TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Genética do Desenvolvimento

Por:   •  27/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Uma das áreas onde o profissional como psicólogo pode trabalhar é a área da saúde pública. A saúde desde 1948 define-se como o completo bem-estar físico, mental e social.

A psicologia enquanto ciência do comportamento torna-se indispensável na formulação de políticas de saúde pública e na elaboração de programas de prevenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população.

 O papel da ciência psicológica tem particular relevância quando os desafios da saúde publica passam a ser prevenir e controlar doenças não transmissíveis como por exemplo a saúde psicológica e a obesidade que estão em grande parte ligadas a fatores comportamentais e a estilos de vida.

A - Avaliação Psicológica e Psicossocial

  1. Avaliação psicológica e Psicossocial

Diagnóstico ou análise do estado de saúde, funcionamento psicológico e indicadores psicossociais. Estes psicólogos descrevem, analisam, interpretam e comunicam sobre o nível de saúde da população elaborando prognósticos de saúde.

  1. Participação na vigilância epidemiológica dos fenómenos de saúde

Uma análise de risco de forma a antecipar problemas específicos, prevenir o seu impacto e planear a intervenção Vigilância epidemiológica- é o registo e observação sistemática de casos suspeitos ou confirmamos de doenças transmissíveis.

  1. Avaliação e monitorização dos processos e resultados dos projetos e programas de saúde comunitários

Um modo de implementar uma melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.

  1. Avaliação da qualidade, da humanização e do impacto na saúde da população da prestação dos cuidados de saúde

Garantem a adequação às necessidades individuais e comunitárias, assim como a sua efetividade.

  1. Avaliações psicológicas e psicossociais através de diversos métodos

Testes, questionários, observações para que, com base nos resultados, possam produzir Relatórios de Avaliação e propor intervenções que visam melhorar as condições de saúde. É o conhecimento científico dos Psicólogos, nomeadamente as técnicas para medir, de forma adequada, características e comportamentos.

B – Intervenção

Prevenção da doença e dos problemas de saúde.

Os Psicólogos procuram evitar que determinadas doenças ou problemas de saúde ocorram, por exemplo, implementando programas de combate e identificar e tratar precocemente doenças ou problemas de saúde para reverter ou atrasar a sua progressão, como realizando rastreios de saúde mental ou acompanhamento do doente.

Promoção da saúde física e psicológica.

As estratégias de promoção da saúde podem incluir a implementação de políticas publicas (por exemplo, aumento da acessibilidade aos serviços de saúde ou diminuição das desigualdades), criação de grupos de apoio (por exemplo, programas de apoio á parentalidade) e desenvolvimento de programas com o objetivo de redução de maus hábitos (por exemplo, maus hábitos alimentares, tabagismos, abuso de álcool e drogas, inatividade física).   

  1. Participação na construção de políticas de saúde e planos de ação e intervenção em saúde

Monitorar os processos e resultados dos projetos de saúde comunitários, por forma a resolver necessidades de saúde e psicossociais, implementando uma melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.

  1. Educação para a literacia em saúde

Diz respeito à forma como os indivíduos compreendem informação acerca da Saúde e como os cuidados se aplicam á sua vida, utilizando-a para tomar decisões. Exemplos concretos podem ser optar por uma dieta alimentar saudável, o autoexame da mama e a utilização adequada dos serviços de saúde. A literacia para a saúde está relacionada com a capacidade de autogestão da doença.

Capacitação dos utentes de saúde.

Os Psicólogos têm experiência na promoção da participação dos indivíduos no empowerment dos utentes para que realizem escolhas e decisões de saúde de modo informado. O envolvimento dos utentes nas decisões é um elemento-chave para assegurar serviços acessíveis e relevantes.

Apoio à comunicação pública e disseminação de informação relevante e fidedigna sobre saúde.

Promove uma comunicação clara e direta da informação de saúde relevante, bem como prevenindo a disseminação de notícias falsas, fazendo uso dos conhecimentos técnico-científicos, e colaborando com as autoridades na elaboração de estratégias e ferramentas de comunicação eficazes e eficientes.

  1. Diminuição das desigualdades em saúde

As disparidades socioeconómicas na saúde são uma preocupação crescente, uma vez que o aumento da qualidade dos serviços de saúde não se traduz no aumento da igualdade na saúde. Os Psicólogos desenvolvem esforços para envolver comunidades com pouca acessibilidade aos serviços, fazem advocacia de políticas que se adequem às necessidades das populações e pesquisam fundos de financiamento que permitam apoiá-los.

  1. Intervenção em situações de crise e emergência

Os Psicólogos elaboram e colaboram em planos de contingência em emergências de Saúde Pública, nos mais diversos contextos, de forma direta (participando na sua construção e divulgação) e indireta (por exemplo, prestando serviços de consultoria). Os Psicólogos podem ainda organizar respostas de Primeiros Socorros Psicológicos. A intervenção dos Psicólogos nos contextos de saúde traz benefícios únicos, reduzindo os fatores de risco para a saúde e aumentando os respetivos fatores de proteção e resiliência.

C – Advocacia

Advocacia e colaboração na construção de políticas de saúde. 

Têm capacidade para fazer lobby na influência a defesa da saúde da população, influenciando os decisores políticos para que reconheçam a importância das perspetivas da saúde, nomeadamente da Saúde Pública, e utilizem a informação sobre processos de saúde para construir e implementar políticas de saúde nacionais, regionais e locais.

D – Consultadoria

Consultadoria na área da saúde

Os psicólogos de saúde publica podem prestar serviços de consultadoria a diversas entidades (exemplos: estruturas de saúde, centros de educação e reabilitação, advogados, profissionais de saúde).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com