TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa: Fatores que interferem na adesão medicamentosa em hipertênsos

Por:   •  1/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Bacharelado em Farmácia

Brenda Moreira Santiago

Douglas da Cruz Sousa

Emerson Ferreira de Sousa

Willington Silva Marques

FATORES QUE INTERFEREM NA ADESÃO MEDICAMENTOSA EM HIPERTENSOS EM REDENÇÃO-PA NO SETOR SERRINHA

Redenção - PA

2018

Brenda Moreira Santiago

Douglas da Cruz Sousa

Emerson Ferreira de Sousa

WillingtonSilva Marques

FATORES QUE INTERFEREM NA ADESÃO MEDICAMENTOSA EM HIPERTENSOS EM REDENÇÃO-PA NO SETOR SERRINHA

Projeto de pesquisa apresentado como pré-requisito avaliativo na disciplina de Metodologia da Pesquisa para obtenção parcial de nota no Curso de Farmácia da Faculdade Integrada Carajás – FIC.

Orientação: Valdenilson Lima

Redenção - PA

2018

SUMÁRIO

1        Introdução        4

2        Formulação do Problema da Pesquisa        5

3        Formulação da Hipótese da Pesquisa        5

4        Objetivos        5

4.1        Geral        5

4.2        Específicos        6

5        Justificativa        6

6        Referencial Teórico        6

7        Metodologia da Pesquisa        6

8        Cronograma de Atividades        6

9        Referências Bibliográficas        6

10        Apêndices        6





  1. Introdução

A hipertensão arterial (HA) é uma doença crônica que se caracteriza por níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, que mal controlada, pode ser um fator de risco para doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais.  Dentre os hipertensos, 75% recorrem ao Sistema Único de Saúde (SUS) para serem atendidos na rede de Atenção Básica. Além disso, a hipertensão é uma das causas mais frequentes de internação hospitalar. (ANVISA, 2010)

Números da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que há cerca de 600 milhões de hipertensos no mundo. A doença atinge, em média, 25% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e, surpreendentemente, a 5% dos 70 milhões de crianças e adolescentes no Brasil. (RIBEIRO ETAL, 2014)

A hipertensão arterial sanguínea (HAS) é considerada uma entidade clínica multifatorial, conceituada como síndrome, caracterizada pela presença de níveis tensionais elevados, associados a alterações metabólicas e hormonais e a fenômenos tróficos (hipertrofia cardíaca e vascular). A prevalência da hipertensão arterial é elevada, estimando-se que entre o 15% a 20% da população brasileira adulta possa ser rotulada como hipertensa. (KOHLMANN ETall, 1999)

Em algumas cidades brasileiras o número de pessoas que apresentam hipertensão pode variar de 22,3% a 43,9% sendo um problema grave de saúde no Brasil e no mundo. É responsável por 40% das mortes por acidente vascular cerebral, por 25% das mortes por doença arterial coronariana e por 50% dos casos de insuficiência renal terminal combinados com o diabetes. (ANVISA, 2010)

Segundo KOHLMANN ETall (1999), a doença é considerada um dos principais fatores de risco de morbidade e mortalidade cardiovasculares, seu alto custo social é responsável por cerca de 40% dos casos de aposentadoria precoce e de absenteísmo no trabalho.

Segundo o Dr. Pedro Pinheiro (2018), autor do site MD SAUDE “ A hipertensão pode surgir em qualquer época da vida, inclusive durante a gravidez, mais é muito comum na população adulta e idosa.”

Esse projeto de pesquisa tem como objetivo uma coleta de dados tendo como público alvo hipertensos no setor serrinha na cidade de Redenção no Pará, que será feita por meio não experimental, um questionário contendo algumas perguntas sobre o tema, para que com estas, possa possibilitar o melhor conhecimento sobre estes portadores de hipertensão arterial, para melhor favorecer o desenvolvimento de ações que possa orientar estes pacientes para uma melhor adesão ao tratamento e qualidade de vida.

  1. Formulação do Problema da Pesquisa

Muitos dos portadores desta doença se esquecem de tomar o medicamento, ou no horário certo, por causa de não dar muita importância sob o mesmo, ou por falta de atenção e desconhecimento dos riscos que esta doença pode causar.

Outro dos motivos para os hipertensos deixarem de tomar o medicamento seria comprar outra caixa do mesmo só quando acabar a anterior, o que ocasiona o atraso do horário ou até mesmo o dia.

  1. Formulação da Hipótese da Pesquisa

Para que estes portadores possam levar mais a séria sobre tomar os medicamentos no seu horário certo, seriam campanhas, palestras, acompanhamentos. Que por meio destes, possam orientar estes hipertensos sobre o real risco que esta doença pode causar.

E para incentivá-los ainda mais sobre a correta adesão medicamentosa, é o acompanhamento do profissional farmacêutico, por meio de orientação, aferição da pressão, organização dos medicamentos e sua interação medicamentosa e por fim planos sobre a tomada do medicamento. E com isso estes portadores podem controlar sua pressão e qualidade de vida.

  1. Objetivos

  1. Geral

Fazer uma coleta de dados tendo como público alvo hipertensos no setor serrinha na cidade de Redenção no Pará, que será feita por meio não experimental, um questionário contendo algumas perguntas sobre o tema, para que com estas, possa possibilitar o melhor conhecimento sobre estes portadores de hipertensão arterial, para melhor favorecer o desenvolvimento de ações que possa melhor orientar estes pacientes para uma melhor adesão ao tratamento e qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (53.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com