TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bioética

Por:   •  28/5/2016  •  Resenha  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 3

O surgimento do termo de Bioética não possui muita precisão, a primeira vez que a palavra foi citada foi a mais de 89 anos, em um artigo publicado na Alemanha por Fritz Jahr, o mesmo diz que a bioética não ocorre apenas no reconhecimento dessa obrigação para o ser humano e sim os seres vivos como um todo. Contudo o termo ficou mais conhecido na publicação de Van Rensselaer Potter e André Hellegers, embora ainda não tivesse um amplo significado como atualmente.

Somente em 1980, Potter enfatizou algumas características na Bioética com objetivo de ser mais abrangente, devido ao avanço das pesquisas médicas em seres humanos e no meio ambiente criando uma preocupação em saber e desenvolver um limite, com isso ocorreu a inclusão do meio ambiente e animais para serem refletidos na Bioética. Uma das maiores responsabilidades da Bioética é combinar o uso da ciência e as tecnologias e manter o direito do paciente, ou seja os direitos humanos.

Para compreender melhor o termo de ética é uma filosofia que investiga o que motiva o ser humano avaliando seus valores, por isso a Bioética se envolve com os valores e princípios morais dos seres humanos. Uma das caracteristicas mais citadas por Potter é a humildade, onde o ser humano possui qualidade de ser simples e modesto, pois o profissional que é aberto a mudanças tanto nas tecnologias como no mundo, possui melhor reflexão pois nada é definitivo nem imutável.  Outra característica importante é a responsabilidade, cada decisão que o profissional realiza deve ser analisada suas consequencias futuras tanto para integridade humana como ao meio ambiente.

- PARTE DA BIA

Estes processos auxiliaram para a criação de uma perspectiva pluralista onde a realidade é definida como única e diversa, muitas lógicas são usadas para avaliar a solução mais sensata a ser realizada como a Teoria dos Jogos. Nesta teoria, as possibilidade são submetidas a uma avaliação por meio de diferentes alternativas e regras, na Bioética há dois grandes influenciadores sendo o sistema de crenças e desejos pessoais ao serem apresentados podem aumentar a complexidade dos casos.

Potter informa que a Bioética pode ser uma ética interdisciplinar, sendo esta uma forma de incluir a ciência e a humanidade mas, mesmo o termo sendo rejeitado esta perspectiva facilita a discussão das adversidades e soluções levantados na Bioética. A mesma manifesta tambem uma perspectiva intercultural que compreende a realidade para usar esta de maneira resultante e ampla.

 A Bioética foi definida por André Comte-Sponville como parte da ética e não da biologia, pois ela faz parte da responsabilidade e dever dos seres humanos podendo ser encaixada no conceito de solidariedade, envolvendo as ações experienciadas e observadas para serem discutidas e serem refletidas perante as mudanças que ocorrem na sociedade ao todo momento.

APLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES PARA A ÁREA FARMACÊUTICA

A Bioética definida como o estudo das ações dos seres humanos com relação a saude e a vida, é importante e indispensável ao falarmos sobre pesquisas, adversidades e soluções na área da saúde. Aplicando os conceitos éticos, morais e os valores humanos e ambientais nas discussões no setor da saúde procurando soluções para as situações polêmicas e de alta complexidade.

Diversas mudanças nos processos e novidades na área tanto para os pacientes como no atendimento dos mesmos, entre outras, só ocorrem devido a discussão ética sempre constante neste meio. Na área farmacêutica ocorrem nos medicamentos e o instrumento de trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com