TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS SOBRE AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  3/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE TOCANTINÓPOLIS

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

KAMILAH BORGES PIMENTEL

RELATÓRIO DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS SOBRE AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

TOCANTINÓPOLIS –TO[pic 2]

2017[pic 3]

KAMILAH BORGES PIMENTEL

RELATÓRIO DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS SOBRE AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Trabalho apresentado na disciplina de Didática na educação básica no terceiro período do curso de Licenciatura em Educação Física, para obtenção parcial de nota do primeiro bimestre.

Prof. Ma. Marilene Soares.

TOCANTINÓPOLIS -TO

2017

Relatório das apresentações de trabalhos sobre as abordagens pedagógicas da educação física

        As apresentações iniciaram no dia vinte e quatro de abril de dois mil e dezessete. A primeira abordagem a ser apresentada pelos alunos Flavio, Natalia e Jayron, foi a abordagem desenvolvimentista, “o modelo desenvolvimentista defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física. Esta deve privilegiar a aprendizagem do movimento e proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido [...]” (Silva, et al. 2010). Fizeram uma apresentação teórica e pratica, na parte teórica explicaram sobre a abordagem utilizando slides, alguns dos pontos que eles frisaram em relação à abordagem foi que: o movimento é o principal meio e fim da educação física, uma aula de educação física deve privilegiar o movimento, a educação física deve proporcionar condições para que o desenvolvimento motor seja desenvolvido, esses conteúdos devem ser desenvolvidos desde as habilidades básicas (andar, correr, saltar) às mais especificas (dança, pratica de esportes, jogo, etc), falaram também da fase do desenvolvimentismo de 4 aos 14 anos. Na parte pratica fizeram uma atividade onde alguns alunos foram escolhidos para realizar, tendo que pular em papeis da maneira que um dos integrantes do grupo pediu, nesta atividade poderia desenvolver na criança a percepção e a coordenação motora.

        A segunda apresentação foi sobre a abordagem construtivista-interacionista, quem apresentou foi a aluna Mikaella, pontos que ela falou sobre a abordagem foi que ela: visa melhorar a coordenação motora e psíquica da criança, construir a aprendizagem do professor-aluno e aluno-professor, ensinar do mais fácil para o mais difícil, o professor deve ser criativo e trabalhar de acordo com o cotidiano das crianças, possibilita maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada da educação física nos primeiros anos da educação formal, e que é muito importante nesta abordagem a relação do sujeito com o meio, com o objeto. Logo após a aluna fez duas atividades com a turma, a primeira foi com balões, cantando e movimentando os balões de acordo a musica ‘escravos de jó’. A segunda atividade ela ia comandando gestos e sons para que cada grupo fizesse. Assim com essas atividades poderia se trabalhar a coordenação motora e psíquica da criança.

        A terceira apresentação foi sobre a abordagem crítico-superadora, com os alunos Marcio, Murillo e Luan. Apresentaram a parte teórica com slides explicando esta abordagem, algumas coisas que falaram foram que esta abordagem: tem percepção histórico critica como ponto de partida, promove a compreensão do coletivo e do respeito necessário para a boa convivência, não se trata apenas de aprender o jogo pelo jogo ou o esporte pelo esporte, não se reduz a comparar, competir e selecionar, na abordagem crítico-superadora os conteúdos são para ampliar o conhecimento dos alunos, não só nas atividades praticas, mas no confronto com dados da realidade. Citaram também o livro, O coletivo de autores de 1992 que fala sobre essas abordagem. Posteriormente fizeram uma atividade pratica baseada em um jogo de basquete, que infelizmente não é uma atividade que abordaria esta abordagem crítico-superadora devido à competitividade. Esta foi a ultima apresentação da aula.

        No dia dois de maio de dois mil e dezessete continuaram se as apresentações com as alunas Sâmara e Luana falando da abordagem sistêmica que: “apoia-se no entendimento de que é um sistema aberto que influencia e é influenciado pela sociedade. Busca engranzar o aluno dentro da cultura do movimento a partir dos conteúdos oferecidos na escola proporcionando novas experiências” (Silva, et al. 2010). Fizeram um bingo educativo com frases que enfatizavam pontos sobre esta abordagem, e foi com a participação de toda a turma, fizeram também outra atividade fora da sala de aula trabalhando sobre corrupção e honestidade dos envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com