TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia - Zebra/Zebroide

Por:   •  18/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 3

Pesquisa – Zebra

As zebras são mamíferos, membros da mesma família dos cavalos, os equídeos, nativos da África central e do sul. A pelagem deste animal consiste num conjunto de listras contrastantes de cor, alternadamente, pretas e branca, dispostas na vertical, exceptuando nas patas, onde se encontram na horizontal. São geralmente animais sociais que vivem desde pequenos harém a grandes rebanhos. Ao contrário de seus parentes mais próximos, cavalos e burros, zebras nunca foram verdadeiramente domesticadas.

São encontrados, naturalmente, na África, do Saara à Rodésia. Vivem em bando de aproximadamente vinte indivíduos, geralmente com um único macho adulto. Alimentam-se de vegetais e convivem de forma pacífica com outros animais, como gnus, búfalos e avestruzes. Seus principais predadores são os leões, hienas e crocodilos.

Cada gestação dura em média um ano, dando origem a uma única cria, na maioria das vezes. As listras vão escurecendo até que atinjam a idade adulta e no decorrer dos anos começam a clarear. A expectativa de vida é de trinta anos.

As zebras são brancas com listras pretas. Prova disso é que muitas delas nascem completamente brancas e, com o tempo, vão surgindo seus rajados negros. Alguns animais do Gênero Equus não possuem listras e, portanto, não são considerados zebras

A espécie Grevy, tem a barriga e a parte interna das patas inteiramente brancas tendo as listras a partir das laterais do corpo e por todo o resto do mesmo. A singularidade de suas listras é como a impressão digital de uma pessoa, não existe igual em toda a espécie.

Por que as zebras têm duas cores diferentes (preto e branco)? Qual é a cor dominante ou recessiva?

Em primeiro lugar, o mais provável preto é dominante sobre o branco. Isso faz sentido, uma vez que geralmente é o caso de que uma perda de algo é recessivo para tê-lo. E as listras são brancos por causa de uma ausência de pigmento. Mas para zebras também faz sentido que escuro é dominante sobre a luz, porque eles têm a pele mais escura. 

 Os animais são constituídos por trilhões de células, cada uma das quais é a unidade básica de vida. Existem mais de 200 tipos diferentes de células do nosso corpo. E cada tipo tem uma função específica.

O importante para a nossa discussão aqui é chamado de melanócitos. Os melanócitos são as células que produzem a cor ou pigmento.

Em listras pretas, estes melanócitos estão ativos, carregando para fora lotes de pigmento. Listas brancas também tem melanócitos, mas eles não estão atuando como pigmento. Isso faz com que as listras aparecem em branco.

Então listras pretas têm melanócitos que estão ativos (ligados) e listras brancas têm melanócitos que estão inativos (desligados).

O padrão de distribuição em zebras vem de um processo chamado de pigmentação seletiva. Para entender o que isso significa, precisamos falar um pouco sobre genes. Os genes atuam como um manual de instruções e determinar muitas das nossas características como olhos, cabelo e cor da pele. Portanto, faz sentido que as instruções para listras da zebra estejam em seus genes também.

Certos genes precisam estar ativos para este melanócito atuar como pigmento. A cor preta ou branca vem de saber se os genes de pigmento na melanócito são ativos ou inativos. Ativo significa preto e inativo significa branco. Os genes de pigmentação são ativados ou desativados por outros genes. São estes genes que definem o padrão de listras em uma zebra.

O que não se sabem como os genes escolhem qual melanócito será “acordado" e quais permaneceram “dormindo”. Sem dúvida, os genes que podem ativar ou desativar estão envolvidos no controle genes de pigmento. No entanto, não é completamente certo quais são os envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com