TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia de Água Doce

Por:   •  13/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal do Pará

Campus Universitário do Marajó – Soure

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Disciplina: Biologia de água doce

Docente: Márcia Bezerra

Discente: Cesar Perceu

                  Isabela Oliveira

             Jacinete vaz            

                Letícia Palheta

                Lisley Almeida

                  Maiara Cardoso

                 Pâmela Janaina
       

Relatório da aula de campo  

.

Soure - PA

2015

Introdução.

Um estuário é um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar. O estuário sofre a influência das marés e apresenta fortes gradientes ambientais, desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras, e águas marinhas próximo da sua desembocadura. As zonas entremarés são geralmente constituídas de vazas (lama) ou ostreiras e outras zonas cobertas de sapais e pântanos que são ótimas zonas para o desenvolvimento de espécies aquáticas.

Apesar de influenciados pelas marés, os estuários estão protegidos das ondas, ventos e tormentas marítimas pelos arrecifes, ilhas que atuam como barreiras ou franjas para o terreno, lodo ou areia, que definem a fronteira do estuário. São encontrados em todas as formas e tamanhos e podem chamar-se baías, lagoas, portos, enseadas ou canais. O ambiente de estuários figura entre os mais produtivos da Terra, criando, a cada ano, mais matéria orgânica que áreas, comparáveis em tamanho, de bosques, prados ou terras agrícolas.

Já a macrofauna ou macrobentos é o conjunto de animais que vivem no substrato dos ecossistemas aquáticos e que são visíveis a olho nu. Incluem-se neste grupo, tanto as espécies que se movimentam livremente, como os peixes demersais e muitos crustáceos. A macrofauna bentônica é composta pelos animais com tamanho superior a 0,5mm, que apresentam relações diretas com o fundo, possuindo certa uniformidade no modo de vida. Populações bênticas coexistindo entre si e com o ambiente, compõem associações de organismos que ao longo do tempo podem refletir as condições locais integradas, devido principalmente a sua natureza séssil e de pouca mobilidade, permitindo que esses organismos sejam bons indicadores biológicos das condições e características do ambiente.

A distribuição de espécies bentônicas é largamente influenciada pela topografia do leito do mar, tipo de substrato, disponibilidade de nutrientes e a velocidade da corrente de água. As mudanças de velocidade de velocidade da corrente de água podem ter efeito sobre o sedimento ou sobre a macrofauna bentônica alterando a sua composição específica.

Metodologia.

No dia 24 d abril de 2015, sobre orientação da professora Márcia, iniciou-se às 8h 30min a aula de campo e teve como local de coleta o Tombo, que fica as margens do rio Paracauary localizado na cidade de Soure-Marajó, com o objetivo de observar os macro bentos existentes no local para um melhor entendimento das aulas teóricas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com