TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL II PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  21/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

MOREIRA, Francisca Antônia da Silva. Educação Física Escolar na prevenção da obesidade Infantil no Ensino Fundamental II. 2018. 17 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Fortaleza, 2018.

RESUMO

A obesidade infantil é considerada pela Organização Mundial de Saúde um problema alarmante e de natureza pública. A Educação Física Escolar tem um papel fundamental na prevenção da obesidade infantil. O método usado para o desenvolvimento do projeto foi a revisão de literatura e artigos científicos publicados. Algumas causas da obesidade infantil são: a má alimentação, sedentarismo, a falta de informação e orientação dos pais e algumas vezes socioeconômico. Para combater a perda de peso deve ser feito atividades física, escolher alimentos saudáveis nas refeições diárias.  É de suma importância a escola apresentar atividades educativas e informações na prevenção da obesidade infantil para que a criança aprenda a se conscientizar o que é melhor para sua saúde e qualidade de vida.

Palavras-chave: Educação Física escolar. Obesidade Infantil. Prevenção.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

1.1        TEMA DO PROJETO        7

1.2        JUSTIFICATIVA        8

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        9

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        10

1.5        OBJETIVOS        11

2        REVISÃO DE LITERATURA        12

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        14

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        15

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

6        REFERÊNCIAS        17


  1. INTRODUÇÃO

A obesidade infantil é considerada pela Organização Mundial de Saúde um problema alarmante e de natureza pública, que vem aumentando a cada dia que passa, havendo altos índices de morbidade e mortalidade nas crianças e adolescentes, bem como doenças tipo: pressão arterial, diabetes e colesterol elevado, problemas nas articulações (devido ao aumento do peso) são as mais comuns e ainda tem o lado  psicológico: depressão ansiedade e  déficits de competência social, que só aparecem no momento em que a criança obesa é discriminada por colegas que não são obesos, e muitas vezes são excluídas das atividades físicas por serem lentas demais.

Com a nova tecnologia, uso de smartphones, computadores e videogames de última geração, foi benéfico e maléfico ao mesmo tempo, o que tornou as crianças mais sedentárias, passam mais tempo em frente a televisão jogando em videogame e diante da violência urbana, as crianças passam mais tempo dentro de casa ficando assim sem fazer atividades físicas como correr, jogar bolar brincar etc.

 Como as aulas de Educação física escolar contribuirá para a prevenção da obesidade infantil, com a prática de exercícios físicos, cuidados com uma alimentação saudável e estar em harmonia consigo mesmo.

Os objetivos gerais e específicos são identificar as causas e a prevenção da obesidade infantil no ensino fundamental II e que a escola e a família têm um papel importantíssimo na conscientização e prevenção da obesidade infantil.

A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, estudo bibliográfico e artigos científicos publicados, sites da Scielo.

A prevenção é o melhor remédio, começando pela a reeducação alimentar, manutenção de peso, exercícios físicos são fundamentais para mudança de hábitos. A reeducação alimentar e o aumento da atividade física são essenciais para a saúde e a qualidade de vida.

O projeto de pesquisa tem como base o incentivo a prática de exercícios físicos nas aulas de educação física com jogos e brincadeiras para um gasto de calorias.

A família e a escola têm um papel importante na prevenção da obesidade infantil e qualidade de vida na saúde.

É importante a escola trabalhar com ações preventivas na obesidade infantil

Com a apresentação desse projeto de pesquisa pretendo comprovar a importância das aulas de educação física na prevenção e controle da obesidade infantil.

Estudos mostram que a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável trazem benefícios para uma qualidade de vida.

  1. TEMA DO PROJETO

a educação física escolar na prevenção da obesidade infantil no ensino fundamental iI

  1. JUSTIFICATIVA

O presente projeto tem o objetivo de trabalhar a obesidade infantil de uma forma mais amplo, vem aumentando de forma alarmante no mundo, sendo considerada como uma epidemia de saúde pública, pois atingir todos, não importando faixa etária, etnia e sócio econômico.

 Antigamente a obesidade era considerada um sinal de saúde e beleza, que ser obeso seria vantajoso, mas com o decorrer dos anos esse padrão foi mudado, e atualmente o padrão de beleza é ser magro.

     FARINATTI (2005) diz que podemos observar e questionar o porquê de encontramos tantas crianças acima do peso, tempos atrás eram pouquíssimos e atualmente o índice é altíssimo decorrente de muitos fatores que influenciaram a obesidade infantil.

A literatura vem mostrando que o excesso de peso é um fator de risco à qualidade de vida afetando a saúde física, ocasionados doenças crônicas degenerativas não infecciosas, tais como diabetes, colesterol alto, hipertensão etc. (COUTINHO,1998). E quanto as complicações psicológicas apresenta baixa estima, pouco desempenho nas aulas de educação física e discriminação dos colegas, baixo conceito, etc. (Fonseca & Matos, 2005; Hara & Priszkulnik, 2004; Kiess e cols., 2006; Repetto, Rizzolli &Bonatto, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (183.8 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com