TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

Por:   •  20/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

        

LICENCIATURA EM BIOLOGIA

MARLUYANA NASCIMENTO DE FREITAS – RA: 8091521

PORTFÓLIO

ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

VITÓRIA

2019

Atividade no Portfólio

Com o estudo das Unidades 2 e 4 do material de Antropologia, Ética e Cultura (2013) entendemos que o ser humano é bastante complexo, sendo composto por quatro dimensões (biológica, psicológica, social e espiritual) que estão integradas e que são indissociáveis. Contudo, isso só é importante se aplicado à nossa vida. Dessa maneira, para realizar esta atividade você deverá aplicar esses conhecimentos à sua vida prática.

Para tanto, você deve escolher um problema de ordem pessoal (de um indivíduo) ou coletivo, que pode ser de saúde, trabalho, financeiro, afetivo, jurídico etc. O problema precisa ser simples, para que não fique muito difícil a realização da atividade. Em seguida, você deve identificar qual das quatro dimensões está mais diretamente ligada a este problema, justificando sua resposta. Depois você deve apontar as soluções para o problema, indicando a relação entre o problema e as quatro dimensões humanas. Assim, você vai destacar como a solução pode estar diretamente ligada com a identificação dessas dimensões.

RESPOSTA: Ordem Pessoal.

Problema escolhido: Depressão pós-parto.

Dimensão psicológica diferente do que muitas pessoas acreditam, a depressão pós-parto não se trata de simples mudança de humor da mãe ou até frescura. É um transtorno de humor sério, que pode ser causado por fatores físicos, emocionais, ou mesmo pelo estilo de vida, que  está diretamente ligada à depressão, por mais que exista muitas vezes um incomodo físico, em relação à mudança do corpo, mas, não impossibilita a mulher de se permitir a fazer as coisas do cotidiano, contudo a tristeza e angústia acarretam a se privar e sentir que perdeu o controle sobre sua vida.

 • Solução do problema: Uma boa alimentação, conseguir descansar bem, dormindo as horas suficientes. Exercícios físicos são ótimos para combater a depressão, mesmo sendo difícil encontrar estímulos, para ter motivação para sair de casa e fazer uma caminhada pelo menos três vezes por semana e distrair a mente, experimentando levar o bebê, no horário da manhã. Uma atividade física regular libera as endorfinas na corrente sanguínea e consequentemente melhora a circulação, aspectos importantes que combatem a depressão. Existem outras possibilidades como natação, hidroginástica, pilates, que podem ser realizadas, 2 ou 3 vezes por semana, durante pelo menos 45 minutos. No entanto, qualquer atividade é melhor do que nenhuma. Sendo assim, a dimensão biológica, que mostra condições físicas. Havendo apoio afetivo e emocional da família e pessoas próximas, ajudam no tratamento, sendo necessário um acompanhamento de profissionais como um psicólogo, psicoterapeuta que podem tratar da situação da melhor forma, mesmo sendo difícil é preciso e necessário ter ajuda, para reorganizar os pensamentos, mudando a forma como encara a situação, tendo orientação de profissionais e apoio afetivo, trata-se da dimensão social. Sendo que é importante ter em mente que essa é uma situação passageira, mas que não deve ser ignorada, a depressão é uma doença séria que precisa de ajuda médica, e muitas vezes não é possível sair da depressão sozinha, é preciso acreditar que as coisas vão melhorar, sendo assim, mostra a dimensão espiritual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com