TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

(Natação) técnica de ensino

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  2.319 Visualizações

Página 1 de 6

Técnica de Ensino

A técnica de ensino tem como principal objetivo ajudar o professor a desenvolver o ensino da melhor maneira e principalmente com segurança.

1.1 Boa Relação Aluno/Professor

 O professor deve ser firme nas decisões, sem ser tão exigente. É importante manter o senso de humor durante toda aula. Devendo sempre encorajar, elogiar, repreender gentilmente, brincar amavelmente, assegurando que eles queiram voltar outra vez.

1.2 Posições de Ensino

É necessário que a classe consiga ver o professor (se deslocando, ou virando-se na água). É importante que o professor possa ver todos da classe para que na explicação e nas demonstrações dos movimentos eles consigam ver e ouvir claramente.

A posição do professor depende do tamanho da classe, exemplo: Classe de seis ou sete alunos, o professor pode ficar próximo e acima deles, enquanto os alunos permanecem na aula, em pé ou segurando no quebra-ondas.

Já se a classe for grande e ocupe todo o comprimento da piscina, o professor deve ficar no lado oposto. Uma boa posição para o professor também pode ser no final da piscina com os alunos em pé ou segurando no quebra-ondas. Tem como desvantagem a dificuldade em ouvir as instruções, mas por outro lado, o professor pode percorrer a borda da piscina, para frente e para trás podendo parar e dar a próxima instrução.

É necessário que o professor esteja sempre ereto na hora das instruções. Ficar em pé da oportunidade de todos o verem e ouvirem o que esta acontecendo, sem nunca dar as costas para a classe. Os alunos raramente conseguem entender as instruções quando estão nadando, pois estão tentando sobreviver ou não podem ouvir.

Sem deixar de dizer que é extremamente importante que o professor assuma uma postura correta enquanto demonstra um estilo. Por isso o professor deve escolher uma posição de acordo com o tamanho da piscina, da classe e com o que propriamente esta explicando. E quando for se dirigir à classe, deve falar com todos e não a um grupo ou somente a um aluno. Todos devem estar constantemente ocupados de maneira construtiva e vantajosa.

1.3 Explicação das Instruções

Quando for falar com a classe, o professor deve se atentar a maneira adequada, usando palavras e frases de acordo com o nível e idade dos alunos, falando clara e lentamente. Pois é inútil passar varias informações ao mesmo tempo, devendo tornar cada instrução mais curta e simples possível. Também é preciso evitar instruções de forma negativa, exemplo: “Não faça isto”. Pois quando se passa instrução de maneira positiva, estará sugerindo apenas uma maneira – a correta.

1.4 Precisão Visual e Oral

O professor deve ser “visual e oralmente correto”. Para não ter dúvidas na postura visual, é importante treinar com alguma pessoa antes ou até mesmo em frente ao espelho.

É bem provável que os primeiros erros de movimentos a serem vistos seja na ação dos braços no estilo crawl e costas. O professor deve manter o controle sobre sua voz para ser entendido. É sempre bom inserir formas de competições, já que as crianças e até mesmo os adultos gostam disso.

É importante falar olhando para os alunos e fazer com que cada um se sinta parte integrante da classe, e usando sempre o seu senso de imaginação ao instruir. Vale lembrar que encorajar a tentativa e tão importante quanto encorajar o que esta correto.

1.5 Planejamento

Uma boa ideia é tratar cada atividade como um jogo, pois torna a tarefa agradável e dinâmica, trazendo harmonia, entrosamento e união entre seus alunos.

1.6 O que ensinar primeiro e quando ensinar

O primeiro passo é ensinar os alunos a sobreviverem na água, já que é um ambiente desconhecido, pois saber um estilo básico não se garante segurança na água. Além da capacidade de nadar deve se levar em conta atividades básicas de locomoção na água antes de ensinar os estilos.

1.7 Aula Planejada

Cada aula tem que ter objetivo definido de planejamento, para serem aplicadas na sequência correta. Antes da aula, é preciso ter certeza de termos, planos definidos, devendo avaliar:

  • O número de alunos na classe;
  • As idades dos alunos;
  • Se é um grupo misto de meninos e meninas;
  • Capacidade de locomoção na água;
  • Condições e temperatura da água da piscina;
  • Equipamentos disponíveis.

Todo plano de aula deve ser totalmente educacional, contento objetivos definidos, para direcionar no sentido de melhorar a locomoção na água e habilidades.

1.8 Plano de Aula Básico

Pode ser dividida em partes, cada uma com um objetivo:

  • Atividade introdutória: Aquecimento para a aula com tema definido ou sob escolha dos alunos;
  • Recapitulação da aula anterior (quando houver relação com esta);
  • Atividade principal: Ocupar o máximo de tempo possível. As práticas devem ser passadas em fases, com pontos importantes do ensino;
  • Atividade contrastante;
  • Tempo livre supervisionado: Pode ser usado no final, como o aluno quiser, mas sempre com a supervisão do professor.

1.9 Ensinando Estilos

Podemos classificar em:

  • Atividade geral;
  • Atividade específica;
  • Práticas;
  • Instruções.

Ao subdividir as habilidades é possível planejar as aulas de maneira construtiva.

1.10 O Sistema de Ensino

Se o intuito é uma nova habilidade, deve-se fazer demonstração visual, descrevendo-a simultaneamente e verbalmente. Divide-se as habilidades da seguinte forma:

  • Batimento de pernas;
  • Prática do trabalho de braços dos estilos;
  • Prática da respiração;
  • Prática da coordenação, ritmo e “timing” do estilo;
  • Variações do estilo como um todo;
  • Volta a prática para correções.

1.11 Qual estilo vem primeiro?

Após o domínio de propulsão ventral ou dorsal, é preciso decidir o estilo à ser ensinado, tendo como sua característica predominante a respiração adequada.

Iniciando pelo crawl, encontramos um problema, pois o nadador precisa manter seu rosto na água e respiração cadenciada. Já o estilo Borboleta é realizado após o primeiro ou após todos os outros estilos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com