TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA SAÚDE PUBLICA NO BRASIL

Por:   •  17/9/2019  •  Resenha  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

Discente: Ednaldo José da Silva Filho

N° da Matricula: 01319636

Docente: Erika Barros Lins 

Disciplina: Saúde Coletiva

Curso: Odontologia

 Período: 1°

A HISTÓRIA DA SAÚDE PUBLICA NO BRASIL

Processo Histórico da Saúde Pública Brasileira

A saúde pública brasileira sofreu diversos avanços significativos ao longo do tempo, como podemos ver no documentário a história da saúde pública no Brasil, no entanto em comparação a países atualmente desenvolvidos a qualidade no atendimento e procedimentos médicos só estavam em teoria.

Inicialmente são perceptíveis os déficits na promoção e propagação de conceitos de saúde e bem estar do público em diversos aspectos sociais. Em 1900, conhecido como novo século trazendo consigo o progresso da ciência foi marcado por epidemias como cólera, malaria, tuberculose, febre amarela entre outras, visivelmente pessoas de classe media alta tinham a seu dispôs o atendimento médico da mais alta complexidade, toda via a população mais pobre só teria o atendimento básico se trabalhassem com a carteira assinada e aqueles que não possuíam emprego  tinham acesso somente ao tratamento filantrópico das santas casas de misericórdia, o governo começou uma vacinação obrigatória em 1904 para a erradicação das doenças infecto parasitarias, surgindo assim a tão famosa revolta da vacina que leria a população a fugir para morros e subúrbios periféricos.

Expedições feitas na Amazônia pelo Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) e por pesquisadores autônomos como os irmãos vilas boas que estudavam, faziam a prevenção e combatiam epidemias na comunidade ribeirinha e indígena esse foi um marco muito importante na história, pois mostrava o papel importante da saúde pública em sociedade.

Em 1945 com a deportação de Vargas, finalmente as eleições para a presidência poderiam acontecer, o partido comunista elegendo vários candidatos em diversos cargos político que mais tarde enquadrados na ilegalidade, os centros de saúde sofriam oposição dos médicos que tinham especialidades. Um tempo depois Getulio Vargas até então deposto como ditador anuncia sua candidatura e é eleito pelo voto popular. Em seu mandato aconteceu à criação da Petrobras e do Ministério da Saúde com estruturas próprias, o assassinato de Vargas foi de grande impacto a sociedade brasileira, mas a sua morte não apagou o legado dele para com a saúde do Brasil.

Com a pose de Juscelino Kubitschek veio à construção de Brasília a atual capital brasileira, com o aumento das IAP’s a nação não queria a unificação dos mesmos, porque a junção poderia diminuir a qualidade das estruturas fornecidas. Ao passar dos anos com a tortura e a censura em alta na ditadura militar trazendo miséria aos habitantes e o aumento do êxodo rural. Por conseguinte as revoltas não adiantavam muito, pois o governo unificou os IAP's e demais órgãos em um sistema único chamado Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), com a criação de hospitais privados visando o melhor atendimento aos trabalhadores e agora estendido aos cidadãos rurais.

O planejamento populacional de saneamento básico estava sendo sucateado e deixado de lado, o governo censurou a divulgação de casos de meningite e poliomielite para população brasileira. Podemos dizer que graças ao movimento popular de saúde foi onde a solicitações da população eram ouvidas e atendidas, agora com os recursos e órgãos de assistência medica centradas no Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS). O Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social  (IAPAS) agora falido não dispõe mais dos recursos para manter o INAMPS, os contribuintes para a previdência não eram suficientes para arcar com os custos dos beneficiários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com