TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO HIPERATIVIDADE - TDAH

Por:   •  10/8/2015  •  Monografia  •  4.656 Palavras (19 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 19

SOCIESC- Educação e Tecnologia

Marcela Ferreira Damasceno Torres

 ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO HIPERATIVIDADE - TDAH

Joinville - SC

2011

SOCIESC- Educação e Tecnologia

Marcela Ferreira Damasceno Torres

 ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO HIPERATIVIDADE - TDAH

Projeto de pesquisa como exigência acadêmica do Programa de Atividades Complementares (PAC) para o cumprimento de horas necessárias a sua formação sob orientação do Profª Edla Yara Priess. 

Joinville - SC

2011

DEDICATÓRIA

A caminhada foi longa, o cansaço bateu a porta convidando a desistir, a luta foi intensa mais valeu a pena, venci essa batalha.

Agradeço a todos que colaboram com meu triunfo direta ou indiretamente. Mas principalmente a Deus por me dar sabedoria de ser condecorada com a vitória final.

RESUMO

Esta pesquisa desenvolve um estudo para trabalho prático com os alunos com TDAH, auxiliando-os nos conflitos do seu dia-a-dia. Através dos estudos feitos, observa-se que TDAH – Déficit de Atenção – Hiperatividade, é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda sua vida, caracterizando por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Trata-se de uma alteração do comportamento que impossibilita o indivíduo de permanecer quieto por um determinado período de tempo, ocorrendo mais em meninos do que em meninas. Por conta de seu comportamento, essas crianças são evitadas, consideradas inconvenientes, hiperativas, desatentas, muito agitadas e impulsivas, o que torna muito mais difícil o trabalho do professor em sala.  Sendo assim, prioriza-se muito a importância de diferentes especialistas, profissionais da saúde e da educação.

Palavra-chave: Dificuldade, Impulsividade, Hiperatividade.

"O tempo que levamos dizendo que para haver alegria na escola é preciso primeiro mudar radicalmente o mundo é o tempo que perdemos para começar a inventar e a viver a alegria".

(Paulo Freire)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................................................07

                               

CAPÍTULO I – Alunos Portadores de Transtornos de Déficit de Atenção Hiperatividade -TDAH................................................................................................... .............................................09

  1. -Histórico sobre alunos portadores de TDHA..............................................................................11

  1. -Características de crianças com TDAH......................................................................................14
  1. -Tratamento de alunos portadores de TDAH...............................................................................15
  1. - Profissionais que atuam com alunos portadores de TDAH.......................................................16

CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................................19

REFERÊNCIAS...............................................................................................................................20


 INTRODUÇÃO

O trabalho em questão evidencia que o TDAH é um problema muito sério que dificulta o trabalho do professor, pois, a criança sem limites possui comportamentos parecidos com os da criança hiperativa.

É comum pais, professores e outras pessoas que convivem com esse tipo de criança, apresentar um auto nível de estresse e se sintam perdidos na maneira de como lidar com elas, também ocorre muitas frustrações nos alunos com esse tipo de deficiência e em seus pais, sendo que a criança com TDAH é muitas vezes considerada problemática, bagunceira, malcriada, indisciplinada e até mesmo pouco inteligente.

Em relação ao TDAH o maior problema encontrado é o fato de que o conhecimento sobre ele seja muito pequeno entre pais, professores e até mesmo nas áreas médicas e psicológicas. A maioria das pessoas com TDAH passa a vida inteira sendo acusadas injustamente de mal-educadas, preguiçosas, loucas, desequilibradas e temperamentais, quando, na verdade, são portadoras de uma síndrome que, simplesmente, as faz agir de maneira impulsiva, desatenta e às vezes, até mesmo caótica.

Desta maneira a criança que possui este tipo de transtorno não tem que carregar um estigma que a exclua da escola e do direito de aprender, essas crianças necessitam que a sociedade tome consciência e que lhes assegure; respeito a sua individualidade e ao reconhecimento de suas possibilidades e competência para não deixá-los fracassarem.

 O artigo em questão contribui para que o professor possa identificar quando o aluno realmente possui ou não a deficiência, tratando-o como os demais sem preconceito, respeitando suas dificuldades e buscando novas práticas para sanar suas dificuldades em sala.

        De acordo com Topczewski (1999) o Transtorno de Défict de Atenção Hiperatividade é uma doença, que geneticamente é predominante no sexo masculino com antecedentes familiares. A criança portadora deste tipo de transtorno apresenta um fracasso escolar que a leva a ter uma baixa auto-estima, possui certa incapacidade de socializar-se, não consegue ou apresenta dificuldades em fazer amizades com as crianças normais. Devido a sua impulsividade há uma grande incapacidade de concentrar-se em um determinado tempo, para realização de atividades e brincadeiras, muitas vezes são também agressivas, estabanadas e intolerantes e desta forma acabam sendo desprezadas pelos demais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (218.7 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com