TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência Da Reabilitação Pulmonar Na Tolerância Ao Esforço Físico E Na Qualidade De Vida De Pacientes Portadores De DPOC - Uma Revisão Bibliográfica.

Pesquisas Acadêmicas: A Influência Da Reabilitação Pulmonar Na Tolerância Ao Esforço Físico E Na Qualidade De Vida De Pacientes Portadores De DPOC - Uma Revisão Bibliográfica.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  4.666 Palavras (19 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE

FRASCE

A Influência da Reabilitação Pulmonar na Tolerância ao Esforço Físico e na Qualidade de Vida de Pacientes Portadores de DPOC – Uma Revisão Bibliográfica.

Bianca Rodrigues de Oliveira

2013

FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE

FRASCE

A Influência da Reabilitação Pulmonar na Tolerância ao Esforço Físico e na Qualidade de Vida de Pacientes Portadores de DPOC – Uma Revisão Bibliográfica.

Este trabalho destina-se a conclusão

do curso de pós-graduação em Fisioterapia

Pneumofuncional e UTI da

Faculdade de Reabilitação da ASCE – FRASCE

para obtenção do titulo de especialista sob

orientação do professor mestre Marcelo Silva Duarte.

Bianca Rodrigues de Oliveira

2013

Folha de aprovação

A influência da reabilitação pulmonar na tolerância ao esforço físico e na qualidade de vida de pacientes portadores de DPOC – Uma revisão bibliográfica.

Bianca Rodrigues de Oliveira

Parecer do orientador: ___________________________________________________

_____________________________________________________________________

Nota: ____________ (_____________________)

___________________________

Prof. Ms. Marcelo Silva Duarte

Epígrafe

“A felicidade aparece para aqueles que choram.

Para aqueles que se machucam.

Para aqueles que buscam e tentam sempre.

E para aqueles que reconhecem

a importância das pessoas que passam por suas vidas”.

“Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.

Dificuldades para fazê-la forte.

Tristeza para fazê-la humana.

E esperança suficiente para fazê-la feliz.”

(Clarice Lispector)

Agradecimento

Nessa minha caminhada, várias pessoas fizerem parte dessa conquista, agradeço aos meus pais por terem me dado toda a estrutura necessária e ter depositado em mim, a confiança de ser o que eu quero ser, de acreditar e batalhar pelos meus sonhos. Agradeço, a todos meus professores e amigos, sobretudo, a minha amiga mais que especial na minha vida, Bárbara, que sempre vem alegrar meu dia, obrigada por todas as palavras de carinho e apoio, por não ter me deixado desanimar, obrigada por estar sempre ao meu lado. À todas as pessoas que fizeram parte deste processo, ficam meus agradecimentos sinceros.

Dedicatória

Dedico à Deus, por estar comigo em todos os momentos, por não me deixar fraquejar, quando me faltassem forças para prosseguir, por me confortar nos momentos complicados e tensos da vida, e me dar a segurança de que no final tudo dará certo.

Resumo

A DPOC é uma das doenças mais importantes do século XX, por ser incurável e de grande incidência, gerando elevados custos para a gestão de saúde. Seu principal agente etiológico, é o fumo, sendo a cessação deste, sua melhor forma de prevenção. Os sinais e sintomas podem aparecer após anos, destacando-se a predominância da intolerância em atividades físicas e a dispnéia, levando o portador, ao sedentarismo, e assim, agravando seu prognóstico e qualidade de vida. É necessário que seu tratamento seja amplo e eficaz, a fim de amenizar seus prejuízos físicos e também psicológicos, dentre eles, inclui-se o uso de Oxigenioterapia, Ventilação não-invasiva (VNI), dispositivo de pressão expiratória positiva oscilante (Flutter®), fisioterapia, fármacos e a um programa educativo que englobe pacientes e familiares para um melhor entendimento da doença, diminuindo os níveis de ansiedade e depressão. A Fisioterapia Respiratória tem por objetivo, reabilitar este doente, complementando seu tratamento através de um Programa de Reabilitação Pulmonar (PRP) adequado, sendo o treinamento combinado, o mais completo funcionalmente, sobretudo o associado à exercícios físicos que buscam uma otimização da condição muscular, onde é possível observar seus benefícios na contribuição para uma melhor condição de vida destes pacientes.

Palavras chaves: (DPOC, tolerância física, exercícios físicos, Programa de Reabilitação Pulmonar)

Abstract

The COPD is one of the most important diseases of the twentieth century, for be incurable and of high incidence, generating high costs for health management. Its main etiological agent, is the smoke, being the cessation of this, your best form of prevention. The signs and symptoms can appear after years, highlighting the prevalence of intolerance on physical activities and dyspnea , leading the carrier, to sedentary lifestyle, and thus worsening their prognosis and the quality of life. It is necessary that your treatment to be comprehensive and effective, in order to mitigate its damages physical and psychological, well among them includes the use of Oxygen therapy, ventilation non-invasive (VNI), device oscillating positive expiratory pressure (Flutter ®), physiotherapy, drugs and an educational program that encompasses patients and families to a better understanding of the disease by lowering levels of anxiety and depression. The Respiratory Physicaltherapy aims to rehabilitate this patient, complementing their treatment through a Pulmonary Rehabilitation Program (PRP) suitable being combined training, the most functionally complete, mainly associated with the physical exercise that

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com