TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA IMPORTÂNCIA NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  20/7/2020  •  Artigo  •  4.343 Palavras (18 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 18

FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA IMPORTÂNCIA NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

BENTO, Leandro Rodrigues1

VARA, Maria de Fátima Fernandes2

RESUMO

A Formação Continuada é o processo de aprendizado constante do profissional e tem sido associada à qualidade da educação, bem como à qualidade de ensino. Esta é um direito para profissionais que lecionam em qualquer local de trabalho, pois é o exercício de uma prática pedagógica de qualidade que está relacionada à capacitação de profissionais e isso gera uma valorização do trabalho dos professores. Ao olhar para professor de educação física a realidade não é diferente, essa formação constante e contínua precisa estar disponível e ser buscada por ele. Assim esse estudo teve como objetivo analisar a importância da formação continuada e sua influência na pratica pedagógica do professor de educação física. Trata-se de um estudo de revisão literatura de caráter exploratório, elaborado a partir de dados de materiais já publicados, composto principalmente por artigos. Foi realizada uma breve reflexão sobre a formação continuada de professores, abordando seus modelos e sua relevância na prática pedagógica do professor de Educação Física.

Palavras chave: Formação continuada. Educação Física. Professores.

1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento humano acontece durante o desenvolvimento da aprendizagem, sendo assim, a formação também faz parte da construção do ser humano e de todo seu processo profissional. Alvarado-Prada, Freitas e Freitas (2010) confirmam isso ao afirmar que:

A formação permite às pessoas que o transitam desenvolver-se, construir as relações que as levam a compreender continuamente seus próprios conhecimentos e os dos outros e associar tudo isso com suas trajetórias de experiências pessoais.

A Formação Continuada é o processo de aprendizado constante do profissional e tem sido associada à qualidade da educação, bem como à qualidade de ensino. Isso mostra a complexidade desse processo, que exige atenção e um bom planejamento.

É importante dar continuidade, para manter profissionais atualizados e em consonância com a realidade que os cerca. Esta relação que se desenvolve entre educador e educando é de suma importância na sociedade em que estamos inseridos. (DA SILVA et. al. 2005)

A prática se faz indispensável para que o conhecimento possa ser aproveitado da melhor forma. Colaborando com a ciência da educação com mudanças significativas na docência.

De acordo com o estudo ‘Formação Continuada de Professores no Brasil', 2014, realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna e o Boston Consulting Group, identificou que a melhor escolha para melhorar o desempenho dos alunos é preparar os professores, pois os estudantes que tem acesso a bons professores aprendem de 47% a 70% a mais do que normalmente aprenderiam em um ano escolar, o que reflete também na melhoria das notas de sua classe. A pesquisa também fala que é possível capacitar professores em qualquer etapa da carreira profissional.

A formação continuada é um direito para profissionais que lecionam em qualquer local de ensino, sendo esta o exercício de uma prática pedagógica de qualidade que está relacionada à capacitação de profissionais. Desta forma é de extrema importância para o professor, e para o aluno, estar pronto para atuar no mercado de trabalho.

Com o professor de educação física a realidade não é diferente, essa formação constante e contínua precisa estar disponível e ser buscada por ele, para assim complementar sua bagagem pedagógica e para que suas práticas se tornem mais ricas e envolvam um ensino de qualidade.

Diante de todos esses aspectos esse artigo tem como objetivo analisar a importância da formação continuada e sua influência na pratica pedagógica do professor de educação física.

2 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

No Brasil a formação continuada de professores se fez necessária muito antes do que se imagina, já era essencial no inicio da colonização portuguesa, e em outros períodos históricos também não foi diferente, tendo como exemplo o fato de que logo após independência do Brasil bastava dominar o conteúdo a ser ensinado para ser professor. Romanowski (2010, p. 29-30 apud Cruz e Da Costa, 2017) afirma que “os professores da escola primária, na maioria das vezes, eram leigos com pouca escolarização [...] a maioria dos professores não possuíam formação adequada”.

Esse contexto foi modificando conforme a educação passou gradativamente a ser entendida como utilidade pública, até tornar-se um problema no país inteiro. A partir dai se deu início ao processo de criação de escolas que tinham como meta a formação de professores.

Na década de 1990, começou algumas ideias com relação à formação inicial e continuada de professores, ganhando repercussões internacionais e influenciaram as políticas de formação em alguns países da Europa e da América.

O movimento começou quando várias parcelas da sociedade começaram a demonstrar insatisfação e preocupação com a qualidade da Educação. A crise da escola e as novas demandas resultantes das transformações sociais têm tomado lugar de destaque, evidenciando os reflexos das mudanças da sociedade globalizada em relação ao trabalho dos professores e sua construção. (DUSSEL, 2006; FANFANI, 2007; TEDESCO; FANFANI, 2004 apud NETO, 2014).

A formação continuada é necessária para que haja uma melhora na qualidade de ensino e também na escola, o que gera uma valorização do trabalho dos professores. ANFOPE (1998, p.5 apud Bomfim, Batista e Oliveira, 2015)

[...] trata da continuidade da formação profissional, proporcionando novas reflexões sobre a ação profissional e novos meios para desenvolver o trabalho pedagógico. Assim, considera-se a formação continuada como um processo de construção permanente do conhecimento e desenvolvimento profissional, a partir da formação inicial, e vista como uma proposta mais ampla de hominização na qual o homem integral, omnilateral, produzindo-se a si mesmo, também se produz em interação com o coletivo.

Atualmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com