TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSTORNO DO DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE TDAH

Por:   •  30/10/2018  •  Ensaio  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Os principais sintomas do TDAH

Neurobiologico:

distração,

hiperatividade,

impulsividade,

esquecimentos,

agitação mental,

Resolução: Remédio para TDAH

Comportamental:

desorganização,

baixo rendimento,

Adiamentos crônicos, esquivas e auto-sabotagem (Procastinação)

Falta de estratégias, resolução de problemas, falta de estrutura, caos

Dificuldades com planejamentos e definição de prioridades

Resolução: Terapia cognitivo comportamental , coaching

Problemas de ordem emocional:

baixa estima

pouca confiança em suas capacidades

elevada frustração

medo de falar em publico

Resolução: Terapia cognitivo comportamental, mudar a forma de pensar, mudar as crenças limitantes, coaching, treinamento; definir prioridades, planejar, fazer melhor o uso do tempo, ser mais organizada


Estratégias e Estrutura

Uma parte essencial da terapia para TDAH trata de questões muito práticas, como organização, uso do tempo, planejamento e definição de prioridades. A característica mais técnica, estruturada e focada em objetivos mais estritos das terapias comportamentais combina muito com as necessidades dos pacientes, que em geral sofrem com a falta de estrutura, caos e desorganização da vida em quase todas as áreas. Ao mesmo tempo, trabalha também com aspectos de ordem emocional, como baixa estima, pouca confiança em suas capacidades, elevada frustração, eventualmente forte reatividade (quando a impulsividade é elevada) e eventualmente, irritabilidade e agressividade.

Adiamentos crônicos, esquivas e auto-sabotagem

Nem sempre esta tendência ao adiamento é facilmente superada apenas com técnicas de manejo comportamental, como por exemplo uso de agendas ou lembretes. Explorar e trabalhar mais extensamente com outros componentes emocionais, cognitivos e comportamentais associados ao adiamento crônico e auto-sabotagem é exigido em boa parte dos casos, especialmente com adultos.

A esquiva do enfrentamento se manifesta como recusa diante das situações de mudança, podendo atrapalhar (e muito) o andamento do tratamento. O grande conjunto de crenças disfuncionais, sob a forma de explicações e justificativas aparecem com força, paralelamente e em conflito com a vontade racional de mudar.

Os componentes mais diretamente ligados à base neurobiológica e funções cognitivas - atenção, memória, velocidade mental, controle de impulsos - respondem tanto a tratamentos medicamentosos quanto abordagens não-medicamentosas como ginástica e estimulação cerebral. Já na dimensão emocional e comportamental, as intervenções psicoterapêuticas ou de coaching são indicadas.

A Terapia Comportamental-Cognitiva - conhecida como TCC - para TDAH se estrutura em torno de uma formulação conceitual que trata o componente neurobiológico como um determinante da história da pessoa. Prejuízos no funcionamento executivo interferem na regulação da atenção, inibição e auto-controle. Com isto, estratégias comportamentais adaptativas, cuja consolidação é esperada ao longo da infância e juventude, não conseguem se construir - por exemplo, organização, planejamento, resolução de problemas, manejo do tempo, da motivação; também manejo da tendência ao adiamento, controle da distratibilidade e dos impulsos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (277.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com