TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVISÃO VEGETAL E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Por:   •  20/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

DANIELE SOUZA POGIAN

8057992

PORTFÓLIO

[pic 2]

[pic 3]

SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ

2019

Divisão Vegetal e suas principais características

O Reino Vegetal é dividido em quatro grandes grupos que serão apresentados a seguir.

-Briófitas: são pequenas plantas (altura máxima de 30 cm), possuem rizoides, filoides e cauloides que desempenham funções parecidas com raiz, folhas e caule. Habitam preferencialmente lugares úmidos, como por exemplo margens de corpos hídricos, mas também podem ser encontradas em formações vegetais de regiões mais frias, onde desenvolvem um papel de destaque e muita importância. Os musgos são exemplo de plantas briófitas.

[pic 4]

                    Figura 1.Musgos, Briófitas.

-Pteridófitas: foram os primeiros vegetais a apresentar um sistema de vasos condutores de nutrientes, raiz, caule e folhas. As pteridófitas são plantas que não possuem sementes, normalmente são esverdeadas com manchas e são utilizadas principalmente em ornamentações. Samambaias, avencas, cavalinhas e xaxins são exemplos desse tipo de divisão vegetal.

[pic 5]][

                     Figura 2.Samambaias, Pteridófitas

-Gimnospermas: grupo de plantas em que sua principal característica é possuir sementes nuas (que não estão protegidas no interior do fruto), polinização realizada pelo vento, conhecidas como coníferas, tem um corpo composto com todas as partes fundamentais, raiz, caule, folhas e semente. Os pinheiros, ciprestes e as sequoias, são exemplos de gimnospermas.

[pic 6]

                           Figura 3.Pinheiro-do-paraná, Gimnospermas

-Angiospermas: são as que mais têm relação com a nossa vida, constituindo a maioria das plantas da atualidade. São facilmente encontradas no nosso cotidiano, árvores e jardins, plantações de soja ou milho, flores, frutos e verduras, plantas aquáticas, plantas de deserto e em mais uma infinidade de lugares. Constituem o maior grupo de vegetais fotossintetizantes compreendendo cerca de 230.000 espécies, e possuem uma estrutura corporal completa com raiz, caule, folhas, semente e flores.

[pic 7]

                   Figura 4. Exemplo de angiosperma

1.  A partir do conteúdo apresentado, notamos a diferença existentes no Reino Vegetal. Para melhor compreensão do assunto, desenvolva uma pesquisa detalhada sobre os quatro tipos de divisões vegetais, destacando a forma de reprodução de cada uma delas.

2. Escolha uma das divisões e prepare um slide sobre a mesma para ser apresentado em sala como atividade avaliativa.

REFERÊNCIAS:

ESCOLAKIDS. BRIOFITAS.2019. DISPONIVEL  EM:<https://escolakids.uol.com.br/ciencias/briofitas.htm>. ACESSO EM. 02 ABR 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (339.4 Kb)   docx (236.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com