TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA POLÍTICA DE SAÚDE NO BRASIL

Por:   •  12/10/2015  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 2

A HISTÓRIA POLÍTICA DE SAÚDE NO BRASIL: UM SÉCULO DE LUTA PELO DIREITO À SAÚDE

O filme "A história política de saúde no Brasil: Um século de luta pelo direito à saúde" conta a história de luta do povo na busca pela melhora da saúde dos brasileiros e como ela evoluiu durante as décadas até chegar ao surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Já no início do filme o Brasil enfrenta vários sustos de epidemias. Nessa época foi criada a lei que obrigava as pessoas a vacinar contra a varíola. Essa lei obrigava as pessoas a se vacinar, o que causou grande revolta entre o povo. Nessa época o interesse de controlar as doenças era puramente comercial, pois elas atrapalhavam a produção e a exportação. Em 1923 criou-se as Caixas de Aposentadorias e Pensões, e as empresas eram as responsáveis por essa instituição e a oferecia aos seus funcionários. Era oferecido assistência médica ao funcionário e a família, aposentadorias e pensões.

Quando Getúlio Vargas passa a governar o país, é então criado o Ministério da Educação e Saúde e as Caixas deixam de existir e são substituídas pelos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAP). Então é tirado esse pode das empresas e é passado para as entidades sindicais que eram indicadas ele próprio governo.

Com Brasil sendo governado pela ditadura, iniciaram várias discussões sobre a saúde pública. Em 1960 ocorreu a unificação dos IAPs, E a criação do Instituto Nacional de previdência social (INPS).

 Em 1974, foi criado O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social (FAS), pelos militares que ajudou a rede privada de hospitais através de empréstimos com juros subsidiados, e em 1978 foi criado o Instituto Nacional de assistência médica da previdência social (INAMPS).

No dia 17 março 1986, O primeiro presidente civil após a ditadura, José Sarney abriu a 8ª Conferência Nacional de Saúde que foi um marco na história do SUS, pois foi nessa conferência que houve a implantação do sistema unificado e descentralizado saúde (SUDS).  A constituição de 1988 foi um marco na história da saúde pública do Brasil ao declarar que a saúde é um direito de todos e dever do Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com