TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Classificações dos Anfíbios

Por:   •  6/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Classificações dos Anfíbios

Grupo dos anfíbios é dividido em Ordens, a ordem Anura que são os sapos, rãs e pererecas; a ordem Gemnophiona, conhecida como ápodes, um exemplo é a cobra-cega; e a ordem orudula ou caudata, exemplo de espécie são as salamandras.

Anura = É o grupo de espécies dos sapos, pererecas, rãs, no Brasil e no mundo é uma das espécies mais variadas. Essa espécie pode se encontrada em qualquer região, ou região, mas é tem as exceções, não vivem em região da desértica e antártica.

Sapos

Os sapos se diferenciam das outar espécies, pois não ter a presença de dentes, cauda e ter a capacidade de locomoção alto suficiente, pelo fato de suas pernas traseiras terem os músculos resistentes e serem alongadas. Possui a pupila alinhada, o crânio ossificado, e sua pele com aparência rugada, por traz dos olhos localizam-se glândulas paratóives, com a possibilidade de expelir veneno. A respiração é realizada nas brânquias, no pulmão e também na cutânea.

Figura 1

[pic 1]

Fonte: Macedo (2017)

Rãs

Essa espécie tem necessidade de se abitarem em locais úmido, ou em proximidade s de água pelo fato de terem a pele fina e permeável, isso se torna importante, pois esses animais necessitam da umidade para garantir a sua sobrevivência.  

Figura 2

[pic 2]

Fonte: AGROTEC, (2013)

Pererecas

Tem sua alta suficiência de se deslocar de um lugar a outro, tem a pele fina e permeável.

Figura 3

[pic 3]

PERERECA Foto: Roberto L.M. Novaes;

Ápodes = Gimnophiona

Essa espécie possui em media 180 animais diferentes, com exemplo, a cobra-cega ou cilicias apresenta uma característica muito importante é que são animais que não possuem patas, o meio de locomoção desse animal é similar ao deslocamento de cobras. O termo “cobra-cega” é recorrente de que os olhos das Cecília são encobertos pelo os ossos ou pela a pele.

Figura 4

[pic 4]

Fonte: arkive.org

Urodela ou Caudata

Salamandra

Apresentam aproximadamente 515 espécies diversas, são animais que se destacam, pois eles possuem calda, o exemplo mais comum, são as salamandras e os tritões, as salamandras de destacam dos outros animais, por apresentarem patas quase que iguais em relação ao tamanho, a locomoção se dar por meio de ondulação lateral do corpo, parecido aos movimentos dos peixes, os tritões, seu habitat natural é o meio aquático. Alguns animais dessa espécie podem secretar veneno.

Figura 5

 [pic 5]    [pic 6][pic 7]

Referências

Figura 1, Disponível no site, Portal dos Animais, http://www.portaldosanimais.com.br/curiosidades/diferenca-entre-sapo-e-ra/, acessado em 25 de janeiro 2018.

Figura 2, Disponível no site, Gera Gestão Rural Activa, http://www.gera.com.pt/news/ranicultura-produ%C3%A7%C3%A3o-de-r%C3%A3s/, acessado em 25 de Janeiro 2018.

Figura 3, Disponível no site, Anfíbio & Répteis do Brasil, http://ardobrasil.blogspot.com/, acessado em 25 de janeiro 2018.

Figura 4, Disponível no site, Ciência à Bessa, http://scienceblogs.com.br/bessa/2011/09/bicho_bizarro_cecilia/, acessado em 25 de janeiro 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (229.1 Kb)   docx (408.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com