TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Bacteriana em Bebedouros

Por:   •  28/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

A água constitui um elemento imprescindível à existência do ser humano e está presente em todos os seguimentos da vida. Embora seja um elemento essencial, a água também pode trazer riscos à saúde se for de má qualidade, servindo de veículo para vários agentes biológicos e químicos (Carvalho & Pimentel, 2007) (REIS, 2012). Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 80 % das doenças nos países em desenvolvimento são causadas pela água contaminada. A contaminação microbiana dos principais sistemas urbanos tem o potencial de causar grandes surtos de doenças transmitidas pela água, portanto garantir a qualidade de tais sistemas é uma prioridade (FERNANDEZ & SANTOS, 2007) (WHO, 2008). Algumas bactérias do grupo coliformes são utilizadas como indicadores de contaminação bacteriológica da água. Além de serem encontradas nas fezes, elas podem ocorrer no meio ambiente em águas com alto teor de material orgânico, solo ou vegetação em decomposição (FUNASA, 2006). A qualidade da água é de responsabilidade do estado e da nação, devendo o primeiro assegurar que seja feita a gestão adequada dos recursos hídricos, e o segundo de usar o recurso conscientemente. A garantia de segurança e de potabilidade da água depende do funcionamento adequado de diversas etapas no processo de abastecimento, que vão desde o tratamento até a distribuição e, caso alguma delas apresente falhas, pode desencadear um processo de contaminação (BRASIL, 2011) (REIS, 2012).

Materiais e métodos

Para a realização da coleta da microbiota utilizamos o swab e fizemos o esfregaço nas torneiras dos bebedouros em 4 localizações distintas do campus (bloco A, bloco d, bloco g e bloco alfa). Para o crescimento das cultura utilizamos placas de gel TSA, com uma cultura por bebedouro.

Resultados e discussão

Podemos avaliar o crescimento bacteriano analisando as populações na placa de crescimento.

Por falta de recursos não podemos obter resultados aprofundados sobre quem são as espécies que cresceram nas placas, e, se essas espécies podem causar danos à saúde pública.

Porém podemos suspeitar que existem tipos diferentes de bactérias de acordo com o padrão de crescimento e coloração das culturas, e observar que nos diferentes bebedouros existe diferentes tipos de crescimento bacteriano.

Conclusão

Com esse estudo esperamos ajudar na compreensão da qualidade higiênica dos bebedouros do campus.

Referências

BRASIL. (2011). Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria n. 2914 de 12 de dezembro.

Carvalho, & Pimentel, R. (2007). a celula. Barueri: manole.

FERNANDEZ, A. T., & SANTOS, V. C. (2007). Avaliação de parametros fisicos-quimicos e biológicos da água de abastecimento escolar, no municipio de Silva Jardim RJ. Higiene alimentar.

FUNASA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com