TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria e Certificação Ambiental

Por:   •  2/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.491 Palavras (18 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 18

Universidade Paulista – UNIP

Gestão Ambiental

PIM VI

Caroline Klein

RA 1636545

Gestão de Recursos Naturais

Ética e Legislação

Auditoria e Certificação Ambiental

Empresa: Jacoby & Schmitt

ME. Orientador: Daniel Kolling

Ivoti, 2017

Resumo

        A análise para o de desenvolvimento sustentável surgiu devido à necessidade de preservação do meio ambiente conjugada com a de melhoria das condições de vida das populações. Neste trabalho são revistos as causas, dimensões e efeitos dos problemas ambientais relevantes: crescimento da utilização dos recursos naturais, perda de biodiversidade, produção de emissões de CO2, esgotamento do ozônio estratosférico e ocorrência de chuvas ácidas. São apresentados os princípios que norteiam o desenvolvimento sustentável e os sistemas de gestão ambiental. Os sistemas de gestão ambiental requerem o desenvolvimento e emprego crescente de tecnologias limpas nos processos industriais mesmo em tempos de dificuldades onde parece que que tudo que é necessário é o lucro e servem de base para a implantação e certificação ambiental.    São abordados os usos gerais de água e energia, com ênfase na limitação existente para utilização dos recursos naturais disponíveis. Em especial, no caso de industrialização de couros, avaliam-se as necessidades do uso de água, energia, envolvimento da das pessoas e a busca para atender exigências de diversos órgãos reguladores. A industrialização do couro, assim como ocorre em outras atividades industriais, para garantir seu alto grau de competitividade e aceitação, vem buscando progressivamente processos que sejam ambientalmente corretos. Assim, são enfatizadas as tendências e possibilidades de emprego de tecnologias limpas para se atingir o desenvolvimento sustentável em curtumes, bem como são listadas algumas mudanças ambientais necessárias para a melhoria e otimização da equipe de trabalho.

Palavras-chave: recursos naturais, envolvimento de pessoal e certificação.

Introdução

É indiscutivelmente claro que a Gestão dos Recursos Naturais Gestão das Águas e a Gestão Ambiental são atividades inter-relacionadas. Que tipo de inter-relação e como podem ser afetados os arranjos institucionais inseridos em uma ou outra prática são as perguntas inicialmente respondidas, de forma propositiva. Para tanto cabe uma reflexão sobre a natureza, sem dúvida mais geral, da Gestão Ambiental e de como nela se insere a Gestão dos recursos hídricos disponíveis. As analogias entre o uso consciente e inovador de recursos naturais como agua e insumos gerados pelo próprio curtume e a cobrança pelo uso, tanto no caso das águas quanto no caso do solo, são a seguir analisadas de forma a permitir uma visão sobre a natureza e a operacionalidade desses instrumentos. Finalmente, com os elementos apresentados nas análises e discussões prévias, passa-se a analisar as cinco principais interfaces entre a Gestão das Águas e Ambiental: a) o estabelecimento de metas de qualidade de água a serem atingidas e mantidas nos corpos hídricos ou o chamado enquadramento de corpos de água de acordo com os seus usos preponderantes; b) o estabelecimento de restrições de uso do ambiente visando à proteção das águas; c) alternativas para reutilização e formas de coleta  da água d) Ética e Legislação e os conceitos de responsabilidade social. E) Auditorias e Certificações Ambientais obedecendo todas suas etapas. Como conclusão, mostra-se e discute-se alternativas para articulação das políticas de Gestão de Recursos Ambientais no cenário brasileiro corrente.

A Gestão Ambiental é o processo de articulação das ações dos diferentes agentes sociais que interagem em um dado espaço, com vistas a garantir a adequação dos meios de exploração dos recursos ambientais - naturais, econômicos e sócio- culturais - às especificidades do meio ambiente, com base em princípios e diretrizes previamente acordados/definidos. Fazem parte desta etapa do trabalho do curso de Gestão Ambiental:

 a) A Gestão dos Recursos Naturais, assunto por englobar muitos itens serão abordados deforma mais atenciosa os Recursos Renováveis e Recursos Não Renováveis, A Poluição e Geração de Resíduos e a Exploração dos Recursos Naturais

 b) Ética e Legislação: Direitos humanos e acesso ao trabalho, apresentara-se um resumo sobre convivência, poluição ambiental e conceitos de responsabilidade social. Tudo será abordado respeitando as leis trabalhistas brasileiras.

 c) Auditoria e Certificação Ambiental, apresentação de tipos de auditorias, formas de aplicação de auditorias, etapas da auditoria, plano de ação pelo qual ela passa e SGA.

1 Gestão de Recursos Naturais

1.1 A principal fonte de energia existente hoje é o petróleo, mas além de não ser renovável, e ser um dos principais responsáveis pelo efeito estufa o petróleo ainda será motivo de muitas guerras e conflitos entre os países, principalmente aqueles países que dependem muito dessa fonte energética como os Estados Unidos.

Diversas nações do mundo inteiro estão investindo muito dinheiro em projetos que utilizam as fontes de energia alternativa como a energia solar, a energia eólica, a energia geotérmica, o biodiesel, a energia obtida através do hidrogenio, a energia das marés, o etanol e a biomassa.

Essas fontes de energia alternativas citadas são as mais abordadas em projeto para uma menor contribuição para o aquecimento da Terra e também para tentar alcançar cada vez mais uma independência com relação ao petróleo.

Algumas das energias renováveis onde atualmente existe um maior desenvolvimento

  • Biomassa: utiliza matéria de origem vegetal para produzir energia (bagaço de cana-de-açúcar, álcool, madeira, palha de arroz, óleos vegetais etc).
  • Energia solar: utiliza os raios solares para gerar energia oferece vantagens como: não polui, é renovável e existe em abundância. A desvantagem é que ainda não é viável economicamente, os custos para a sua obtenção superam os benefícios.
  • Energia eólica: é a energia gerada através da força do vento captado por aerogeradores. Suas vantagens são: é abundante na natureza intenso e regular e produz energias a preços relativamente competitivos.
  • Etanol: é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar, do eucalipto e da beterraba. Como energia pode ser utilizado para fazer funcionar motores de veículos ou para produzir energia eléctrica. Suas vantagens são: é uma fonte renovável e menos poluidora que a gasolina.
  • Biodiesel: o biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel. Vantagens: é renovável, não é poluente. Desvantagem:  existe o esgotamento do solo.

Fontes de energia renováveis

Fontes de energia inesgotáveis ou que podem ser repostas a curto ou médio prazo, espontaneamente ou por intervenção humana.

Estas fontes encontram-se já em difusão em todo o mundo e a sua importância tem vindo a aumentar ao longo dos anos representando uma parte considerável da produção de energia mundial.

Exemplos de Fontes de Energias Renováveis:

  • Energia Hídrica;
  • Energia Eólica;
  • Energia Solar;
  • Energia Geotérmica;
  • Energia das Ondas e Marés;
  • Energia da Biomassa.

Atualmente, a procura de energia assenta fundamentalmente nas fontes de energia não renováveis, as quais têm tecnologia difundida, mas possuem um elevado impacte ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (304.5 Kb)   docx (161.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com