TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

Artigo: A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Artigo  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma das afecções mais frequentes na prática médica, sendo a afecção orgânica mais comum do tubo digestivo.

O Consenso Brasileiro da Doença do Refluxo Gastroesofágico (CBDRGE) definiu a DRGE como uma afecção crônica decorrente do fluxo retrógrado do conteúdo gastroduodenal para o esôfago e/ou órgãos adjacentes a ele, acarretando um espectro variável de sintomas e/ou sinais esofagianos e/ou extraesofagianos, associados ou não a lesões teciduais.

O refluxo gastroesofágico é comum em todas as pessoas, principalmente em lactentes, sem provocar danos ou sintomas. A partir do momento em que há sintomatologia, deixa de ser apenas um refluxo fisiológico e passa a ser patológico, sendo assim a doença do refluxo gastroesofágico.

A enfermagem por estar em constante contato com o cliente, pode ser primordial na identificação de sinais e sintomas que indicam alguma alteração fisiológica, para isso é necessário conhecimento teórico e técnico.

O refluxo gastroesofágico pode ser fisiológico, consiste em retorno involuntário de conteúdo gástrico para o esôfago, ocorre principalmente após as refeições e a noite, aproximadamente 50% dos lactentes até dois meses de idade tem RGE, que diminui espontaneamente até um ano de idade. Porém torna-se patológico, Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) quando começa a apresentar sintomas e sinais, podendo levar a várias complicações, como insuficiência no crescimento. Crianças maiores e adultas também podem apresentar a DRGE

Conceitos

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma condição na qual o conteúdo do estômago (alimento ou líquido) vaza em direção contrária ao estômago para o esôfago (o tubo da boca ao estômago). Essa ação pode irritar o esôfago, causando azia e outros sintomas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com