TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação para portifolio

Por:   •  8/6/2019  •  Seminário  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  10 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA

DEPARTAMENTO DE SAÚDE E SOCIEDADE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO

Roteiro com orientações básicas para a construção do portfólio na Disciplina de Estágio Supervisionado no SUS.

Professor: Deison Lucietto

NITERÓI/RJ

2018

APRESENTAÇÃO

Este material traz orientações básicas para a elaboração do portfólio na Disciplina de Estágio Supervisionado no SUS, do curso de Farmácia da Universidade Federal Fluminense.

        Inicialmente são apresentadas breves considerações sobre o portfólio, sua construção e suas utilidades na formação em saúde. Depois, são trazidas orientações sobre a estrutura e os elementos que devem compor o portfólio, bem como dicas para sua organização. Por fim, são estabelecidas suas finalidades, formas de acompanhamento e de avaliação na Disciplina de Estágio Supervisionado no SUS.

Essas orientações têm o intuito principal de auxiliar o(a) estudante de Farmácia da UFF na sua trajetória no SUS (ações e reflexões), servindo como um “guia” para a construção de seu portfólio. Embora se preconize uma estrutura com elementos a serem necessariamente contemplados, defende-se que cada estudante possui liberdade para acrescentar informações e para escolher a melhor forma de apresentar os conteúdos do seu portfólio. Criatividade e autonomia são sempre incentivadas.

Espera-se que a adoção do portfólio na Disciplina possa contribuir para a formação de farmacêuticos críticos, reflexivos e comprometidos com a construção de seu próprio pensar-fazer. Tais aspectos são fundamentais para a melhoria da formação dos profissionais de saúde e, consequentemente, dos modos de prestar o cuidado em saúde no SUS. Desejamos um excelente estágio a todos!

Professor 


1 PORTFÓLIO: DEFINIÇÃO, CONSTRUÇÃO E UTILIDADES

Também conhecido como dossier, processofólio, porta-fólio, portifólio, portefólio e e-fólio (na sua versão digital), o portfólio é um instrumento que organiza a coleção dos trabalhos realizados pelo estudante durante um determinado período. Como representa a produção do estudante, permite acompanhar o seu desenvolvimento (ALVARENGA, 2001; RANGEL, 2003).

Etimologicamente, o termo deriva do latim: “portar” vem de “portare” (carregar, conduzir) e “folium” (das plantas, lâminas e páginas). Ele tem origem no campo das artes visuais e da moda, sendo bastante utilizado no campo da educação como ferramenta pedagógica para o monitoramento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem (REZENDE, 2010). Tem sido visto sob distintas perspectivas: como método, estratégia e instrumento de aprendizagem. Mesmo com diferentes concepções, é considerado um meio inovador e eficaz para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo (CESÁRIO et al., 2016).

Várias são as possibilidades de construção de portfólios, em função dos objetivos de sua utilização: desde aqueles com formatos livres até aqueles que apresentam estrutura e elementos previamente definidos.

Em sentido genérico, enquanto uma construção individual, o portfólio pode incluir registro de visitas, anotações diárias, resumos de textos, projetos e relatórios de pesquisa, anotações de experiências, ensaios autorreflexivos, esquemas, desenhos, fotos, reflexões, provas, testes, produções diversas. Dessa forma, envolve as tarefas que possibilitam discutir como as experiências no curso ou disciplina mudaram a vida, hábitos e comportamentos do estudante (ALVARENGA, 2001; RANGEL, 2003).

De acordo com Alvarenga (2001), o portfólio possui utilidades tanto para discentes quanto para docentes. Para os estudantes destacam-se as seguintes: 1) demonstração de habilidades específicas, competências e valores; 2) reflexão e avaliação sobre o próprio aprendizado; e 3) explicação da natureza do trabalho e o tipo de desenvolvimento que a tarefa possibilitou. Para os professores, especificamente, o portfólio possibilita a avaliação do processo de aprendizagem e o fornecimento de feedbacks.


2 SOBRE O USO DO PORTFÓLIO NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO SUS

2.1 Finalidades do portfólio

O portfólio será utilizado na disciplina Estágio Supervisionado no SUS do Curso de Farmácia da UFF com as finalidades de: 1) acompanhar as atividades realizadas pelo(a) estudante no campo de estágio; 2) acompanhar mudanças nos conhecimentos e atitudes do(a) estudante em relação às práticas de saúde coletiva realizadas; 3) analisar percepções e capacidades crítica e reflexiva do(a) estudante frente às tarefas, desafios e oportunidades no campo de estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com