TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DAS CÉLULAS DE ABERTURA

Seminário: A HISTÓRIA DAS CÉLULAS DE ABERTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  Seminário  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

rabalho de biologia células.[1]

Presentation Transcript

1. Células

2. O HISTÓRICO DA DESCOBERTA DAS CÉLULAS. Na mesma época da criação do microscópio , foram descobertas as células, pelo cientista inglês Robert Hooke. Através de um microscópio bastante rudimentar, iluminado a vela, observou que a “casca” das árvores era formada por numerosos compartimentos vazios , que denominou células. A cortiça observada por ele , era na verdade , um tecido vegetal morto, constituído por células em que o espaço interno é ocupado pelo ar , ou seja , foi apenas um “esqueleto” de células mortas. Cortiça : “casca” das árvores;

3.

4. Passado algum tempo... Ocorreram muitas descobertas, as quais deram origem a Teoria Celular : todos os seres vivos são formados por células. a célula é a menor unidade viva. as células surgem sempre de outras células.

5. As células não são todas iguais. CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS As Células Animais e Vegetais possuem estruturas comuns: membrana plasmática, citoplasma, núcleo, nucléolo, complexo de Golgi, retículo endoplasmático, ribossomos, mitocôndria etc. No entanto, há diferenças entre essas células, há algumas estruturas que uma tem, e a outra não tem. Por exemplo, a célula vegetal tem parede celular ,vacúolo e cloroplastos (onde acontece a fotossíntese) , que são organelas que a célula animal não tem.

6. PROCARIONTES E EUCARIONTES As células que não possuem um núcleo envolvendo seu material genético é denominada Procarionte .

7.

8. As células que possuem um núcleo envolvendo seu material genético é denominada Eucarionte .

9. TRANSPORTE DE SUBSTÂNCIAS ATRAVÉS DA MEMBRANA PLASMÁTICA Muitas das substâncias ( gases, íons, açúcares, etc. ) dissolvidas em nosso compartimento intracelular ou extracelular podem atravessar a membrana celular e passar de um compartimento a outro. Existem várias formas através das quais as diversas substâncias podem atravessar a membrana celular. As principais e mais bem conhecidas são:

10. DIFUSÃO SIMPLES Neste tipo de transporte a substância passa de um meio a outro ( do intracelular para o extracelular ou do extracelular para o intracelular ) simplesmente devido ao movimento aleatório e contínuo da substância nos líquidos corporais, devido a uma energia cinética da própria matéria. EXEMPLO : Gases como oxigênio ou dióxido de carbono atravessam a membrana celular com grande facilidade, simplesmente se dissolvendo na matriz lipídica desta membrana (oxigênio e dióxido de carbono são lipossolúveis).

11. TRANSPORTE ATIVO Neste tipo de transporte a substância é levada de um meio a outro através da membrana celular por uma proteína carreadora que é capaz, inclusive, de transportar esta substância contra um gradiente de concentração, de pressão ou elétrico .Para tanto, o carreador liga-se quimicamente à substância a ser transportada através da utilização de enzima específica, que catalisaria tal reação. EXEMPLO : Bomba de Sódio e Potássio - transporta constantemente, nas células excitáveis, através da membrana, íon sódio de dentro para fora e íon potássio de fora para dentro da célula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com