TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Por:   •  2/5/2018  •  Artigo  •  6.888 Palavras (28 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 28

INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS- FACEL   

LUCIANA JORGE SALES DA SILVA MAIA                                                                                                              

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

                                                 SANTA LUZIA (MG)

                                                        2017

LUCIANA JORGE SALES DA SILVA MAIA

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

    Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto IPEMIG/FACEL como requisito para obtenção do título de especialista em Educação Inclusiva e especial.                                                      

                                     SANTA LUZIA (MG)

                                                   2017

RESUMO

                   O presente artigo buscou conhecer as características comportamentais e emocionais das crianças portadoras de TDAH no ambiente escolar. Discutiu-se a importância de os educadores possuírem conhecimento sobre transtorno evitando avaliações errôneas sobre o comportamento de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Frisou-se a existência de rotulação equivocada de jovens e crianças portadoras do transtorno. O objetivo geral do trabalho foi conhecer teoricamente as alterações emocionais, e comportamentais da criança com TDAH. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica acerca das possíveis causas e suas principais características da TDAH e a habilidade dos professores para identificar casos de TDAH em sala de aula. Conclui-se que, professores e toda equipe escolar, especialmente com o apoio da família, são determinantes no processo de identificação e observação do comportamento e desempenho dos alunos com TDAH. É preciso que se promova um ensino que abranja os aspectos cognitivos e sócio afetivo de cada indivíduo.

Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Escola. Aprendizagem.

                                             SUMMARY

                   The present article sought to know the behavioral and emotional characteristics of children with ADHD in the school environment. It was discussed the importance of educators having knowledge about disorder avoiding erroneous evaluations on the behavior of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The existence of misleading labeling of young people and children with the disorder was emphasized. The general objective of the study was to know the emotional, behavioral and behavioral changes of children with ADHD. The methodology adopted was the literature review about the possible causes and their main characteristics of ADHD and the ability of teachers to identify cases of ADHD in the classroom. It is concluded that teachers and all school staff, especially with the support of the family, are determinants in the process of identifying and observing the behavior and performance of students with ADHD. It is necessary to promote a teaching that covers the cognitive and affective aspects of each individual.

Keywords: Attention Deficit Disorder and Hyperactivity. School. Learning.

                                      SUMÁRIO:

1 INTRODUÇÃO.............................................................................05

2 DESENVOLVIMENTO..................................................................07

2.1Trastorno de déficit de atenção e hiperatividade 1.....................08

2.2.1 alterações comportamentais e emocionais 2..........................08

2.3.1 Apresentações e análise dos resultados 3..............................11

2.3.2 O conceito e a prática da Educação Física Escolar na visão dos autores selecionados 2....................................................................11

2.3.3 Discursão................................................................................13

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................17

4 REFERÊNCIA...............................................................................19


1 INTRODUÇÃO

                 O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos distúrbios mais comuns na infância e conhecido há muitos anos (aproximadamente cem anos) apesar de seu diagnóstico clínico não ter sido finalizado.

                O médico americano Still, no ano de 1902, descreveu pioneiramente, as características desse transtorno, e os sintomas podem se manifestar desde a tenra idade. Esse distúrbio neurobiológico, tem como sinais, falta de atenção e impulsividade não adequadas ao nível do desenvolvimento, prejudiciais há aprendizagem em crianças de idade escolar. Não existe marcador biológico para o transtorno, mas seu diagnóstico é clínico, baseado em entrevista com o paciente, pais, professores e pessoas que lidam com o portador desse déficit (PHELAN, 2005; TOPCZEWSKI, 2012).    

                 No primeiro momento, parece ser fácil diagnosticar os portadores desse déficit, mas vários sintomas de hiperatividade são semelhantes e por sua vez, confundidos com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Com este intuito, este artigo vem apurar melhor os métodos. Esse transtorno é uma condição neurobiológica que atinge de 3 a 7% da população, e acompanha o indivíduo por toda vida. Diminui a capacidade de atenção de todos atingindo das crianças aos adultos (COLOMBIA et al, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)   pdf (212.6 Kb)   docx (315.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com