TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

ALEXANDRA CRISTINA FLORIANO ZANIS

CAMILA MERINI VIEIRA MOURA FERRO

FABIANA ROBERTA VIEIRA RIBEIRO

JOANA CLAUDIA FINARDI

MARGARETE MAZZINI MAESTRI RUOFF

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Educação Inclusiva.

Prof. Gilson Roberto da Silva

Rio do Sul

2014



  1. INTRODUÇÃO

        Compreender prática pedagógica no momento atual da sociedade brasileira requer a utilização da categoria totalidade, entendida como a expressão das características marcantes da sociedade que influenciam a realidade educacional. Ter como ponto de partida os aspectos da formação sócia econômica brasileira, as relações de produção, classes sociais, cultura como prática social e ideologia são fundamentais para analisar os múltiplos determinantes da prática pedagógica.

A prática pedagógica tem sido evidenciada como sendo de extrema importância na constituição de ser professor advindo de todo processo formativo onde o saber é vital, necessário e indispensável frente aos novos desafios sócios educativos. O importante papel que o professor exerce no sistema de ensino exige o reconhecimento de que este profissional necessita de uma formação continuada através de capacitação, qualificação aperfeiçoamento e antes de tudo, ter o propósito de reflexão inovadora, reelaborando continuamente suas práticas docentes. Além disso, este profissional enfrenta grande desafio de se consolidar como profissional frente ás dificuldades e aos obstáculos do cotidiano escolar, onde a base de sua prática é a sala de aula.

2  DESEMVOLVIMENTO

        No decorrer da construção educacional, várias práticas pedagógicas foram utilizadas afins de que o aluno tenha uma melhor compreensão daquilo que está sendo ensinado, sendo o aluno o principal foco da escola, no que diz respeito à aprendizagem, é necessário que haja em primeiro lugar professores comprometidos com seu papel de educadores, mediando o trabalho escolar interagindo com o aluno, construindo novos conhecimentos, sendo assim efetivado o aprendizado. É necessário que se trabalhe o contexto social e cultural dentro da sala de aula, pois, o aluno perceberá que o que ele aprende está inserido no seu cotidiano, na sua realidade.

        Utilizar-se de outras metodologias de ensino irão favorecer o trabalho do professor e também melhorar a compreensão e a construção do conhecimento fazendo parte da prática pedagógica. O professor levará o aluno a questionar sobre os conteúdos propostos, e juntamente com seus colegas, partilhar ideias, conhecimento, cada qual tirando suas conclusões. Nunca devemos utilizar práticas tradicionais, pois, o conhecimento deve ser construído, não depositado. A partir de práticas tradicionais concebe-se uma educação retrógrada, onde o aluno é um mero expectador, passivo, internalizando sua aprendizagem somente por meio da repetição e decoreba. Toda prática pedagógica possui resultado positivo ou negativo, dependendo do resultado, caberá ao professor utilizar-se do seu conhecimento e reelaborar sua prática, se o resultado for positivo, pode-se melhorar ainda mais, se o resultado for negativo, à que se rever está prática ou até mesmo buscar novas a fim de serem utilizadas e avaliadas.

Para que a prática pedagógica obtenha ótimos resultados, é necessário comprometimento de todos, sejam eles alunos e professores, para que isso se realize da melhor forma possível. O professor pode utilizar o contrato didático, onde este constará os compromissos assumidos entre aluno e professor e vice versa, também os objetivos a serem alcançados, para que a aprendizagem se de por completo positivando assim a prática pedagógica.

        Uma experiência exitosa que vem tendo um ótimo resultado é a Feira Interna de Matemática que ocorre anualmente nos meses de junho, no Colégio Dom Bosco localizado na cidade de Rio do Sul, SC. A feira tem como objetivo principal despertar nos alunos maior interesse pela aprendizagem matemática, além de incentivar a socialização de experiências e pesquisas nesta área, bem como, selecionar trabalho para representar o colégio na Feira Regional de Matemática. Os trabalhos são desenvolvidos dentro da disciplina de Matemática Aplicada e são avaliados quesitos como: comunicação do trabalho (clareza, adequação da linguagem e objetividade), conteúdo matemático (no mínimo de acordo com a categoria), qualidade científica (apresentação do resumo, objetividade do trabalho), relevância social (importância do trabalho para a comunidade escolar e social), ênfase no conteúdo matemático (clareza nas definições, operações e propriedades matemáticas aplicadas). O sucesso da feira sem dúvidas está na socialização e troca de experiência entre alunos participantes, visitantes e professores, o maior interesse na aprendizagem matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com