TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biomimética

Por:   •  9/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.842 Palavras (8 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO TERRITÓRIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SEMIÁRIDO NORDESTE ll

Biomimética

RIBEIRA DO P0MBAL –BA 2018

CENTRO TERRITÓRIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SEMIÁRIDO NORDESTE ll

KELIANE CIRQUEIRA BASTOS

JAILMA ROCHA DOS SANTOS

LUANA RODRIGUES CRUZ

Biomimética

Trabalho solicitado para a obtenção de notas da disciplina de Intervenção Social, para fins avaliativo da 1° unidade do curso técnico em edificações.

Orientadora: Millene Santos

                                                                                       

RIBEIRA DO P0MBAL –BA 2018

Introdução

           As atividades relacionadas à construção, operação e demolição de edifícios promovem a degradação ambiental através do consumo excessivo de recursos naturais e da geração de resíduos. Para a construção de edifícios tal fato ocorre principalmente pelo grande volume e diversidade de materiais nela empregados. Em todas estas produções, os materiais assumem um importante papel, os mesmos, são o suporte de qualquer atividade produzida pelo homem, modificá-los e utilizá-los são ações de extrema importância para o desenvolvimento, segurança e bem estar das edificações. Percebe-se que em todos os setores econômicos, são utilizados recursos oferecidos pela natureza para empregar em suas atividades, logo, infere-se que esta, por sua diversidade apresenta soluções para muitos problemas de Engenharia.

           A cerca do interesse em se adquirir materiais inovadores, econômicos, sustentáveis e resistentes, cientistas especializados em ciência e engenharia de materiais descrevem a biomimética como um método revolucionário e inovador a nível microestrutura de materiais, utilizando a natureza como fonte inspiradora na aplicação em projetos estruturais oferecendo eficácia especificamente às construções em todas as fases do seu ciclo de vida: planejamento, construção e uso.

Considerando a importância em aprimorar a construção de edificações tornando-as inovadoras e sustentáveis, esta pesquisa tem por objetivo analisar materiais criados ou aperfeiçoados pela biomimética empregados em construções consideradas ecologicamente corretas, estudando simultaneamente as propriedades mecânicas, físicas e químicas destes materiais, além de explorá-los a nível micro e macroestrutural.

Biomimética

          Desde o surgimento da vida na Terra os seres vivos procuram constantemente por meios que os auxiliem à sua sobrevivência resistindo às variações do meio ambiente utilizando o mínimo possível de energia.

          A palavra biomimética provém da composição de duas palavras: bio (vida) e mimesis (imitação). Esta ciência inovadora surgiu recentemente a qual pode ser definida como a imitação dos agentes biológicos encontrados na natureza visando aprender com ela, métodos para a aquisição de projetos de novos produtos e materiais ou aperfeiçoar os já existentes e aplicá-los em campos científicos solucionando problemas encontrados no cotidiano. Uma vez que a Biônica lida com a aplicação das estruturas, procedimentos e principios de sistemas biologicos, converteram-se num campo interdisciplinar que combina a biologia com a engenharia, arquitetura, e matemática.

           Os cientistas estão, cada vez mais, a investigar espécies de animais e de plantas que lhes permitirão criar novos materiais e compostos. Os materiais biomiméticos são compostos criados e sintetizados em laboratório, mas que possuem uma ação análoga à de compostos naturais. Um dos exemplos a ser analisado neste artigo refere-se à Torre Eiffel, um dos edifícios mais visitados do mundo, foi construída segundo uma análise estrutural do fêmur humano.  

           As aplicações da biomimética o ramo da Engenharia Civil apresenta grandes benefícios, pois, tanto os sistemas naturais quanto os projetos de engenharia tem como finalidade desenvolver sistemas utilizando a mínima quantidade possível de recursos e energia. a capacidade de navegação sem mapas das abelhas, tartarugas e pássaros.

A biomimética e a engenharia civil

          Os materiais de construção assumem multifunções como embelezar, sustentar, assegurando a sua estabilidade, além de auxiliar na resistência a manifestações patológicas que colocam em risco a segurança das construções. Em projetos estruturais é imprescindível que em todas as fases de execução da obra a escolha e a aplicação dos materiais sejam bem efetuadas, propriedades como durabilidade, eficiência na relação custo- benefício, praticidade e sustentabilidade são alguns dos fatores que devem estar em projetos de construções ecologicamente corretas. A engenharia civil em interface com a biologia ergueu edifícios inspirados pela biodiversidade, resultando em verdadeiras obras de arte com qualidade e eficiência.

Objetivo

        Objetivo da biomimética não é replicar apenas as formas, mas compreender como os organismos funcionam e se mantêm. Assim, busca-se a eficiência do edifício em termos estéticos, energéticos, mas também construtivamente, funcionalmente e em relação aos materiais empregados. Para ser verdadeiramente biomimético, o projeto deve se inspirar na natureza e levar em conta padrões estéticos, mas sempre deve ter como foco a ciência da natureza. A influência ocorre em um nível sistemático, estrutural ou estratégico. Essa corrente pode auxiliar na resolução sustentável de problemas em edificações como: iluminação, conforto térmico, eficiência energética, durabilidade e produtividade.

Aplicações da biomimética na engenharia civil

  1. Torre Eiffel

           Uma das estruturas mais reconhecidas e visitadas do mundo, a Torre Eiffel, também deve sua criação às analogias naturais. A estrutura é baseada na estrutura interna do osso humano. A matéria óssea do fêmur humano é capaz de reagir a contrações mecânicas, se redistribuindo constantemente. “Uma distribuição ideal de matéria garante a eficiência mecânica da torre de 300 metros de altura” A distribuição das deformações máximas principais mostra onde estão concentradas as forças de tração no modelo após a aplicação dos carregamentos. Um ponto onde se percebe a presenças de tensões de tração é no colo da cabeça do fêmur.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (614.1 Kb)   docx (464.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com