TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

9 Beneficios Que A Caminhada Proporciona

Artigo: 9 Beneficios Que A Caminhada Proporciona. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 3

9 benefícios da caminhada para o corpo e a mente

caminhada.jpg

Ela controla a pressão e o diabetes, protege contra a depressão e ainda emagrece

Com a chegada do horário de verão fica mais fácil praticar atividades ao ar livre. Um dos exercícios mais simples é a caminhada, sem custos e sem restrições de idade.

Para estimular a adoção de hábitos saudáveis, listamos nove benefícios da caminhada que irão melhorar sua qualidade de vida. Acompanhe:

1. Melhora a circulação

Caminhar aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a presão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque, durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

A caminhada também faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina e a oxigenação do corpo. Além disso, faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas.

2. Pulmão mais eficiente

O pulmão também é bastante beneficiado pela caminhada. As trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando a prática é frequente. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras. O exercício pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite.

3. Previne a osteoporose

O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna e a movimentação de todo o esqueleto durante a caminhada provocam estímulos elétricos, que facilitam a absorção de cálcio. O resultado: ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

4. Afasta a depressão e aumenta o bem-estar

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quanto mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, gerando mais ânimo.

Especialmente quando realizada ao ar livre, a atividade pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, independente da duração diária da prática.

5. Cérebro mais saudável

O mesmo efeito antienvelhecimento que a caminhada provoca para o corpo, pode ser visto também no cérebro, que aumenta seus circuitos e reduz os riscos de problemas de memória e falta de atenção.

Os estímulos aumentam a coordenação e fazem com que o cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros ou olfativos.

6. Menos sonolência

A caminhada faz com que o corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina, deixando-o mais disposto também depois dos exercícios. Somado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com