TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes Visuais Na Educacao Infantil

Artigos Científicos: Artes Visuais Na Educacao Infantil. Pesquise 792.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 7

TÍTULO DA PESQUISA : ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Campo Grande – MS

2014

TEMA: ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Inclusão de projetos de conhecimento e apreciação, de artes visuais, nas aulas das crianças da educação infantil.

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

 Quais são as metodologias utilizadas para a inserção de artes visuais apropriados para essa determinada idade?

 De que forma a realidade é levada para dentro da escola, trabalhando com as artes visuais?

 HIPÓTESE

Nossas escolas estão preparadas para elaborar programas que possam conter no campo técnico das artes visuais para as crianças aprenderem de uma forma mais inovadora?

JUSTIFICATIVA

O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.

No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos. A criação é exclusividade das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.•.

OBJETIVOS GERAIS

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil do MEC e a Proposta Pedagógica de Educação Infantil de Ribas do Rio Pardo, o trabalho com Artes Visuais tem como objetivos:

ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;

comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio de todas as expressões das artes visuais: colagem pintura, desenho e escultura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;

Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;

Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;

Identificar e utilizar os materiais, instrumentos e técnicas relacionadas com as atividades artísticas;

Observar, apreciar e fazer a releitura das produções artísticas de artistas regionais do nosso estado. Contextualizar algumas obras, conhecendo sobre a vida dos artistas, sua época e local onde viveram.

CONTEÚDOS

Espaço, superfície, volume, linha, textura, forma, cor, luminosidade e ponto;

Coordenação motora ampla e fina;

Expressão oral e escrita;

Vida e obra de artistas do nosso estado.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Para facilitar o trabalho nesta área, organizamos os conteúdos em blocos e sub-temas, afim de facilitar a organização da professora:

BLOCO 1: Produção – O fazer artístico: sub-tema: Colagem

sub-tema: Pintura

sub-tema: Escultura

sub-tema: Desenho

BLOCO 2: Apreciação, reflexão e releitura

BLOCO 1 – Produção.

Neste bloco estão os conteúdos que se relacionam com o fazer artístico, organizados de acordo com as diferentes modalidades e procedimentos no uso de materiais como lápis, pinceis, tintas, papeis, cola etc. Ao planejar as atividades, é preciso considerar as habilidades motoras de cada faixa etária e trabalhar com as crianças os cuidados necessários com os outros e consigo mesmas no uso desses.

Materiais.

Colagem: Para fazer colagem, é preciso trabalhar em duas fases: a coleta, na qual se escolhe o material a ser colado; e a composição, na qual se escolhe o, lugar apropriado para colar os papeis ou objetos, procurando compor as formas entre si.

Pintura: Os trabalhos iniciais de pintura devem desenvolver a sensibilização da criança com a tinta e para isso podemos dispensar os pinceis e outros instrumentos e usar as partes do corpo como as mãos ou os pés.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com