TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES/ SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Por:   •  1/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 4

FUNCIONAMENTO/ PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS.

Segundo Rui e Mari Sartoretto (2010) “a expressão “atendimento educacional especializado”, que já vinha sendo utilizada pela literatura especializada, foi recepcionada pela Carta Constitucional de 1988, a qual, no seu artigo 208, inciso III, proclama como dever do Estado, entre outros, o de garantir o “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiências, preferencialmente na rede regular de ensino”.

A educação especial organizou a modalidade de serviço AEE (Atendimento Educacional Especializado) com o intuito de identificar, organizar e fundamentar o conceito de normalidade/anormalidade, determinando formas de atendimento clínico-terapêutico que definem as práticas escolares para os alunos com deficiência/necessidades educacionais especiais. Os mesmos complementam e/ou suplementam a formação do aluno, visando a sua autonomia dentro e fora da escola. Não tendo nenhuma singularidade com o reforço escolar, preiteando funções próprias do ensino especial.

Antigamente era vigente um atendimento baseado em paralelos com a educação comum, pensava–se que seria a forma mais apropriada para o atendimento de alunos que apresentavam deficiência ou que não se adequassem aos sistemas de ensino. Essa concepção exerceu impacto duradouro na história da educação especial, resultando em práticas que enfatizavam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à sua dimensão pedagógica. Porém a partir do reconhecimento da diversidade e dos avanços estudantis feitos na área esse conceito veio e vem se modificando, as legislações, as práticas educacionais e de gestão, indicando a necessidade de se promover uma reestruturação das escolas de ensino regular e da educação especial.

Esse tipo de atendimento é destinado a alunos que possuem deficiência de natureza física intelectual ou sensorial, impossibilitando sua participação plena e efetiva na sociedade diante de barreiras, com transtornos globais do desenvolvimento, com altas habilidades/superdotação. Disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização, oferece tecnologia assistida, adéqua e produz materiais didáticos e pedagógicos tendo em vista as necessidades específicas dos alunos. Oportunizando o enriquecimento curricular o AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum AEE Atendimento Educacional Especializado (2008).

A educação inclusiva, a partir do reconhecimento e valorização da diversidade tem provocado mudanças na escola e na formação docente, propondo uma educação que beneficie todos os alunos. A organização de uma escola para todos deve sempre promover o acesso à escolarização e ao atendimento às necessidades educacionais especiais, trazendo uma abordagem que responda crianças, jovens e adultos com o foca nas pessoas ou grupos que estão à margem da exclusão. A educação inclusiva gera uma sociedade inclusiva que adapta os sistemas e instituições sociais as necessidades de todas as pessoas e não o contrário.

Referências

http://www.unioeste.br/projetos/histedopr/monografias/3turma/Claci_Sala_de_Recursos.pdf

http://www.pmpf.rs.gov.br/servicos/geral/files/portal/AEE_Apresentacao_Completa_01_03_2008.pdf

http://assistiva.com.br/AEE_Laborat%C3%B3rios.pdf

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES/ SALAS DE RECURSOS MULTIFULCIONAIS.

O AEE (Atendimento Educacional Especializado) só pode ser realizado com excelência por profissionais com conhecimentos específicos, o professor deve ter como base da sua formação, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área tais como: Conhecimentos específicos no ensino da Língua Brasileira de Sinais, da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua, do sistema Braille, do soroban, da orientação e mobilidade, das atividades de vida autônoma, da comunicação alternativa, do desenvolvimento dos processos mentais superiores, dos programas de enriquecimento curricular, da adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos, da utilização de recursos ópticos e não ópticos, da tecnologia assistiva e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com