TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação do Blastocisto

Por:   •  13/2/2019  •  Seminário  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 2

Formação do blastocisto

A formação do blastocisto se inicia cerca de 4 dias após a fecundação, após a entrada da mórula no útero, o liquido uterino desloca-se através da zona pelúcida  para dar origem a um espaço contendo liquido , chamada cavidade blastocistica, localizada no interior da mórula. Devido o grande crescimento da quantidade de liquido na cavidade, os blastômeros são separados em duas partes distintas: O trofoblasto  que são células que dão origem a parte embrionária da placenta e o embrioblasto que são blastômeros considerados as primeiras formas do embrião.

A partir desta fase o embrião passa a ser chamado de blastocisto. Portanto, o embrioblasto passa a se deslocar para a cavidade blastocistica e o trofoblasto passa a formar a parede do blastocisto. Logo após o blastocisto começar a flutuar por meio do liquido uterino a zona pelúcida desaparece, se desnatura.  Ocorre o destacamento da zona pelúcida, proporcionando ao blastocisto o seu aumento de tamanho. Sendo também nutrido por meio das secreções das glândulas uterinas.

Em torno de 6 dias após a fecundação, o blastocisto se prende ao epitélio endometrial, fazendo com que assim ocorra a união ao epitélio. Dessa forma, o trofoblasto dá inicio à sua proliferação, e passa a se diferenciar em duas camadas: O citotrofoblasto é camada interna da célula e o sinciciotrofoblasto que é a camada externa da célula.

No final da primeira semana de gestação o blastocisto já está superficialmente aderido à camada do endométrio e passa a extrair nutrientes do tecido materno.

Formação da cavidade amniótica e do disco embrionário

Conforme vai ocorrendo a fixação do blastocisto, passam a acontecer mudanças no embrioblasto ocasionando na produção de uma placa bilaminar de células, chamado de disco embrionário.  Este disco é formado por duas camadas: o epiblasto e o hipoblasto.

Juntamente, começa a se formar uma pequena cavidade no embrioblasto, que é o inicio da cavidade amniótica. A partir disso, em pouco tempo, as células formadoras do âmnio se separam do epiblasto se organizando para continuar fomando o âmnio.

O epiblasto começa a formar a cavidade amniótica junto ao âmnio. O disco embrionário repousa entre a cavidade amniótica e a vesícula umbilical primária. A vesícula umbilical tem como função de transferir seletivamente os materiais nutritivos para o disco embrionário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (25.9 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com