TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física

Por:   •  27/8/2021  •  Artigo  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Título do Projeto:

Conhecimentos dos acadêmicos de medicina da FAMINAS sobre saúde bucal e suas implicações sistêmicas.

Pesquisador Responsável:

Michelle Inês e Silva.

Equipe da Pesquisa:

Bruna de Paula Lima e Michelle Inês e Silva.

Endereços para contato:

E-mail: bnalima02@hotmail.com

Tel.: 32 987024392

Unidade/Departamento

/Instituto/Instituição:

Unifaminas – Odontologia.

Desenho:

O presente projeto refere-se a um estudo de caráter transversal e cunho qualitativo com a finalidade de avaliar os conhecimentos dos acadêmicos do curso de graduação de medicina da instituição FAMINAS, no que tange a relevância da saúde bucal e de suas diversas implicações sistêmicas e apresentar uma revisão bibliográfica a cerca do tema central da pesquisa.

Assim, torna-se imprescindível destacar que os dados da pesquisa serão obtidos através de um questionário elaborado através do aplicativo google formulário e sendo enviado via e-mail institucional e redes sociais para o público alvo do projeto. Em seguida, os resultados serão examinados via o aplicativo disponibilizado pela Microsoft Excel com o intuito de colaborar direta e indiretamente com as conclusões da pesquisa.

Resumo:

Pauleto (2002) esclarece que a saúde bucal, implícita na saúde integral, está atrelada às condições socioeconômicas e culturais da população.

Diante disso a pesquisa possui a finalidade de avaliar o conhecimento dos acadêmicos do curso de medicina da FAMINAS, localizada na cidade de Muriaé no estado de Minas Gerais a respeito dos aspectos que englobam a saúde bucal e suas implicações sistêmicas e em seguida apresentar uma revisão de literatura sobre sua relevância e aspecto. Portanto, delimitou-se como amostra integral as respostas dos acadêmicos através de questionário estruturado e produzido através do google formulário e encaminhado via rede social e e-mail para os graduandos do curso em questão. Em seguida, os dados serão trabalhados em planilhas do Excel e utilizados para as análises e conclusão da pesquisa.

Palavras-chave:

Saúde bucal, medicina, conhecimentos.

Introdução (revisão da literatura):

        

Conforme as informações disponibilizadas pela Organização Mundial da Saúde (2018), a saúde bucal compreende um estado em que a pessoa está isenta de dores, desconfortos e alterações na boca e na face, abrangendo as condições de câncer oral ou na garganta, infecções e ulcerações bucais, doenças e quaisquer distúrbios que possam afetar a qualidade de vida do cidadão.

        Pauleto (2002) esclarece que a saúde bucal, implícita na saúde integral, está atrelada às condições socioeconômicas e culturais da população.

        Portanto, para Porto (2002), a saúde bucal está diretamente relacionada às condições de alimentação, moradia, meio ambiente, transporte, lazer, liberdade, acesso a serviços de saúde e informação. Sendo assim, pode-se afirmar que a luta pela saúde bucal está totalmente atrelada a luta pela melhoria dos fatores sociais, políticos e econômicos.

        Diante desse cenário, entende-se que a educação em saúde bucal, como prática social voltada para o coletivo representa uma importante possibilidade de ampliar a atuação das práticas de promoção da saúde bucal no espaço público.

        Em consonância com os questionamentos citados e traçando uma relação com o conhecimento dos graduandos em medicina a cerca da relevância do conhecimento sob saúde bucal foi delineado a presente proposta de estudo. Sendo que, o foco da pesquisa é analisar a percepção dos acadêmicos citados sobre os principais fatores que colaboraram para uma satisfatória higiene e saúde bucal.

Hipótese:

Acredita-se que os acadêmicos do curso de Medicina da FAMINAS tenham domínio sob os conceitos e ferramentas básicas que englobam os fatores da saúde bucal.

Objetivo primário

O objetivo central é apresentar uma avaliação detalhada a cerca dos conhecimentos dos graduandos de Medicina da FAMINAS sobre saúde bucal e suas implicações sistêmicas.

Objetivo secundário

São os objetivos específicos dessa pesquisa:

  • Fazer uma pesquisa de campo sobre os conhecimentos dos alunos de medicina da Faminas sobre saúde bucal e suas implicações sistêmicas;
  • Capturar através de entrevistas e questionários a percepção dos alunos de medicina da FAMINAS sobre seus conhecimentos em saúde bucal;
  • Apresentar uma revisão bibliográfica sobre a temática em pauta;

Metodologia Proposta:

        Cavalcanti (2003) afirma que uma pesquisa de caráter científico refere-se a um excelente instrumento na busca do conhecimento no âmbito acadêmico.

        Desta forma, a questão-problema apresentada neste estudo possui caráter qualitativo, pois, não se limita a instrumentos estatísticos para apresentar suas respostas e chegar a suas conclusões. Sendo assim, a pesquisa possui aspecto totalmente bibliográfico, pois, tem a finalidade de analisar sua amostra junto a literatura.

Assim, destaca-se que os dados da pesquisa serão obtidos através de um questionário elaborado através do aplicativo google formulário e sendo enviado via e-mail institucional e redes sociais para o público alvo do projeto. Em seguida, os resultados serão examinados via o aplicativo disponibilizado pela Microsoft Excel com o intuito de colaborar direta e indiretamente com as conclusões da pesquisa.

Critérios de inclusão:

  • Acadêmicos do curso de medicina do primeiro ao último período;
  • Aceitar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE);
  • Aceitar participar da entrevista via google formulário;

Critérios de exclusão:

  • Acadêmicos que recusem participar da entrevista;
  • Acadêmicos que respondem a entrevista com respostas duplicadas;
  • Acadêmicos que respondem indevidamente as perguntas da pesquisa;
  • Acadêmicos que não cursam medicina;
  • Recursar concordar com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;

Riscos:

        De acordo com a proposta apresentada neste estudo os riscos para o pesquisador são nulos, levando em consideração que as ferramentas utilizadas para coletar os dados ocorrerão em aplicativos on-line.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (243.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com