TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Deriva Genética

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Deriva genética é a mudança ao acaso das frequências alélicas.  Ela pode ser definida também como desta oscilação genética aleatória.  Ao longo do tempo, essa oscilação pode eliminar alelos (frequência = 0) ou fixá-los (frequência = 1) nas populações.  Os efeitos da deriva genética são maiores em populações pequenas.

Alelos deletérios, neutros ou benéficos podem ser perdidos ou fixados.  A taxa em que isso ocorre depende do tamanho da população e da frequência inicial dos alelos.  Entretanto, independentemente do tamanho da população, a longo prazo, a deriva genética remove a variação genética, favorecendo a homozigosidade.  Mas, em populações pequenas isso acontece mais rapidamente.

Aspectos geográficos e populacionais também podem afetar a deriva genética pelo efeito fundador.  A diferença principal entre o efeito gargalo e efeito fundador é a existência de migrantes no efeito fundador.  Um pequeno número de indivíduos deixa uma população grande e funda uma colônia em outro local.  As frequências alélicas na nova população podem ser muito diferente daquela na população original.  No efeito fundador há normalmente a fixação de um alelo, por efeito da deriva genética, nessa nova (e pequena) população. Mesmo que a população cresça, todos os habitantes terão o alelo fixado, independentemente dele ser neutro, benéfico ou deletério.

No efeito fundador há saída de um grupo de uma população grande para a fundação de uma nova população.  Ele pode ser definido como o estabelecimento de uma nova população por uns poucos fundadores originais (em um caso extremo, por apenas uma única fêmea fertilizada), que contém somente uma pequena fração da variação genética total da população parental.

OBJETIVO

Entender como o fenômeno da deriva genética ocorre na natureza.

MATERIAL

  • 01 saquinho de pano de cor escura para realiza os sorteios, por equipes.
  • Botões, miçangas, peças de plásticos de bijuteria ou qualquer material de um mesmo formato e tamanho que seja encontrado em 5 cores diferentes.

METOLOGIA

O jogo começou dividindo a sala em 4 grupos, contendo 5 jogadores, ​Cada​ ​jogador​ ​ficou com​ ​9​ ​peças​ ​de​ ​uma ​mesma​ ​cor. No início da partida, cada participante teve o direito de colocar apenas 2 de suas peças dentro do saquinho do sorteio e as outras ficaram guardadas, em separado, pois serão ainda  utilizadas   ao   longo   do   jogo.

 Logo em seguida, cada jogador escreveu a cor escolhida na cartela Geração 01 e um dos jogadores iniciou o jogo agitando o saquinho para misturar bem as peças e realizar o ​sorteio de uma delas. Em seguida marcou-se um “X” na cartela (Geração 01), sorteio​ ​1, ​ ​na​ ​linha​ ​correspondente​ ​à​ ​​ ​cor​ ​que​ ​foi​ ​amostrada​.

Logo depois um dos jogadores recoloca a peça sorteada no saquinho e realiza a segunda rodada do sorteio, marcando novamente na mesma geração da cartela, a​ ​cor​ ​que​ ​foi​ ​ ​amostrada ​, só que agora será​ ​sorteio​ ​2, ​até terminar os 10 sorteios.

Ao termina os 10 sorteios da Geração 01, foi somado o número de vezes que cada cor foi amostrada.  E esta foi a quantidade total de peças de cada cor sorteada que estará presente no saquinho quando se iniciar a​ ​próxima​ ​rodada​ ​com​ ​a​ ​cartela​ ​Geração​ ​02. A cor que não foi sorteada nenhuma vez , foi excluída de todas as jogadas subsequentes, ou seja, quem escolheu esta cor já teve o seu alelo eliminado do processo evolutivo nesta população.

Repetiu-se todos procedimentos até se chegar à Geração 10, ou até o ponto em que apenas uma das cores tenha sido sorteada 10 vezes em uma mesma cartela.  E por fim, cada jogador preencheu o gráfico de linhas para ver o seu desempenho ao longo das gerações, comparando-o com o dos seus concorrentes. Ganhou quem chegou com um maior número de cópias de seus alelos na última cartela​ ​preenchida.

RESULTADO E DISCURSAO

Durante a pratica a cor rosa foi a primeira a ser excluída em seguida a cor verde, as que permaneceram foi a roxa e azul, sendo que azul foi a que estava em maior quantidade.

[pic 1]

Sorteio

Alelos

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Total

Azul

X

X

X

3

Verde

X

X

X

3

Rosa

X

1

Roxa

X

X

X

4

Tabela 1- Resultado da 1 geração.

[pic 2]

Sorteio

Alelos

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Total

Azul

X

X

X

3

Verde

X

X

X

3

Rosa

0

Roxa

X

X

X

X

4

Tabela 2 -Resultado da 2 geração.

[pic 3]

Sorteio

Alelos

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Total

Azul

X

X

X

X

X

5

Verde

X

X

X

3

Rosa

0

Roxa

X

X

2

Tabela 3 – Resultado da 3 geração

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (301.8 Kb)   docx (728.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com