TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA E ÉTICA EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL - UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL.

Por:   •  30/9/2014  •  4.233 Palavras (17 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 O QUE É GESTÃO FINANCEIRA? 4

2.2 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA NA EMPRESA 4

2.3 FINANÇAS 5

2.4 FERRAMENTAS UTILIZADAS PELO GESTOR NA TOMADA DE DECISÕES: 7

2.3.1 ORÇAMENTO DE CAPITAL 8

2.3.2 ESTRUTURA DE CAPITAL 8

2.3.3 ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO 9

2.5 ANÁLISES DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DA EMPRESA 9

2.6 AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA FUTURA DA EMPRESA 10

2.7 FALHAS MAIS COMUNS NA GESTÃO FINANCEIRA 11

2.8 FLUXO DE CAIXA 13

3 RISCO E RETORNO 14

4 NOCOES DE ATUARIA.....................................................................................15

4.1 CONCEITO........................................................................................................15

4.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL...............................................................................15

5 DIREITO EMPRESARIAL..................................................................................17

5.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES.............................17

5.2 OBRIGACOES DOS EMPRESARIOS................................................................17

6 CONCLUSÃO....................................................................................................19

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20

1 INTRODUÇÃO

Vem sendo comprovado através do tempo que a sociedade depende de registros contábeis e econômico-financeiro para obter bons desempenhos quer no campo governamental, empresarial ou mesmo familiar. Hoje esses conceitos são fortes aliados aos gestores financeiros, fornecendo aos mesmos relatórios que podem ser analisados e a partir daí diagnosticar a situação financeira da empresa.

A Gestão Financeira é fundamental para que as empresas sejam bem sucedidas e sustentáveis buscando a perpetuidade, essa gestão concentra-se sobre o estudo das decisões financeiras assumidas na empresa: assim sendo antes de nos debruçarmos sobre o conceito de gestão financeira, importa claramente a definição da própria empresa. A empresa é um agrupamento humano hierarquizado, que mobiliza meios humanos, materiais e financeiros para extrair, transformar, transportar e distribuir produtos ou prestar serviços e que atendendo a objetivos definidos por uma direção (pessoal ou colegial), faz interferir-nos diversos escalões hierárquicos as motivações do lucro e da utilidade social.

Esta definição de empresa é uma de entre as mais conhecidas. Um dos focos principais desse estudo é abordar a Gestão financeira, suas formas, seu papel e suas áreas de decisões dentro de uma empresa. O vasto conhecimento dessas funções, papéis e objetivos, áreas de atuação é de suma importância e quem responde por tudo isso na organização é o gestor financeiro. Cabe a esse profissional a responsabilidade de conhecer o mundo das finanças, pois ele utilizará esses instrumentos para a sua tomada de decisão, bem como a melhor distribuição dos recursos da empresa. Um dos objetivos fundamentais da gestão financeira é a estabilidade, no sentido de não afetação do ciclo produtivo por falta de pagamento e assegurar a capacidade de desenvolvimento.

Sabendo que gestão financeira é o processo de obtenção de recursos financeiros que possibilitam a empresa atingir e manter o seu nível de atividade desejada, teremos logo a seguir neste estudo uma descrição acerca dos conceitos financeiros, através das teorias atuais. Sabiamente, uma boa gestão de recursos financeiros reduz substancialmente as despesas financeiras. Essa deve ser a preocupação constante das empresas, pois os custos financeiros podem absorver valores significativos de sua receita operacional.

2 DESENVOLVIMENTO

A comparação entre diversas visões em torno do tema em questão é uma prova, por si só, que há um conflito estabelecido. Para uns o problema reside no orçamento em si como ferramenta, outros acreditam que o elo do problema está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com