TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Respiratórias Pneumonia

Por:   •  22/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.322 Palavras (18 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 18

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS/IELUSC

FABIANA GONCALVES

GISELE FABIANE ZIMMERMANN CUSTODIO

KATIA PRISCILA MENDES

KELIANE OLIVEIRA

CURSO DE ENFERMAGEM – 7ª FASE

Pneumonia Adulto e Pediátrico

JOINVILLE

2020

FABIANA GONCALVES

GISELE FABIANE ZIMMERMANN CUSTODIO

KATIA PRISCILA MENDES

KELIANE OLIVEIRA

Pneumonia Adulto e Pediátrica

Seminário Integrado do Sistema Respiratório  

Orientadora:

 Mestra Lidiane Ferreira Schultz

 Drª Rosilda Veríssimo  Silva

JOINVILLE

2020

SUMÁRIO

,

1 CONCEITO        4

1.1 Pneumonia Adulto        4

1.2 Pneumonia Infantil        4

1.3 Pneumonia adquirida na Comunidade ( PAC)        4

1.4 Pneumonia Hospitalar        4

1.5 Pneumonia por Aspiração        5

1.6 Pneumonia a associada à Ventilação  Mecânica  (PAV)        5

1.8 Pneumonia Bacteriana        5

2 INCIDÊNCIAS        6

2.1 Incidência Adulta:        6

2.2 Incidência Pediátrica:        6

3.FATORES DE RISCO        7

3.1 Fatores de Risco Adulto        7

3.2 Fatores de Risco Pediátrico        7

4.FISIOPATOLOGIA / QUADRO CLÍNICO        7

4.1 Quadro Clínico Adulto        7

4.2 Quadro Clínico Pediátrico:        8

5 PREVENÇÃO        8

6 TRATAMENTO        8

7 DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM        9

8 CUIDADOS DE ENFERMAGEM        10

9 RESULTADOS ESPERADOS        11

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

INTRODUÇÃO

    Neste estudo será  abordado a Pneumonia, que  é uma doença que continua  sendo a principal causa de morte de crianças, adultos e idosos. Dados da Organização Mundial de Saúde  ( OMS), mostram  que  é a  patologia que mais mata crianças de 0 a 5 anos, superando a soma das mortes por  malária, ebola, tuberculose, zika e HIV. Aproximadamente 1,6 milhões de pessoas perdem a vida em função desta doença anualmente. Já com relação ao Brasil, dados fornecidos pelo Datasus, indicam que o problema foi responsável por 144.661 internações e 908 mortes de crianças desta faixa etária, entre janeiro e setembro de 2016 aos idosos de janeiro a setembro de 2016, conforme o Datasus, a pneumonia nesta parcela da população resultou em 181.902 internações e 34.726 mortes. Diante disso abordaremos  o conceito de pneumonia, sua incidência nos adultos e nas crianças, seus  fatores de risco, pessoas mais sucessíveis,a fisiopatologia, quadro clínico, como prevenir ou minimizar as ocorrências,o tratamento desenvolvido, além dos cuidados e diagnóstico de enfermagem.

     Os altos índices de óbitos, de hospitalização e os altos custos envolvidos e o impacto na saúde pública mundialmente, nos mostra a importância de abordarmos este assunto.

 1 CONCEITO

    Segundo o Ministério da Saúde a pneumonia é uma infecção nos alvéolos pulmonares e todos os tecidos ao seu redor,  é a causa mais comum de mortes no mundo ,e também torna-se um agravo em outras doenças.

1.1 Pneumonia Adulto ,

    É uma inflamação do parênquima pulmonar causado por diversos microrganismos, contendo bactérias, micobactérias, fungos e vírus. É uma inflamação do trato respiratório inferior, com significativo impacto nas taxas de morbidade. A pneumonia mais comum é pneumonia adquirida na comunidade (PAC), a qual ocupa o terceiro lugar como causa de mortalidade em nosso meio, além da  pneumonia adquirida no hospital (PAH), pneumonia por aspiração e pneumonia adquirida  por ventilação mecânica (PAVM).

1.2 Pneumonia Infantil

     É uma infecção do parênquima pulmonar, é comum sua ocorrência na infância. Clinicamente a pneumonia pode ser decorrente devido a complicações de outra patologia, ou também pode ter sua ocorrência como doença primacial. As manifestações clínicas dessas patologia podem variar, dependendo do agente etiológico e da faixa etária de cada criança, desde a reação sistêmica da criança a infecção, da amplificação das lesões e do estágio da oclusão brônquica e bronquiolite. Identifica se o agente causador através da história clínica da criança, idade, histórico geral da saúde, exames laboratoriais, exame físico e radiografia de tórax.

1.3 Pneumonia adquirida na Comunidade ( PAC)

    A pneumonia adquirida na comunidade pode sobrevir de duas maneiras, tanto na comunidade, ou após as primeiras 48 horas posteriores a uma hospitalização. O S. Pneumoniae ( pneumococo), é a causa mais comum da PAC em pessoas com menos de 60 anos sem patologias prévias, e em maiores de 60 anos portadores de comorbidades (Wunderink  e Biedermann, 2012).

1.4 Pneumonia Hospitalar

    A pneumonia hospitalar tem início após 48 horas da admissão do cliente, e não parece estar incubada nesse momento. Alguns fatores contribuem para que esse cliente adquira esse tipo de pneumonia, como o fato dele ser portador de uma doença aguda ou crônica grave, devido ao comprometimento das defesas do hospedeiro, hospitalização prolongada, desnutrição, colocação em decúbito dorsal e aspiração, hipotensão, e outros. Os microrganismos geralmente responsáveis por esse tipo de pneumonia envolvem as espécies de Enterobacter, Escherichia coli, H. influenzae, Klebsiella, Proteus, Serratia marcescens, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus sensível a meticilina ( MRSA) ou resistente a meticilina ( MRSA) e S. Pneumoniae.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (292.9 Kb)   docx (68 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com