TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PROFESSOR E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Por:   •  14/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 5

O PAPEL DO PROFESSOR E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

O objetivo e maneira de ensinar é mostrar a importância da Matemática no período da alfabetização. As metodologias utilizadas nas escolas é um dos principais fatores de influência na aprendizagem desta disciplina.

Ensinar matemática nos anos iniciais é despertar o interesse no estudante, estimular o pensamento autônomo, a criatividade, a concentração, trabalhar maneiras atrativas e lúdicas aprimorando a socialização e o estimulo das interações do mesmo.

Para tanto, segundo Starepravo (2009, p. 41), a ressignificação desses conceitos é um dado importante, pois:

[...] apesar das grandes reformas que vivenciamos nos últimos anos, fruto do grande volume de conhecimento produzido cada vez de forma mais rápida, ainda temos algumas escolas cuja relação entre aluno, professor e saber está pautada na transmissão.

Para obter sucesso no aprendizado desta matéria o aluno deve ter contato com a mesma, isso fará com que se torne um cidadão preparado para o mundo moderno, logo terá chance de interagir com tecnologias atuais, capacitação para resolver problemas e melhores chances no mercado de trabalho.

AS TÉCNICAS DE ENSINAR MATEMÁTICA

Uma das maiores preocupações dos professores é saber qual a forma ideal de ensinar para seus alunos, na verdade o ideal é o aproveitamento que o estudante está tendo diante do desafio de aprender.

A proposta inicial é colocar o aluno como centro do processo educacional, e analisar suas habilidades e explora-las, o professor vai exercer o papel de mediador, enquanto, o aluno será responsável pela sua aprendizagem.

Essa metodologia parte do conhecimento prévio da criança, o que ela aprendeu antes de iniciar o ensino fundamental, suas experiências.

Existem diversas maneiras de trabalhar a disciplina na qual o professor primeiramente deve conhecer sua sala, suas dificuldades e trabalhar de forma que o aluno consiga trazer para o seu cotidiano e depois aplicar de maneira cientifica. O importante é que o aluno consiga entender o quanto a Matemática é útil em sua vida e que ela está presente na sua realidade desde o momento em que ao entrar em uma padaria para comprar um pão para seu café matinal, na qual precisa conhecer a relação de quantidade, utilizar as operações ao pagar. Para contar quantos brinquedos ele possui, é necessário ter a noção dos números cardinais quantos anos ele tem e resoluções de problemas simples ao realizar exercícios de fixação sobre adição e subtração.

O importante é que aluno tenha a percepção que ele conhece a Matemática de forma indireta e como pode ser prazeroso aprender essa disciplina, isso vai depender muito da técnica que o professor utiliza em sala de aula, em que (1991, p.116), em que Machado afirma:

[...] analogamente, no caso de processo de produção do conhecimento, na aprendizagem da língua ou da matemática, a técnica alimenta o significado que alimenta a técnica... E assim por diante.

RECURSOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA

Estamos inseridos na era da tecnologia, na qual informações estão mais acessíveis, então logo se pensa em utilizar esses meios tecnológicos para trazer novidade para sala de aula.

A diferença está na metodologia adotada pelo professor para explorar o conhecimento do seu aluno, e quais os materiais que ele vai utilizar para que o aluno consiga desenvolver suas habilidades matemáticas.

Como afirmam Miranda & Laudares (2007), é preciso sair da caverna e inovar os métodos de ensinar Matemática, na qual o único meio de ensinar era exposição oral de exercício, devemos seguir novas tendências de ensino da educação, como jogos, investigações, uso de materiais, manipulações, mídias tecnológicas e resoluções de problemas, entre outras.

Além de utilização de jogos e meios tecnológicos o professor pode utilizar exemplos que acontecem em sala de aula, que segunda Kami (2012), nos demonstra oportunidades que o professor tem em sala de aula de apresentar a matemática para os discentes, uma das formas que ele cita é a arrumação da sala de aula, por exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com