TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Ensino

Por:   •  10/1/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

Escola Estadual Maria Machado de Assis

Nível: Ensino Fundamental II

Disciplina: Educação Física

Período: Anual

Prof.: Italo Francesco dos Santos Soares Ferreira

Turma: 7º ano C

  1. Objetivos
  • Possibilitar ao aluno a compreensão da temática, fazendo com que ele reflita sobre o seu meio social, e consiga problematizar isso dentro da temática a ser desenvolvida;
  • Desenvolver estratégias junto com os alunos, de forma com que todos participem e interajam, dessa forma contribuindo para formação acadêmica, social e afetiva;
  • Promover um debate, destacando pontos importantes, como o da inclusão de pessoas com deficiência nas aulas, como desenvolver certas atividades para esse público, destacando a vivencia dos alunos a cerca desta temática.

 

  1. Conteúdo

Esporte

Futebol de 5

Conteúdos

História do Futebol de 5;

Regras;

Condução de bola;

Passe;

Recepção;

Chute; e

Drible

  1. Justificativa

Segundo a Lei 9394/96 que legitima a educação regular pública a LDBEN (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional), no artigo 2º, que vai dizer:

A educação, é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Sendo assim, o conteúdo a ser ministrado, proporciona aos estudantes essa ideal de liberdade e solidariedade proposta pela nossa LDBEN, desenvolvendo aspectos socio-afetivos, como também a inclusão de alunos com deficiência dentro das aulas ou até mesmo em seu convívio social.

Por sua vez, quando falamos em um processo inclusivo, estamos afirmando a escola deve se adaptar ao aluno, e não o aluno a escola, e que de forma alguma a escola deve se eximir disso, pois a formação social é um dever da escola que por sua vez, é gerenciada pelo Estado. Para Milan; Salles; Rodrigues (2017, p.437), afirmam que

Este olhar para a individualidade constitui-se como fator importante para a condução de um processo inclusivo nas aulas de EF e para o fomento da participação social. Esta ação objetiva a existência da aceitação e da interação social com o grupo em que o aluno com deficiência encontra-se inserido, possibilitando uma ação social a partir da percepção dos mesmos sobre as necessidades especiais, sobre o aluno com deficiência, bem como sobre as atividades e o espaço escolar como um todo (ALVES; DUARTE, 2014). Para tanto, cabe aos sistemas de ensino oferecer condições para as instituições escolares, para que as mesmas sejam homogêneas a uma proposta de inclusão educacional que apresente sucesso (SALLES; ARAÚJO; FERNANDES, 2015).

A contribuição desse processo inclusivo nos mostra, que há a possibilidade de se fazer certas atividades esportivas ou não, com apenas algumas adaptações na técnica ou até mesmo nas regras, contribuindo assim para o conhecimento do esporte, do jogo, ou de qualquer outra atividade.

Desta forma podemos ver os cinco passos relatados por Saviani (2007 apud PETENUCCI, 2008, p.14), “prática social”, é o ponto inicial tanto para o professor quanto para o aluno, porém em posições diferentes; “problematização”, é a identificação dos principais problemas inerentes a prática social, que por conseguinte deve ser solucionados e que para isso é preciso dominar um conhecimento; “instrumentalização”, trata de se apropriar do conhecimentos teóricos e práticos para conseguimos sanar as problemáticas encontradas, como também esses instrumentos de respostas surgiram, fazendo assim que os alunos se apropriem deste instrumento, mesmo que isso seja feito de modo direto ou indireto professor; “catarse”, é a nova forma de ver do aluno acerca da prática social; e “prática social”, já não é mais neste momento senso comum, agora se trata de algo cientifico, trata-se agora de trazer o aluno para o mesmo patamar de conhecimento do professor sobre o determinado tema.

Portanto, a temática a ser ministrada se encontra dentro dessa perspectiva de mundo, fazendo com os demais alunos se sintam incluídos como membro de uma só sociedade, munido de direitos e deveres, assim como todos e quais quer cidadão brasileiro.

  1. Metodologia
  • Serão ministradas aulas expositivas, para fins de ensinar a história da modalidade e para que os alunos entendam as regras;
  • Logo após as aulas expositivas, teremos aulas para a experimentação dos demais conteúdos a serem ministrados, sendo eles a condução da bola, a recepção, o passe, o chute e o drible; e
  • Posteriormente faremos uma reflexão sobre a temática, destacando: as dificuldades de se fazer as atividades; como é mais fácil fazer; de que forma incluir pessoas com deficiência visual; e como fazer para que isso se torne rotina no nosso dia a dia.
  1. Avaliação

A avaliação estará fundamentada sobre três eixos, sedo eles:

Técnico/Tático

Os alunos deverão ter a devida compreensão sobre as seguintes temáticas: espaço temporal, domínio de bola, percepção sonora, dominância lateral, execução, domínio de bola, precisão no chute.

Para tanto, os alunos serão levados a compreensão do jogo, de forma elucidativa, para que assim sendo eles possam experimentar tal conteúdo a ser ministrado.

Envolvimento/Cuidado

Essa atividade tem como objetivo a atenção total dos alunos para que todos saiam sem nenhum tipo de lesão, proveniente da atividade proposta.

Os cuidados a serem tomados são por sua vez: correr sem prestar atenção no som da bola, trombadas por conta da não visualização da quadra, desatenção com relação as instruções, respeitar as demarcações em quadra, perceber se não tem alguém a sua frente antes de chutar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (184.1 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com