TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas de Análise Qualitativa

Por:   •  22/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Seguem sete procedimentos de análise, que foram desenvolvidos, ou redescobertos, nos últimos anos, na área da pesquisa qualitativa, que apresentam a variabilidade da pesquisa qualitativa moderna.

• Teoria Fundamentada (Grounded Theory) – parte da suposição de que o pesquisador, já durante a coleta de dados, desenvolve, aprimora e interliga conceitos teóricos, construtos e hipóteses, de tal maneira que levantamento e análise se superpõe. Pode ser utilizada especialmente na pesquisa de campo que usa observação participante. Além disso, é útil em pesquisas exploratórias.

• Análise Fenomenológica – é caracterizada por dois elementos essenciais:

o A descrição dos fenômenos da perspectiva do sujeito e suas intenções são o ponto de partida;

o Tenta-se uma redução ao núcleo essencial por meio de variações do fenômeno.

• Hermenêutica – técnica que pretende a gradativa modificação do pré-conhecimento do intérprete, chegar a uma interpretação da perspectiva subjetiva dos seus sujeitos. É útil para uma interpretação muito detalhada e segura de material de texto, especialmente de entrevistas abertas e pouco estruturadas. Ela pode ser o ponto de partida para outras análises.

• Análise de Conteúdo Qualitativa – quer analisar textos de maneira sistemática, por maio de um sistema de categorias, desenvolvido a partir do material e guiado por teoria. Apropriada para tratamento de texto de maneira sistemática e baseada em teoria. Permite lidar com grande quantidade de texto.

• Hermenêutica Objetiva – quer desvendar as estruturas objetivas subjacentes às significações subjetivas. Para isto comparam-se, sucessivamente, conteúdos significativos possíveis e reais do material. Recomenda-se para pesquisa cujo objetivo é menos a significação subjetiva e mais a estrutura geral subjacente. Por causa do seu procedimento dispendioso, somente pode ser utilizada em segmentos pequenos do material ou utilizando recursos consideráveis.

• Interpretação Psicanalítica de Texto – parte da premissa de que o material não está completamente compreensível, quando se fica na superfície. Com meios psicanalíticos objetiva-se desenterrar conteúdos reprimidos e analisá-los em termos da sua condicionalidade social e de sua relevância. Baseia-se num referencial teórico predeterminado, mas dentre este referencial pode fornecer importantes explicações sobre conteúdos de significações reprimidas no contexto social.

• Análise Tipológica – baseado em critérios predeterminados, visa-se filtrar tais elementos do material e descrevê-los detalhadamente, de forma a que representem o material de maneira específica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com