TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

Por:   •  2/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução................................................................................................ 3

2. Reflexões dos textos................................................................................ 4

2.1. Educação? Educações: aprender com o índio.............................. 4

2.2. Fax do Nirso.................................................................................. 4

2.3. A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo) ........... 5

2.4. Uma pescaria inesquecível............................................................ 5

2.5. A folha amassada.......................................................................... 5

2.6. A lição dos gansos......................................................................... 6

2.7. Assembleia na Carpintaria............................................................. 6

2.8. Colheres de cabos compridos........................................................ 6

2.9. Faça parte dos 5%......................................................................... 6

2.10. O homem e o mundo..................................................................... 7

2.11. Professores reflexivos.................................................................... 7

2.12. Um sonho impossível? .................................................................. 7

2.13. Pipocas da vida.............................................................................. 8

3. Referências.

1- INTRODUÇÃO

Todas as reflexões foram elaboradas, baseadas nos textos que se encontram presentes no Livro-Texto da Disciplina Prática de Ensino – Introdução à Docência.

2- REFLEXÕES DOS TEXTOS

2.1. Educação? Educações: aprender com o índio

No mundo atual, a maioria das pessoas julga ter mais cultura (conhecimento), que outras pessoas, principalmente as pessoas que se originam de outros povos, ou que são mais humildes. Muitas vezes, são atribuídos conceitos errados e estas pessoas acabam sendo tachadas como inferiores ou de pensamento atrasado. No mundo globalizado que vivemos, todas as pessoas são expostas a uma grande diversidade cultural, onde deveríamos expor nosso pensamento, aprender novos conceitos, sempre respeitando as diferenças existentes, pois não existe um melhor ou pior, apenas existe culturas diferentes.

Baseando-se nisso, pode-se dizer que não existe um modelo único de educação. Em um mundo que possui diversas culturas, em cada cultura, sempre vai existir uma maneira diferente de ensinar, sendo ela considerada ou não como inadequado perante a outras pessoas.

No Brasil, sofremos com grandes diferenças entre a educação básica proporcionada pela escola pública e pela escola privada. Devido à grande dificuldade que os professores das escolas públicas enfrentam, deveria haver uma grande mudança por parte dos governantes, para que proporcionem melhores condições para um ensino de qualidade, assim os professores estariam mais abertos para poder ensinar e aprender com os alunos.

2.2. O fax do Nirso

O texto mostra que no Brasil ainda existe um déficit em educação, o que muitas vezes revela uma necessidade grande das pessoas abandonarem os estudos para poderem trabalhar, visto algumas necessidades que possam viver. Isto mostra uma precariedade da educação, na qual os estudantes não são preparados para o mercado de trabalho, pois sem uma educação decente, a pessoa não consegue se mostrar capaz a exercer outras atividades, e muitas vezes não consegue permanecer no mercado de trabalho por muito tempo, pois sempre vai existir a necessidade de se atualizar.

2.3. A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

O texto revela, que na escola, o professor é um exemplo de sabedoria e um grande formador de opiniões e que devem ser seguidos. O que encontramos muitas vezes hoje, são professores que impõem uma maneira determinada para os alunos pensarem e agirem, sem deixar que os alunos possam expressar seus direitos de opinarem.

Isto evidencia que o professor não deve induzir o aluno a seguir a sua opinião e assim formá-lo para que possa questionar, buscando o conhecimento de outra versão. Sendo professores, devemos aceitar o ponto de vista dos alunos, e ajuda-los a serem formadores de suas próprias opiniões, de forma racional.

2.4. Uma pescaria inesquecível

Segundo a definição pelo dicionário, ética é um conjunto de princípios, valores e normas morais de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

O texto se baseia na ideia que devemos agir com ética em todos os momentos, sem que possamos levar nenhum tipo de vantagem, e mostra isto ao filho.

Porém a ética, não está inclusa na grande curricular das escolas públicas, pois o governo afirma, que ela já está inserida em outras matérias. O ensino da ética deveria ser incluso, para que os professores pudessem trabalhar os valores e princípios junto aos alunos.

2.5. A folha amassada

Quando decide-se ingressar na carreira de educador, deve-se estar ciente de que dificuldades irão aparecer e que você deve estar preparado para enfrentar os mais variados tipos de alunos. Ser calmo e paciente para tentar solucionar o problema deste aluno no momento da aula, pois palavras erradas podem transpassar ao aluno, um entendimento errado daquilo que o professor queria. Deve tentar se manter calmo e ter condições psicológicas de continuar a aula, pois o objetivo é ensinar, independentemente das situações que podem vir acontecer.

2.6. A lição dos gansos

O texto nos mostra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com