TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Intercultural

Por:   •  10/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

CAROLINI GREMSKI STABACH

RA: 8031224

        PORTFÓLIO DE ATUALIDADES EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

                                                                                                    Ciclo 2

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Atualidades em Educação e Diversidade.

CURITIBA - PR

21/09/2018


  • Objetivo:

Refletir sobre o papel que a educação deve representar nos processos de inclusão de alunos das comunidades indígenas.

  • Descrição da atividade:

Leia o texto: "Educação Intercultural" e avalie como as diferenças culturais são trabalhadas na escola e na sala de aula, colocando suas considerações no Portfólio.

A sociedade por si só é composta pela diversidade cultural. O povo brasileiro devido a sua formação histórica apresenta, de maneira geral, diferenças entre brancos, negros e índios, cada um com a suas tradições, costumes, maneira de pensar e agir. A escola nesse ambiente tem como papel primário o encontro e a convivência de diferentes tipos de cultura. Portanto deve constituir-se como ambiente de socialização, na qual valores de igualdade e muitos outros devem estar inseridos e serem trabalhados.

Com a aprovação da lei nº 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio, o Brasil já deu um grande passo em relação a conscientização de se trabalhar com as diferenças culturais na escola. Assim, instituições e professores que estão comprometidos com uma educação de qualidade devem trabalhar para propiciar a vivencia dessas diferenças culturais.

O profissional da educação deve estar preparado para aceitar trabalhar com essas diferenças e as diferentes formas de conhecimento que cada cultura e povo carrega consigo, e saber que dentro da sala todos estão ali para aprender, inclusive ele. Tratando isso de maneira natural, ele fortalecer o conhecimento do outro e facilita as relações de maneira democrática. A naturalidade nas atitudes, no interesse em se conhecer diferentes costumes, tradições e sabedoria e, transmitir a ideia de que isso é prazeroso, faz com que todos comecem a aceitar diferentes visões de maneira não discriminatória, principalmente quando alguns grupos de alunos, na escola, se sentem populares, e consequentemente superiores em relação aos outros.

É evidente que não existe uma fórmula ou um roteiro a ser seguido para tratar dessas questões com 100% de eficiência, sendo que a interculturalidade desafia cada vez mais as visões e práticas que estão inseridas do cotidiano escolar e que o professor de nível básico tem muitos desafios incertos. Por esse motivo ele deve ter uma bagagem de conhecimento forte para saber como lidar em cada situação e dessa forma contribuir na vida do aluno. Buscar sempre melhorar sua formação, com ajuda de formação continuada incentivada pelas escolas é a maneira ideal de se ter professores mais capacitados e encorajados a enfrentar qualquer tipo de desafio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com