TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bioquímica Aminoácidos e Peptídeos

Por:   •  5/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.306 Palavras (18 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 18

Bioquímica                                                                                  Prof. Juarez Assis Soares

        Aminoácidos e peptídeos...........001

        Introdução

        As células vivas produzem uma variedade impressionante de macromoléculas, principalmente proteínas, ácidos nucleicos e polissacarídeos, que atuam como componentes estruturais, como biocatalisadores, como hormônios e como repositório da informação genética característica de cada espécie. Essas macromoléculas são biopolímeros, constituídos de blocos construtivos ou unidades monoméricas distintas. Para os ácidos nucleicos, as unidades monoméricas são os nucleotídeos, para os polissacarídeos complexos, as unidades monoméricas são derivadas de açucares; e para proteínas as unidades monoméricas são aminoácidos.

        Apesar de muitas proteínas conterem substâncias além dos aminoácidos, a estrutura tridimensional e muitas das propriedades biológicas das proteínas são determinas em grande parte, pelos tipos de aminoácidos presentes em sua molécula, a ordem em que eles estão unidos entre si na formação da cadeia polipeptídica e, ainda, pela inter-relação espacial de um aminoácido com o outro. As propriedades biológicas peculiares das proteínas resultam primariamente da interação específica entre os aminoácidos de que ela é constituída. Para compreender a química das proteínas, é, portanto indispensável possuir algum conhecimento da química dos aminoácidos.

        [pic 1]

         Proteínas, portanto, são as macromoléculas mais abundantes e mais versáteis nas células vivas e constituem 50 % ou mais de seu peso seco. Elas se encontram em todas as células e em todas as partes das células. As proteínas também ocorrem em grande diversidade; centenas de diferentes tipos podem ser encontradas em uma única célula e servem para funções cruciais em todos os processos biológicos: catalisadores, transporte e armazenamento de moléculas, fornecem apoio mecânico e proteção imunitária, geram movimento, transmitem impulsos nervosos, controlam o crescimento e a diferenciação. Elas apresentam diferentes papéis biológicos por serem instrumentos moleculares através dos quais se expressa à informação genética.

         Todas as proteínas são construídas com o mesmo conjunto de 20 aminoácidos, unidos por ligações covalentes em seqüências características.

        

Aminoácidos - características estruturais

        Os alfa-aminoácido apresenta um aminogrupo e uma função ácida carboxílica ligadas ao mesmo carbono (α). Embora mais de 200 aminoácidos diversos ocorram na natureza, somente cerca de um décimo deles ocorre em proteínas. O mais notável é que as proteínas de todas as formas de vida - plantas, animais ou micróbios - contêm os mesmos 20 aminoácidos. A razão para isso torna-se aparente quando a universidade do código genético é discutida.

        Quando uma solução de proteínas é fervida em solução ácida ou básica forte ou catalisada por enzimas, ocorrem quebras das ligações covalentes (lig. peptídica), liberando os 20 L-α-aminoácidos livres.

        Todos os 20 aminoácidos (aa.) encontrados em proteínas têm em comun um grupo carboxila (-COOH) e um grupo amina (-NH2), ligados ao mesmo átomo de carbono. Os aa. diferem um do outro por suas cadeias laterais ou grupos R, as quais variam em estrutura, tamanho, carga elétrica e solubilidade em água. Os 20 aa. de proteínas são chamados de padrão ou primários, para distingui-los de outros tipos de aminoácidos presente em organismos vivos mas não em proteínas.

         

Estrutura geral dos aminoácidos

                             COOH

                              |

                        R--C--H

                              |

                              NH2

        Equilíbrio protônico dos aminoácidos

        Os aminoácidos possuem pelo menos 2 grupos ácidos fracos ionizados, um  -COOH e um -NH3+ . Em solução, as duas formas desses grupos, uma carregada e a outra neutra, existem em equilíbrio protônico uma com a outra.

        

R-COOH  🡨🡪  R-COO-  +  H+

        R-NH3+   🡨🡪 H+  +  R-NH2

        

Os aminoácidos em solução em pH neutro são predominantemente íons dipolares (zwitterions). Na forma dipolar, a amina é protonada (R-NH3+ ) e a carboxila é desprotonada (R-COO- ). O estado de ionização de um aminoácido varia com o pH. Em solução ácida, a amina esta protonada (R-NH3+ ) e a carboxila sem dissociação (R-COOH). Na medida em que o pH é elevado, a carboxila é o primeiro grupamento a perder um próton, pois seu pKa é próximo de 2. A forma dipolar persiste até o pH se aproximar de 9, quando a amina potonada perde um próton (R-NH2 ).

No pH fisiológico (7,4), os grupos carboxílicos existem quase inteiramente como base conjugada, isto é, o íon carboxilato, R-COO-  . No mesmo pH a maioria dos aminogrupos estão predominantemente na forma associada (protonada), e R-NH3+ . Em termos da prevalência de espécies iônicas presentes no sangue e na maioria dos tecidos, as estruturas dos aminoácidos devem ser desenhadas como indicado abaixo:

                             COO-

                              |

                        R--C--H

                              |

                              NH3+

As forças ácidas relativas dos ácidos fracos podem ser expressas em termos de suas constantes de dissociação. Mais usualmente em bioquímica refere-se ao pK do ácido, que é simplesmente o log negativo da constante de dissociação, isto é:

        pK = -log K

        O pH isoelétrico (pI) de um aminoácido é aquele pH em que ele não apresenta carga efetiva e, em conseqüência, não se desloca em um campo elétrico.

        

          Abreviações dos aminoácidos

          Aminoácidos

Abrev. 3 letras    

Abrev. 1 letra

ALANINA

ALA

A

ARGININA

ARG

R

ASPARAGINA

ASN

N

ÁCIDO ASPARTICO

ASP

D

ÁCIDO GLUTÂMICO

GLU

E

CISTEÍNA

CYS

C

GLICINA

GLY

G

GLUTAMINA

GLN

Q

HISTIDINA

HIS

H

ISOLEUCINA

ILE

I

LEUCINA

LEU

L

LISINA

LYS

K

METIONINA

MET

M

FENILALANINA

PHE

F

PROLINA

PRO

P

SERINA

SER

S

TIROSINA

TYR

Y

TREONINA

THR

T

TRIPTOFANO

TRP

W

VALINA

VAL

V

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (626.9 Kb)   docx (718.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com