TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gravidez na Adolescência

Por:   •  17/1/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO DO APLICATIVO ADOLÊSCENCIA SEM MISTÉRIO COM O PROPÓSITO DE REDUZIR OS ÍNDICES DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NO MUNICÍPIO DE ITUMBIARA – GO

1 INTRODUÇÃO

A gravidez na adolescência é um problema social que se tem acentuado ano após ano no Brasil e no mundo. As causas variam desde abuso sexual a relações sexuais precoces. Os resultados podem ser, em alguns casos, prejudiciais ao jovem: ISTs, transtornos, traumas, depressão pós-parto, etc.

Nessa perspectiva, este projeto surge como tentativa de amenizar a problemática identificada nas entrevistas realizadas na comunidade de Itumbiara, na qual, notou-se que os adolescentes têm apresentado altos índices de gravidez precoce e que, dentre os fatores apontados pelos entrevistados, destaca-se a falta de conscientização, ausência de apoio familiar e educação sexual.

Esse quadro é alarmante, pois torna patente que a jovem, que de ordinário deveria estar voltando esforços a educar-se, a aproveitar o que é próprio a sua idade, está, na verdade, iniciando sua vida sexual com parceiros, não raro, tão jovens e imaturos quanto elas, ou, em alguns casos, com homens muito mais velhos, o que leva o problema à categoria de pedofilia.

Outro aspecto deste problema que não deve ser ignorado, é o da constituição familiar. Não que seja uma norma, mas em geral, os adolescentes que passam por tais dramas são de famílias desestruturadas ou ignorantes acerca da educação sexual. No primeiro caso, são mães que já tiveram cinco, seis parceiros, que, por sua vez, geraram cada um filho diferente, não havendo uma unidade familiar bem definida, nem uma identificação, menos ainda amparo, visto que as mães nesta situação não raro recorrem a prostituição ou precisam passar o dia todo fora a ganhar o trocado que impedirá suas crias de padecerem de inanição. Por outro lado, porém, há o caso de adolescentes que engravidam cedo demais, mas que são oriundas de classes mais diversas, mas cujo centro familiar, um pouco melhor definido, tem preconceito ou encara o sexo como tabu, nunca falando do assunto com os filhos, não havendo uma orientação de como melhor conduzir seus passos e como se prevenir de doenças e das responsabilidades da gravidez precoce.

Dessa forma, com vistas a ajudar as famílias e, principalmente, os jovens, conscientizando-os e informando-os acerca da educação sexual, dos seus direitos fundamentais e humanos, da sua importância cívica, que se pensou no desenvolvimento do aplicativo ADOLESCÊNCIA SEM MISTÉRIO.  O aplicativo, será uma ferramenta prática que terá algumas funções fundamentais e poderá atingir mais e mais jovens, por um meio dinâmico de informação, servindo de ferramenta auxiliar para projetos sociais que visam ajudar as famílias e os adolescentes, em particular, em como se prevenir e zelar por sua saúde e futuro.

2 JUSTIFICATIVA

Visto isto, em face de todo o exposto até agora, faz-se necessário a promoção de debates e planejamento contra a gravidez precoce entre os adolescentes do município de Itumbiara. Para esse fim, o aplicativo ADOLESCÊNCIA SEM MISTÉRIO proporcionará, de forma dinâmica e intuitiva, a informação necessária para os jovens acerca da gravidez, das DSTs, do abuso sexual, dos contraceptivos e dos preservativos, entre outros; tudo isso com vistas a dar uma possibilidade prática aos adolescentes de estarem à par de suas ações e direitos, com fins de auxiliá-los a escolher melhor o caminho que vão trilhar.

Esse aplicativo, simples de usar, funcionará como solução informacional quanto às questões mais básicas acerca do tema referido. Com perguntas e respostas, pequenos textos explicativos, o ADOLESCÊNCIA SEM MISTÉRIO será uma excelente oportunidade para o jovem tratar de assuntos delicados de uma maneira segura e reservada, mas também dinâmica e estimulante, com vistas a mostrá-lo que o conhecimento é muito mais interessante do que julgam em geral as pessoas, e que saúde é coisa muito séria.

Essas medidas são por demais pertinentes, pois trabalhar com adolescentes grávidas é uma coisa muito delicada (MOREIRA et al.; 2008), o que implica uma série de desafios para a compreensão da realidade tão complexa e ambígua, como, principalmente, a dos jovens vulneráveis. Desta forma, os profissionais de saúde que enfrentam esta problemática precisam ter um olhar mais apurado, detalhado e sensibilizado, para melhor aplicar os programas existentes e criar outros necessários para a resolução deste quadro que se agrava a cada dia, sendo o aplicativo ADOLESCÊNCIA SEM MISTÉRIO uma opção para o enfrentamento, ainda muito desmedido, da gravidez na adolescência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com