TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

Por:   •  29/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

                                   

Anatomia Humana

GOIÂNIA-GO – 201

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR    

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

 PORTFÓLIO SOBRE

                                              Anatomia Humana

Atividade sobre: Benefícios da atividade física para o Aparelho Locomotor dos pacientes com infarto agudo do miocárdio, do Curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário Claretiano – EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de Anatomia Humana.

Aluno (a):

RA.:

                                               Professor (a) /Tutor (a) a Distância:

Carmen Aparecida Malagutti de Barros

GOIÂNIA-GO – 201

Objetivos:

Reconhecer a importância da atividade física na prevenção, manutenção e até na recuperação da saúde (infarto agudo do miocárdio).

• Verificar se nas academias, clubes ou mesmo nos projetos da terceira idade que existem em muitos municípios os profissionais são qualificados, se fizeram especialização na área e, portanto, se têm conhecimentos sobre o assunto.

• Verificar quais são os exercícios indicados por esses profissionais (caminhada, hidroginástica, musculação etc.), se os programas são específicos para o grupo, e como o grupo reage mediante os exercícios prescritos.

Metodologia:

A metodologia utilizada neste trabalho foi de pesquisas, realizadas entre os dias 29/09/2016 e 06/11/2016, que incluiu alguns sites direcionados ao estudo anatômico do corpo humano em especial o sistema cardiovascular e o coração e o músculo miocárdio, no qual foi objeto do trabalho e sendo utilizado ainda um texto de Meirelles, Ricardo M. R. sobre a Menopausa e síndrome metabólica. Palavras-chave, no idioma português, foram infarto agudo do miocárdio, coração, miocárdio e todas foram feitas em sites do google.

1 – Conhecendo melhor o miocárdio.

As doenças do coração, atualmente, são as causas do grande número de mortalidade na população mundial. Hoje, mesmo em países desenvolvidos, com um maior controle das doenças infecto-parasitárias em contrapartida, com um aumento da longevidade de suas populações, essa doença tem atingido um número cada vez maior de pessoas em uma faixa etária cada vez mais baixa. Com o aumento do consumo de alimentos processados e ultraprocessados, as comidas rápidas (Fast Foods), alimentos ricos em colesterol, todos esses fatores, aliados à falta de atividades físicas, o sedentarismo tem aumentado, lamentavelmente, essas estatísticas.

        O infarto agudo do miocárdio é popularmente conhecido como ataque cardíaco ou ataque do coração, e se caracteriza pela diminuição ou ausência da circulação sangüínea no coração, o que deixa o músculo cardíaco (miocárdio) sem oxigênio e nutrientes vitais, com isso causando lesões importantes que podem levar até a morte de suas células. Essa diminuição do fluxo sanguíneo se dá pela à obstrução de artérias devido a um processo de inflamação juntamente com excesso de placas de colesterol nas paredes das artérias, denominada aterosclerose, portanto o sangue tem dificuldade de circular pelas artérias tanto pelo desprendimento dessas placas de colesterol quanto pela formação de coágulos nas artérias.

        O infarto é consequência de uma série de fatores, acumulados ao longo da vida, como o diabetes, hipertensão, fumo, stress, altos níveis de colesterol e mesmo o avanço da idade, dentre outros. Todos esses fatores como foi dito, aliado ao sedentarismo aumentam e as chances de um infarto. Portanto, a prática de atividade física regular é de extrema importância, sempre com orientação profissional, tanto para a regulação e manutenção do peso e das taxas de glicose e colesterol.

        

2. A prática de atividade física e a recuperação de indivíduos infartados.

Conhecemos os fatores de risco e causas do infarto, porém, quando este evento já ocorreu e houve sobrevida do indivíduo, muito ainda pode ser feito para que este tenha uma boa recuperação e consequentemente uma melhor qualidade de vida. A prática de atividades físicas é de grande valia na recuperação de pessoas que sofreram desse mal terrível.

        A atividade física é um fator importantíssimo para a recuperação de pacientes infartados, e vários estudos surgiram para a comprovação dessa afirmação.  Kellerman criou, em 1962, em Washington, o primeiro programa de exercícios físicos direcionados a pacientes infartados e de cirurgia valvar, com duração de 16 semanas. Este estudo deu início para criação de programas de reabilitação cardíaca.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com