TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidado de Enfermagem com a Pele do Recém-nascido Prematuro Para Prevenção de Infecção

Por:   •  9/12/2018  •  Artigo  •  3.394 Palavras (14 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 14

Cuidado de Enfermagem com a Pele do Recém-nascido prematuro para prevenção de infecção

Ana Cássia Gonzalez1

Prof . Dr. Angelina Maria Aparecida Alves².

Resumo

O cuidado com a pele do Recém-Nascido é uma preocupação constante dos profissionais que trabalham em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, sendo este iniciado logo após o nascimento, com a finalidade de manter uma temperatura corporal ideal e contribuir significativamente para uma adaptação bem sucedida. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, descritiva exploratória em abordagem qualitativa. O objetivo é descrever o cuidado de enfermagem para prevenção de infecção na pele do recém-nato. O objeto de estudo é a prevenção de infecção na pele do recém- nato. A assistência de enfermagem neonatal constitui uma forma peculiar de cuidar em enfermagem, considerando o alto risco do recém-nascido pré-termo para adquirir infecções propõe-se um cuidado de enfermagem voltado para função da pele como barreira protetora do organismo. Consideramos que se faz necessário um instrumento para avaliar diariamente a pele do prematuro, promovendo uma evolução descritiva deste tegumento, e permitindo o diagnóstico de qualquer alteração nesta barreira e suas conseqüências.

Descritores: Infecção neonatal, pele do neonato, cuidado de enfermagem.

Abstrat

The Skin Care of the Newborn is a constant concern for professionals working in the Neonatal Intensive Care Unit, which is initiated soon after birth, in order to maintain an ideal body temperature and contribute significantly to successful adaptation. The methodology used was literature research, descriptive exploratory qualitative approach. The aim is to describe the nursing care to prevent infection in the skin of newborns. The object of study is prevention of infection in the skin of newborns. The neonatal nursing care is a peculiar form of nursing care, given the high risk newborn preterm proposes to acquire infections is a nursing care focused on skin function as a protective barrier of the body. We believe that an instrument is needed to evaluate daily the skin of premature infants, promoting an evolution of this descriptive integument, and allowing the diagnosis of any change in this barrier and its consequences.

Keywords: Neonatal infection, skin of the newborn, nursing care.

1Acadêmica da Especialização de Enfermagem Neonatal, Perinatal, RJ;

2Doutorado em enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Prof. Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Neonatal da Clinica Perinatal Laranjeiras, enfermeira do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Introdução

A assistência neonatal vem passando por muitas transformações e o advento de novas tecnologias trouxe um universo mais amplo ao cuidado dos recém-nascidos. Durante décadas, os avanços nos cuidados intensivos têm possibilitado maior sobrevida aos recém-natos prematuros extremos1.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o recém-nascido pré-termo (RNPT) é aquele que nasce com idade gestacional inferior a 37 semanas; é, por necessidade vital, separado de sua mãe e conduzido à Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), onde se deparará com um ambiente muito diferente daquele no qual se encontrava1

O cuidado com a pele do recém-nascido é uma preocupação constante dos profissionais que trabalham em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, sendo este iniciado logo após o nascimento, com a finalidade de manter uma temperatura corporal ideal e contribuir significativamente para uma adaptação bem sucedida2.

O recém-nascido pré-termo possui alto risco para desenvolver infecção devido a imaturidade da barreira epidérmica e a presença de um sistema imunológico pouco desenvolvido.

Assim, a especificidade da assistência de enfermagem em unidades neonatais exige profissionais bem preparados para a identificação rápida dos problemas e para a realização das intervenções necessárias. Nesse sentido, um dos aspectos que deve ser considerado nessa assistência é a manutenção da integridade da pele do recém-nato para preservação das funções de proteção e diminuição dos riscos de infecção3.

O recém-nascido pré-termo cuidado em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal necessita de uma variedade de procedimentos: venopunção,uso de sensores de temperatura, monitores transcutâneos, acessos intravasculares, tubos, sondas, sacos coletores de urina, os quais predispõem à formação de lesão na sua frágil epiderme.

Cerca de 80% dos recém-nascidos que nascem prematuramente desenvolvem alguma injúria na pele até o primeiro mês de vida e aproximadamente 25% de todos os pré-termos e de baixo peso, terão ao menos um episódio de sepse até o 3º dia de vida, sendo a pele a principal porta de entrada4.

A lesão está mais sujeita à contaminação por microorganismos presentes no ambiente e na pele do neonato. Conseqüentemente, ele está em risco de desenvolver bacteremia e sepse associadas pela presença na pele de bactérias fungos, podendo a ocorrência de infeção nosocomial em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal chegar a índices de 30%5

As infecções neonatais são consideradas um problema de saúde pública, pois fazem parte do contexto das Infecções Relacionadas à Assistência de Saúde . Essas infecções merecem atenção, já que são causas da morbimortalidade neonatal, e estão relacionadas a múltiplos fatores que vão desde aos procedimentos cada vez mais invasivos, o uso indiscriminado e a resistência aos antimicrobianos5.

Diante dessa realidade, sentimos a necessidade de realizar um estudo bibliográfico descrevendo as medidas preventivas e os cuidados com a pele do Recém-Nato Pré-termo.

Baseadas no cuidado adequado com a pele do Recém-Nato Pré-termo para reduzir o risco de complicações, relacionaremos: quais são os cuidados e as medidas preventivas utilizadas para diminuir o aparecimento de lesões e infecções de pele ocorridas no Recém-Nato Pré-termo numa Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, encontradas na literatura.

Objetivamos nesse estudo realizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com