TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Densidade populacional de algumas espécies pode sofrer flutuações sazonais ou anuais

Por:   •  4/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4
  1. A densidade populacional de algumas espécies pode sofrer flutuações sazonais ou anuais. Discuta quais as possíveis explicações para estas flutuações.

R: As flutuações, sejam elas sazonais ou anuais, acontecem por diversos fatores, que dependem ou não da densidade da população. Estes fatores são responsáveis por produzir os padrões de mudança em uma população. Estes fatores podem determinar o tamanho das populações, afetando-as de alguma maneira, são eles: temperatura, disponibilidade de alimento, abrigos, predadores, doenças, condições do tempo (furacões, tempestades, enchentes), eventos geológicos (terremotos, maremotos, vulcânica), entre outros. As populações na Natureza variam dentro de limites, crescendo e diminuindo de acordo com a fase do ciclo em que estejam. Assim, muitas espécies são consideradas tipicamente raras e outras abundantes, nos locais onde ocorrem

  1. Comente as vantagens e as desvantagens da agregação considerando o princípio de Alee.

R: Princípio de Alle: o grau de agregação bem como a densidade geral, que resulta em crescimento e sobrevivência populacionais ótimas, portanto uma densidade baixa (ou falta de agregação), bem como uma densidade excessiva, pode ser limitante. Grandes grupos de animais, organizados socialmente, estabelecem um local central favorável, de onde se dispersam e para onde retornam regularmente ao satisfazerem suas necessidades energéticas.

  1. Diferencie os efeitos dependentes da densidade dos independentes da densidade numa população e dê um exemplo de cada.

R: Apenas fatores dependentes da densidade, cujos efeitos variam de acordo com adensamento, podem trazer uma população sob controle, tais fatores incluem:

  • disponibilidades de alimentos e lugares para viver
  • efeitos de predadores, parasitas e doenças

Fatores independentes da densidade podem influenciar o tamanho da população, mas não podem limitá-lo; tais factores incluem:

  • temperatura, precipitação, eventos catastróficos
  1. Explique a teoria do forrageamento ótimo.

R: Forrageamento em seu sentido mais amplo é a procura por alimento. Já em ecologia comportamental, forrageamento refere-se as interações entre predadores e suas presas.

  1. Considerando a alocação energética, discuta qual deve ser o tipo de seleção (r e k) e para um ambiente com baixa competição e noutro com muita competição?

R: Seleção r: em ambientes com baixa densidade, a pressão relativa favorece espécies com potencial reprodutivo alto (alta razão entre esforços reprodutivos e esforços de manutenção)

Seleção k: condições de alta densidade favorecem organismos com potencial de crescimento menor, mas com melhores capacidades para utilizar e competir por recursos escassos (investimento maior de energia na manutenção e sobrevivência do indivíduo).

  1. Que evidência você precisaria determinar para saber se uma população sofre uma dependência negativa da densidade ou positiva da densidade?

R: Dependência positiva: ocorre um aumento nas taxas de nascimento e sobrevivência, ocorrendo assim um aumento da população.

Dependência negativa: resposta populacional a uma densidade crescente que pressiona as taxas de sobrevivência e natalidade.

  1. Discuta os efeitos estocásticos sobre o r em populações reais.

R: Em populações reais, é provável que r varie de ano para ano como resultado de variações randômicas nas taxas de nascimento (b) e morte per capita(d).

  1. Diferencia área de vida de território.

R: Área de Permanência: indivíduos, casais ou grupos familiares restringem suas atividades a uma área definida. Território: área de permanência ativamente defendida, de forma que haja pouca ou nenhuma superposição dos espaços usados pelos indivíduos, casais, etc, antagônicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (299.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com