TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PEDAGOGO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.202 Palavras (13 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS – UNITINS

CÂMPUS ARAGUATINS

CURSO PEDAGOGIA

LEONARDO SILVA NOGUEIRA

ESTAGÍO SUPERVISIONADO I  

ARAGUATINS–TO
2017

LEONARDO SILVA NOGUEIRA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I  

Relatório de Observação apresentado à UNITINS, sob a orientação da Professora Esp. Lívia Maria de Carvalho Cardoso, em atendimento às exigências para obtenção de nota parcial da disciplina de Estágio Supervisionado I.

ARAGUATINS–TO
2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------4
  2. O PAPEL DO PEDAGOGO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL -----------------------------------------------------------------------------6
  3. RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DO PAPEL DO PEDAGOGO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL---------------------------------------7
  4. CONHECENDO O PAPEL DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES --------------------------------------------------------------------------------10
  5. RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES ------------------------------------------------------------------------12
  6. CONSIDERAÇÕES FINAIS --------------------------------------------------------14

REFERÊNCIA


INTRODUÇÃO        

        O estágio de observação do ensino fundamental tem como proposito, analisa como se desenvolve o ensino em sala, como o docente está atuando, que recursos metodológicos estão sendo utilizados para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, como se dá a relação professor; aluno, o ambiente escolar, todos os aspectos importantes à criança, para o bom andamento da escola e do ensino-aprendizagem.

        O objetivo do estágio e proporcionar ao acadêmico, instrumentos e experiências do ambiente, a qual ele estará inserido ao final do processo de sua formação, ele se constitui como o elo entre teoria e pratica, para que assim o então logo professor tenha uma real noção das dificuldades que ele poderá encontrar, proporcionando assim sua formação integral.

        Foram desenvolvidas as atividades de observação no ensino fundamental com os alunos do 4º ano, da Escola Estadual de tempo integral Denise Gomide Amui, sendo 8horas em sala de aula e 2horas de entrevista com a equipe gestora da instituição.

        A sala contemplada conta com 24 crianças, a maioria e de baixa renda, alguns participam de programa do governo federal, como bolsa família, minha casa minha vida entre outros.

        A Escola Estadual de tempo integral Denise Gomide Amui, fica localizada na Rua Quintino bocaiuva, n°494, nova Araguatins, atende a um público bem variado, onde a maioria dos frequentadores a sua subsistência se dá do trabalho no comercio, da agricultura familiar, ou como autônoma, além do apoio dos programas de assistência social que complementam a renda.

        A segunda etapa de observação ocorreu na APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, que fica localizada na Rua Floriano Peixoto n°343, centro, o qual presta atendimento integral aos portadores de deficiência, incluindo crianças e adolescentes que apresentam necessidades especiais, buscando assim realizar ações pedagógicas que estimule seu desenvolvimento, motor, psíquico e social, objetivando a integração do portador de necessidade ao meio em que vive.

Foram realizadas 8horas de observação em sala de aula e 2horas de entrevista com a equipe gestora.

        O estágio teve como proposito observar a atuação do pedagogo em duas linhas de atuação a primeira nos espaços escolares e a outra em espaços não escolares, de maneira que assim pudesse se te uma visão mais ampla desses dois campos, pretendendo se conhecer em outra perspectiva o trabalho do professor, de que maneira ocorre o uso metodológico, como ocorre o trabalho real do pedagogo, como ele lida com as dificuldades encontradas no dia a dia, entre outros aspectos importantes para aprendizagem.

        O foco principal elencado nesse relatório e analisa a concepção, do pedagogo nos anos iniciais do ensino fundamental, como se da sua atuação em espaços escolares e não escolares, como as mudanças que vem ocorrendo tanto sociais como na metodologia de ensino, vem afetando as instituições e professores, e de que maneira essa reestruração no ensino efetivamente trará resultados positivos.


  1. Breve Histórico da Educação Infantil

A Educação Infantil nem sempre teve um lugar de relevância na formação da criança, na idade média era baseado em alguns costumes herdados da Antiguidade. Nas sociedades antigas, o status da criança era nulo.

A Educação Infantil surgiu como uma instituição assistencial, que vinha com objetivo de suprir as necessidades da criança e de ocupar, em muitos aspectos o lugar da família.

“O enfoque do atendimento nesse período       era assistencial e compensatório, caracterizado pelo ‘esquecimento’ dos recursos humanos e pela ausência de projetos e propostas do governo e de criação de cursos de formação para o profissional.” (op. cit., p.142)

As creches são produto da revolução industrial. No Brasil surge em função da crescente urbanização e estruturação do capitalismo e, com ele, a necessidade dada mulher em ocupar o mercado de trabalho, desencadeando uma movimentação entre os operários pela reivindicação de um lugar para deixarem seus filhos.

Bujes destaca o caráter ideológico das instituições de educação infantil:

                [...] o que se pode notar, do que foi dito até aqui, é que as creche e pré-escolas surgiram a partir de mudanças econômicas, políticas e sociais que ocorreram na sociedade: pela incorporação das mulheres à força de trabalho assalariado, na organização das famílias, num novo papel da mulher, numa nova relação entre os sexos, para citar apenas as mais evidentes. Mas, também, por razões que se identificam com um conjunto de ideias novas sobre a infância, sobre o papel da criança na sociedade e de como torná-la, através da educação, um indivíduo produtivo e ajustado às exigências desse conjunto social. (Bujes, 2001, p.15).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (231.2 Kb)   docx (89.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com