependem apenas do conhecimento do conteúdo de treinamento e suas evidências científicas, mas também do planejamento e acompanhamento do professor. Sendo assim, aumentamos a chance de alcançar os objetivos estabelecidos. Porém, por mais que experiência que um professor possua a respeito da ciência do treinamento físico, ele sempre precisará de tempo para atingir as metas, e, o comprometimento do aluno é peça fundamental nesse processo.

O princípio da conscientização se fundamenta na justificativa de que o indivíduo deve compreender os motivos pelos quais ele realiza determinado exercício. Isso ajudaria a conseguir resultados mais eficientes.  E quando este objetivo é deturpado por interferências externas como, por exemplo, propagandas publicitárias milagrosas e que prometem e comprometem seriamente a saúde dos desinformados.

É indiscutível que a globalização disponibiliza diversos meios de comunicação que favorecem o acesso ao conhecimento à população. Com a população mais informada, é necessário que os profissionais estejam mais fundamentados e seguros sobre suas habilidades. Então, o profissional de Educação Física, além de prescrever os exercícios, deve ser um agente capaz de mudar determinados comportamentos por meio de seus conhecimentos, o qual deve ser utilizado para persuadir o aluno a iniciar e a aderir aos programas de atividade física.

Em resumo, o princípio da conscientização nada mais é do que a informação adequada e fundamenta\da a ser transmitida ao cliente/aluno a fim de favorecer o processo de adoção (iniciar/escolher atividade física), modificação (ex: comportamento relacionado à saúde) e adesão (manutenção da prática consistente) do treinamento físico.


2. O PRINCÍPIO DA INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA

É o princípio que estabelece que não existem duas pessoas iguais. Em termos de condicionamento físico isso significa dizer que o mesmo exercício, na mesma intensidade, na mesma duração e na mesma frequência semanal proporcionará diferentes efeitos de treinamento a depender de fatores como sexo, idade, capacidade máxima, experiência prévia e técnica de execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (330.6 Kb)   docx (159.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com