TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PREVENÇÃO DO SOBREPESO E OBESIDADE NO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  17/6/2016  •  Monografia  •  11.408 Palavras (46 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 46

[pic 1]

FACULDADE DE SINOP

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

KAREN KRISTINA ALMEIDA SECOLINI

O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PREVENÇÃO DO SOBREPESO E OBESIDADE NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Sinop-MT

2011 [pic 2]

KAREN KRISTINA ALMEIDA SECOLINI

O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PREVENÇÃO DO SOBREPESO E OBESIDADE NO 6º ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Avaliadora do Departamento de Educação Física, da Faculdade de Sinop – FASIPE, Campus de Sinop-MT, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Educação Física.

 Orentador: Profº Maicon Caneppele

Sinop-MT

2011

KAREN KRISTINA ALMEIDA SECOLINI[pic 3][pic 4]

O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PREVENÇÃO DO SOBREPESO E OBESIDADE NO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Banca Avaliadora do Departamento de Educação Física, da Faculdade de Sinop – FASIPE, Campus de Sinop-MT, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Educação Física.

Aprovado em __/__/____.

__________________________________

Prof. Maicon Caneppele

Professor Orientador

Departamento de Educação Física

FASIPE – Faculdade de Sinop

_________________________________

Professor (a) Avaliador (a)

Departamento de Educação Física

FASIPE – Faculdade de Sinop

_________________________________

Professor (a) Avaliador (a)

Departamento de Educação Física

FASIPE – Faculdade de Sinop

Sinop-MT

2011[pic 5]

[pic 6]

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, onde encontrei força nas horas difíceis, a minha mãe e meu pai, por sempre me incentivar a correr atrás dos meus sonhos e objetivos.

A todos meus amigos, por terem paciência comigo, principalmente no decorrer da monografia.

E ao meu orientador e amigo, Professor Maicon Caneppele, meus sinceros agradecimentos.

III

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, por ser a origem de tudo e por estar sempre presente em minha vida;

À minha família, pela paciência que tiveram comigo neste período, aos conselhos que me ajudaram muito, principalmente a não desistir e a confiança que depositaram em mim;

A todos os professores que constituem o núcleo do curso de Educação Física da Faculdade FASIPE, pois me ajudaram quando eu estava sem orientador;

Ao meu amigo e orientador deste trabalho, o Professor Maicon Caneppele, que sempre acreditou na importância da pesquisa, a todos os alunos que participaram desta pesquisa, pois sem eles a minha pesquisa não teria sido concluída com êxito.

[pic 7]

IV

 “Poucas coisas na vida são mais importantes do que a saúde. E poucas coisas são tão essenciais para a saúde e o bem-estar como a atividade física”.

NAHAS, M. V.

 V

SECOLINI Karen Kristina Almeida, O papel da Educação Física na prevenção do Sobrepeso e Obesidade no 6º Ano do ensino fundamental. 2011. 75 laudas, Monografia de conclusão de Curso – FASIPE – Faculdade de Sinop.

RESUMO

O objetivo geral deste estudo foi analisar o papel da Educação Física para prevenir o sobrepeso e obesidade na escola. Já os objetivos específicos têm embasamento na sustentação e desenvolvimento da pesquisa, onde se buscou identificar como o professor de Educação Física trabalha a prevenção do sobrepeso e a obesidade. Analisar qual o entendimento que os alunos têm sobre o sobrepeso e obesidade e verificar se os alunos sofrem alguma forma de preconceito relacionado ao sobrepeso e obesidade. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede Municipal, com alunos do 6º ano do ensino fundamental, na cidade de Sinop-MT. No geral, a pesquisa abrangeu um número de 55 alunos, sendo 26 do gênero masculino e 29 do gênero feminino, de 11 a 12 anos de idade e o professor de Educação Física de cada escola. Está pesquisa teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, sendo uma pesquisa de campo, que permitiu uma melhor interpretação de dados, os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários aplicados para alunos e professores de Educação Física. Ao final, concluiu-se que os professores se preocupam com a inclusão destes alunos nas aulas de Educação Física. Constatou-se também, que os alunos têm consciência do que é obesidade. Porém, foi encontrada deficiência no que se refere à orientação dos hábitos alimentares saudáveis, pois entende-se que é necessário trabalhar mais este tema com os alunos e comunidade, devido a sua importância para uma boa qualidade de vida. A partir das reflexões levantadas durante o estudo, pode-se perceber que a Educação Física Escolar possui papel fundamental na construção de um estilo de vida ativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (82.6 Kb)   pdf (525.9 Kb)   docx (117 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com