TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Atenção farmacêutica a pacientes hipertenso

Por:   •  29/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.075 Palavras (17 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE SERRA DA MESA

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

ANNA KARLA SOUZA MACHADO

BRUNO HUMBERTO SOUSA OLIVEIRA

DANIELA CAMILO BARRETO

JUÃO EMANUEL

LUCAS COSTA E SILVA

RAFAEL CARDOSO MARQUES

RONES PAULO CARDOSO MANSO

STEFFANY LAURA ALVES DA SILVA CIRILO

TATIANNE PULQUÉRIO ALVES

THAIS DOS SANTOS SOUZA

ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM PACIENTES HIPERTENSIVOS

URUAÇU

2017

ANNA KARLA SOUZA MACHADO

BRUNO HUMBERTO SOUSA OLIVEIRA

DANIELA CAMILO BARRETO

JUÃO EMANUEL

LUCAS COSTA E SILVA

RAFAEL CARDOSO MARQUES

RONES PAULO CARDOSO MANSO

STEFFANY LAURA ALVES DA SILVA CIRILO

TATIANNE PULQUÉRIO ALVES

THAIS DOS SANTOS SOUZA

ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM PACIENTES HIPERTENSIVOS

Trabalho apresentado à Faculdade Serra

da  Mesa  -  FASEM  da  disciplina   de

Atenção      Farmacêutica     do     curso

Bacharelado  de  Farmácia  8º  período,

 sob  a  orientação  da  professora: Elma

   Nara Fernandes de Oliveira.

URUAÇU

2017

  1. INTRODUÇÃO

Hipertensão arterial, popularmente chamada de pressão alta, sendo o aumento da força exercida pelo bombeamento do sangue na parede das artérias; é uma doença crônica que apresenta elevado custo médico-social, resultante principalmente das suas complicações, tais como: doença cerebrovascular, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, insuficiência renal crônica e doença vascular de extremidades.

No Brasil, em 2003, 27,4% dos óbitos foram decorrentes de doenças cardiovasculares, atingindo 37% quando são excluídos os óbitos por causas mal definidas e a violência. A principal causa de morte em todas as regiões do Brasil é o acidente vascular cerebral, acometendo as mulheres em maior proporção. Entre os fatores de risco para mortalidade, hipertensão arterial explica 40% das mortes por acidente vascular cerebral e 25% daquelas por doença coronariana. A mortalidade por doença cardiovascular aumenta progressivamente com a elevação da pressão arterial, a partir de 115/75 mmHg.

A prática da atenção farmacêutica é indispensável e vem sendo consolidada na equipe multiprofissional, a proximidade com a comunidade reforça a implementação de projetos no combate a hipertensão arterial. Alguns cuidados básicos são primordiais na sua terapia. Desenvolvendo a atenção farmacêutica, o profissional tem como finalidade potencializar a qualidade de vida do paciente que faz uso de medicamentos, otimizando o tratamento farmacológico e prevenir problemas relacionados ao uso de medicamentos.


  1. OBJETIVOS
  • Tem como objetivo elaborar um projeto de atenção ao paciente hipertenso a fim de solucionar os problemas relacionados a farmacoterapia e garantir que o paciente tenha um tratamento eficaz.

  1. COLETA DE DADOS

Quando um paciente procura uma farmácia para se obter orientações ou até uma consulta farmacêutica sobre determinada doença como a hipertensão, ou alguma reação que pode ser consequência de algum dos medicamentos utilizado, alguns procedimentos são adotados como a coleta de dados. Essa coleta de dados se inicia na consulta farmacêutica, sendo essas consultas com os pacientes um a um e individualizadas. O objetivo dessa consulta será coletar o máximo de informações possíveis sobre esse paciente sendo ele a principal fonte das informações, e essa a consulta será feita através de agendamento, onde o farmacêutico poderá pedir ao paciente que leve seus medicamentos, suas receitas médicas e últimos exames para ajudar saber mais sobre esse paciente. Será aberta uma ficha a qual irá conter todos os dados colhidos através da consulta, a qual será utilizada técnicas de semiologia farmacêutica e entrevista clínica.

  1.  Preocupações e problemas de saúde

Nesta etapa o farmacêutico irá fazer perguntas abertas, a quais permitam o paciente expor por meio de suas próprias palavras os seus problemas. Para isso e necessário escutar o paciente, prestando muita atenção, sem interromper. Pois estes problemas de saúde que mais preocupam o paciente podem fornecer uma direção que muitas das vezes levam a Intervenção farmacêutica.  

Por que uma das preocupações maiores entre os profissionais de saúde em relação a hipertensão, devido a hipertensão ser hoje é um dos problemas mais comuns entre população mundial, e é muito sério, pois ela é silenciosa e só e reconhecida pelas lesões dos órgãos atingidos.

 

  1.  Medicamentos utilizados pelo paciente

Nesta fase da coleta de dados é referente aos medicamentos utilizados para o tratamento de hipertensão ou de outros medicamentos. Nesta fase o farmacêutico deverá começar sempre com algumas perguntas, a quais facilite a compreensão do paciente, e assim facilitando o modo dele expressar, o que tonar possível a identificação sobre o uso correto dos medicamentos.

Serão em média dez perguntas referentes a cada medicamento, com os seguintes critérios:

  • Está utilizando? Se está fazendo o uso desse medicamento atualmente.
  • Quem lhe receitou? Quem prescreveu esse medicamento, ou indicou.
  • Para que? Se o paciente sabe qual a finalidade deste medicamento.
  • Está melhor? Se o paciente notou alguma efetividade com uso deste medicamento.
  • Desde quando? A quanto tempo faz uso desse medicamento. Permitindo estabelecer relação de tempo dos problemas, e se tem relação aos medicamentos.
  • Quanto?  Referente a posologia do medicamento.
  • Como usa? Qual a maneira de tomar esse medicamento se é durante o dia, antes ou depois das refeições.
  • Até quando? Por quanto tempo foi determinado a utilização deste medicamento.
  • Alguma dificuldade?  Se possui alguma dificuldade em relação a forma farmacêutica ou na hora de ingeri-lo.
  • Algo estranho? Se apresenta algum efeito indesejado como, por exemplo, enjoo ou algum outro sintoma.

  1.  Revisão Geral

A revisão geral consiste numa revisão para comprovar que as informações registradas estejam completas e corretas. Essa revisão ocorre no fim da entrevista, essa revisão aprofunda em alguns aspectos citados no decorrer da consulta. Nesta fase o farmacêutico realizará perguntas mais fechadas com proposito de refinar a informação obtida. Ajudando a descobrir possíveis alterações as quais não estejam descritas no formulário anterior, com o objetivo de identificar um novo problema ou patologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (200.1 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com