TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção do perfil de metilação de indivíduos portadores do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) utilizando as técnicas de array e MLPA

Por:   •  29/6/2020  •  Tese  •  14.224 Palavras (57 Páginas)  •  3 Visualizações

Página 1 de 57

Construção do perfil de metilação de indivíduos portadores do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) utilizando as técnicas de array e MLPA

Tese apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Doutora em Ciências

Programa de Patologia

Orientadora: Profª. Drª. Leslie Domenici Kulikowski

São Paulo 2019

Construção do perfil de metilação de indivíduos portadores do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) utilizando as técnicas de array e MLPA

Tese apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Doutora em Ciências

Programa de Patologia

Orientadora: Profª. Drª. Leslie Domenici Kulikowski

São Paulo 2019

[pic 2]

Dedico ao meu amado avô, José Matos Machado, que, finalmente, terá uma “neta doutora”.

À Deus, pela vida e pela força para seguir em frente e concluir este trabalho mesmo com tantas dificuldades.

À minha mãe, pelo amor, dedicação, ensinamentos, orações e pelo exemplo de caráter que é para mim.

Ao meu amado avô, José Machado, sempre tão carinhoso e orgulhoso pelas minhas conquistas. E à minha vó, Nelzimar Moura, pelo seu exemplo de coragem e pela ajuda em muitos momentos durante essa jornada.

Ao meu “primo-amigo”, Márcio Arthur, pela amizade, pela empatia, pelo exemplo que é para mim, por me ensinar tanto e, principalmente, pelo seu incentivo constante. E como se não fosse o bastante, agradeço também pela ajuda na ortografia.

À minhas tias, por todo o suporte, orações e carinho durante toda a minha vida. E, especialmente à minha tia Márcia, sempre disposta a ajudar a todos.

À amiga de todas as horas, Fabrícia Madia, pela imensurável ajuda em tudo! E tudo é TUDO mesmo! Sua escuta e seu cuidado foram e são um alento para a alma diante de tantas adversidades. Sua ajuda prática na etapa laboratorial, nas análises dos dados e na confecção da tese foram fundamentais para a realização deste trabalho. Faltam palavras para agradecê-la por sua Amizade e por tudo o que já fez e faz por mim... Um verdadeiro anjo na minha vida!

À minha tão querida orientadora, Drª. Leslie Domenici Kulikowski, (ou simplesmente, “Lé”), por ter confiado em mim desde o início. Pela sua alegria e otimismo contagiantes. Pela sua disposição em ouvir. Pelos conselhos. Pelo incentivo constante. Por, em vários momentos, acreditar em mim mais do que eu mesma. E, especialmente, pela paciência comigo na etapa final. Muito obrigada!

À minha amiga Cintia Milani, por todo o cuidado, carinho e apoio. Por dividir comigo, tão intensamente, muitos momentos – dos melhores aos mais difíceis dessa caminhada. Por fazer parte da minha vida e por fazê-la melhor.

Às amigas Mari Rocha e Lilian Damasceno, pela amizade, pelo apoio, pela compreensão e, claro, pelos cafés! Com vocês a vida em São Paulo era mais doce e alegre.

À amiga Gabriela Pintar, que tanto já havia feito por mim no mestrado e na vida, que ainda me deu uma luz no início deste trabalho e uma enorme ajuda na reta final.

Aos queridos Fábio Marchi e Jullian Damasceno, por toda a ajuda, não somente com as análises bioinformáticas, mas por toda paciência em esclarecer todas as minhas dúvidas

– que não foram poucas!

Às queridas e aos queridos citogenômicos: Roberta, Évelin, Samar, Amanda, Marília, Yanca, Gil, Amom e Alexandre. A ajuda de vocês tornou o trabalho melhor e os dias no laboratório mais divertidos. Vocês são tops!

Ao Dr. Mauro Muszkat, à Drª. Viviane Schuch e ao Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar (NANI), pela colaboração e por tornarem este trabalho possível.

Ao Dr. Chin Jia Lin, pela disposição em ajudar sempre, desde o meu mestrado.

Ao Departamento de Patologia da FMUSP pela oportunidade e suporte. E, especialmente ao Thiago Rezende pela ajuda e atenção durante esses anos.

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pelo apoio financeiro ao projeto (2014/02565-8), pela bolsa de estudos a mim concedida (2015/05350-5) e pelas incríveis oportunidades que a mim foram proporcionadas.

À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela bolsa de estudos nos dois anos iniciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (104.6 Kb)   pdf (999.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com