TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Etologia Uma Definição dos Objetivos

Por:   •  4/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

 TEXTO Nº 1

Acadêmico (a): Susan Roghanian

 1 – Defina da melhor maneira o comportamento animal.

        Segundo Garcia (1974), é considerado comportamento animal todo fenômeno dinâmico em qualquer organismo, desde que envolvam algum dispêndio de energia e que sejam reversíveis, mesmo que essa reversibilidade e essa energia dispendida sejam dirigidas para uma postura de imobilidade aparente.

2 – Quando o animal realiza qualquer movimento, está realizando comportamento. Então a imobilidade implica em ausência de comportamento observável? Justifique.

        Não. A imobilidade é considerada como comportamento, pois além de movimento, comportamento também é a passagem de um estado ou de uma postura a outra, mesmo que esse estado ou postura implique em uma imobilidade aparente, mas estado ou postura ativamente determinado, isto é, envolvendo alguma aplicação de energia por parte do animal – a manutenção de um tônus muscular específico – e que seja reversível.

3 – De que maneira podemos classificar um comportamento?

        Podemos classificar um comportamento sobre diferentes critérios: classificação em termos de causação imediata, classificação funcional e classificação histórica.

4 – De maneira simples, quais as possíveis causas de um determinado comportamento em um animal?

         Para estabelecer essa relação causal, utiliza-se a técnica “métodos e modelos”, que consiste em isolar alguns estímulos de um conjunto mais amplo e apresentá-los separadamente ao sujeito.

5 – De que maneira o comportamento animal pode favorecer a reprodução de uma espécie?

        Um comportamento determina, muitas vezes, alguma consequência sobre o meio ambiente e esta pode aumentar ou diminuir a probabilidade de sobrevivência do animal e, por conseguinte, a de preservação de sua espécie.

6 – Diferencie o comportamento em relação a ontogênese e filogênese.

        A ontogênese é o estudo de como um comportamento específico se instalou no indivíduo, que pode ser aprendido. Já a filogênese diz respeito a como um determinado comportamento se desenvolveu na espécie, que pode ser inato ou instintivo.

7 – De que maneira podemos descrever corretamente o comportamento de um animal?

        O comportamento animal pode ser descrito de duas maneiras: a primeira, relatando a força, grau e padrão de contração muscular, isto é, uma descrição morfológica do comportamento, apresentando em detalhes os movimentos componentes de uma dada resposta e o sentido e a amplitude desses movimentos; a segunda, referindo-se às consequências do comportamento sobre o meio ambiente, ou seja, uma descrição funcional do comportamento, que implica em citar apenas os efeitos de um dado comportamento sobre o meio ambiente do animal que o emitiu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com