TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSOCIAÇÃO ENTRE DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO COM EXACERBAÇOES NA DPOC

Por:   •  11/8/2019  •  Resenha  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

ASSOCIAÇÃO ENTRE DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO COM EXACERBAÇOES NA DPOC

¹DUTRA, Kássia Valéria Araújo; ²GUIMARÃES, Valeriana de Castro; ³RABAHI, Marcelo Fouad.

¹Mestranda do Programa Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina/UFG . E-mail: kassiavaraujo@gmail.com

²Profª. Dra. Do Programa Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina/UFG.

³Profª. Dr. Do Programa Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina/UFG.

INTRODUÇÃO

Aproximadamente 4 milhões de óbitos anuais são causados pelas doenças respiratórias representando um grande impacto a saúde mundial. Dentre as 30 causas mais recorrentes de morte no mundo a Doença Pulmonar Obstrutiva Cronica (DPOC) representa terceira causa, aproximadamente 65 milhoes de pessoas sofrem com a doença. (C) A DPOC configura-se uma obstrução ou limitação do fluxo aéreo prevenível e tratável, porém não é totalmente reversível (GOLD, 2017).

A respiração e a deglutição são processos intrinsicamente interligados pois necessitam da realização combinada de ações complexas das estruturas de proteção das vias aéreas durante a deglutição. (MELO, 2014) Autores verificaram uma associação entre a alteração do reflexo de deglutição e DRGE . O refluxo gastroesofágico (RGE) é caracterizado pelo movimento da subtância gástrica na área laringofaríngea. Quando a substância gástrica causa uma afecção crônica na região da mucosa do trato aerodigestivo superior é denominada doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). (A)

Estudos concluíram que os episódios de exacerbações da DPOC e os distúrbios no reflexo de deglutição podem estar relacionados ao DRGE ampliando a probabilidade de colonização bacteriana impactando na qualidade de vida do individuo acometido.

OBJETIVO

Verificar o impacto da DPOC na qualidade de vida do indivíduo por meio do Questionário de Sintomas Respiratórios – CAT e destes identificar a presença da DRGE.

METÓDOS

Trata-se de um estudo observacional prospectivo de avaliação de pacientes atendidos no ambulatório de Pneumologia do Hospital das Clínicas da UFG com diagnóstico de DPOC. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa nº000000, no período de X Aa Y. Para realizar a avaliação da deglutição foi aplicado o protocolo de avaliação funcional da deglutição (AFD) e o Questionário de Sintomas Respiratórios- CAT. Serão apresentados resultados iniciais.

RESULTADOS

Foram avaliados 34 pacientes sendo estes 41,1% homens e 58,8% mulheres, na faixa etária x, de acordo com o questionário CAT 29, 4% apresentaram moderada, 26,4 % grave e 20,7% leve; destes 14,7% relataram ter a DRGE. Os que apresentaram a DRGE associada 60% apresentaram CAT grave e muito grave.

CONCLUSÃO

Os resultados constataram grande impacto na qualidade de vida dos pacientes avaliados uma vez que mais de 60% aoresentaram CAT de moderado a muito grave.

Contudo, como os resultados são preliminares é prematuro afimar que os dados encontrados corroboram com a literatura que aponta uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com